Skip to Content

Argila marrom: para que serve, benefícios e como usar

Argila marrom: para que serve, benefícios e como usar

Não sabes para que serve ou quais os benefícios da argila marrom? De facto, as suas propriedades fazem dela uma das melhores argilas para peles maduras ou oleosas. Para te ajudar, pesquisei, usei e comparei-a com outras cores, de forma a explicar-te tudo o que pode fazer pela tua pele. Vamos lá?

A argila marrom serve para limpar e esfoliar a pele em profundidade. Vai prevenir o aparecimento de acne, desobstruindo os poros e removendo a oleosidade em excesso. Graças à sua composição, protege a pele e estimula a produção de colagénio, suavizando rugas e linhas de expressão.

Continua a ler para saberes com mais detalhe quais os benefícios da argila marrom para o rosto, corpo e cabelo, bem como a maneira certa de preparar uma máscara a partir do seu pó. No final, vais encontrar algumas receitas caseiras com óleos, de forma a potenciar ainda mais os efeitos desta argila.

Quais os benefícios da argila marrom para a pele do rosto?

De todas as que usei, a argila marrom parece ser uma das mais indicadas para peles maduras. Eu sempre gostei particularmente da rosa, no entanto, já não dispenso usar a marrom para suavizar rugas e tratar a minha zona T mais oleosa.

Assim, mesmo sendo difícil de encontrar, a argila marrom pode ajudar-te em várias preocupações de pele, como a acne, a oleosidade em excesso ou as rugas. De facto, vai deixar a tua pele com uma agradável sensação de limpeza, proporcionando-lhe um efeito detox e rejuvenescedor.

De seguida, vamos ver para que serve a argila marrom e perceber os seus benefícios ao detalhe:

1. Limpa, esfolia e desintoxica a pele

A argila marrom vai proporcionar à pele uma limpeza e esfoliação profunda. Esta sua ação vai remover impurezas, vestígios de produtos e a oleosidade em excesso. Desta forma, vai fechar os poros, prevenindo o aparecimento de espinhas ou cravos.

Por outro lado, vai ter um poderoso efeito detox, removendo toxinas e facilitando a absorção dos produtos de cuidados do rosto que uses de seguida.

2. Protege e mantém a hidratação da pele

A argila marrom contém titânio, ingrediente que pode ser encontrado em boa parte dos protetores solares. Assim, as suas propriedades vão ajudar a proteger a pele dos raios UV, impedindo também dessa forma que perca água e fique seca.

3. Previne o envelhecimento precoce

O silício presente na argila marrom vai estimular a produção de colagénio, manter a hidratação e melhorar a elasticidade da pele. Dessa forma, vai prevenir o envelhecimento precoce causado pela idade, exposição solar, poluição e maus hábitos, como fumar ou uma alimentação desequilibrada.

Por outro lado, a sua ação esfoliante vai remover as células mortas, proporcionando um efeito rejuvenescedor à pele do rosto. Tudo isto combinado vai prevenir e suavizar as rugas e linhas de expressão, resultando numa aparência mais jovem e luminosa.

De facto, tendo em conta a perda de colagénio após a menopausa, a argila marrom, juntamente com a vermelha, é uma das melhores argilas para peles maduras e com rugas.

4. Combate a acne

A limpeza feita pela máscara de argila marrom vai desobstruir os poros, prevenindo o aparecimento de espinhas e cravos. Por outro lado, a sua ação cicatrizante e adstringente vai ajudar a secar espinhas, suavizar as marcas existentes e controlar a oleosidade da pele.

De facto, é graças a ingredientes como o enxofre, com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, que a argila marrom vai ser bastante útil para combater a acne.

Graças às suas propriedades, a argila marrom é ideal para peles mistas, oleosas, com acne ou maduras. Por outro lado, o seu efeito rejuvenescedor e desintoxicante também a torna ideal para peles cansadas, baças e sem luminosidade.

Como usar argila marrom no rosto?

De forma a preparar uma máscara a partir do seu pó e usufruir de todos os seus benefícios, basta seguires este simples passo a passo:

  1. Limpa o rosto. De forma a potenciar a ação da argila marrom, faz uma limpeza de rosto antes de aplicares a máscara. Para tal, podes usar um sabonete, gel de limpeza ou uma água micelar
  2. Prepara a máscara de argila. Para o fazer, mistura duas colheres de sopa de argila em pó com outras duas de água mineral (ou soro fisiológico). Mexe bem até obteres uma pasta lisa e espessa. Ao fazê-lo, não utilizes recipientes ou utensílios de metal, já que pode alterar as propriedades da argila
  3. Aplica no rosto. Com os dedos ou um pincel língua de gato, aplica no rosto em camadas generosas, de forma a que não seque rapidamente. Ao fazê-lo, tem o cuidado de evitar os lábios e a zona do contorno dos olhos
  4. Deixa atuar entre 10 a 15 minutos. Não ultrapasses o tempo recomendado, já que pode ressecar em demasia, causar irritação e aumentar a oleosidade da pele. Controla o tempo e não deixes secar totalmente, já que não vai trazer nenhum benefício adicional
  5. Retira a máscara. Para fazê-lo, eu gosto de usar um disco de limpeza reutilizável (no final, posso metê-lo na máquina de lavar roupa). Passa bem o rosto por água morna, retira todos os resíduos da argila e seca com uma toalha suave
  6. Hidrata e protege. A ação da argila marrom vai melhorar a absorção dos produtos de skincare que uses de seguida. Dessa forma, aproveita para aplicar um creme hidratante adequado ao teu tipo de pele. Por último, e tendo em conta que a tua pele se vai encontrar mais vulnerável, finaliza com um protetor solar para proteger e evitar o aparecimento de manchas

DICA: Eu gosto de aplicar a máscara de argila logo após o banho. Isto porque os vapores da água quente vão abrir os poros, permitindo que a argila atue em maior profundidade. Em alternativa, antes de aplicar a máscara, podes colocar no rosto uma toalha humedecida em água morna.

Vê também: Como usar argila no rosto. Guia completo com passo a passo

Quais os benefícios da argila marrom para o cabelo?

Quando aplicada no cabelo, a argila marrom serve para limpar em profundidade, prevenir a queda e aumentar o seu brilho. Por outro lado, esta é conhecida por melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo, o que vai fazer com que o cabelo cresça mais rápido e saudável.

Para fazeres uma máscara de argila marrom para o cabelo basta seguir este simples passo a passo:

  1. Prepara a máscara. Para tal, mistura a argila em pó (40gr) com água mineral (25ml). Ao contrário das máscaras faciais, o ideal para o cabelo é que fique um pouco aguada
  2. Molha o cabelo. Aproveita para fazer esta máscara capilar no banho, humedecendo antes o cabelo com água morna
  3. Aplica a argila. Usando um pincel ou os dedos, aplica a máscara no couro cabeludo tendo sempre o cuidado de evitar os fios. Após aplicar, massaja suavemente com movimentos circulares
  4. Deixa atuar 15-20 minutos. Aproveita para relaxar no banho e deixa a argila fazer o seu trabalho. Não ultrapasses o tempo recomendado, já que pode ressecar a pele do couro cabeludo e aumentar a sua oleosidade
  5. Passa por água. Terminado o tempo, passa por água até tirar todos os resíduos de argila. Por último, finaliza usando um champô adequado ao teu tipo de cabelo

A minha recomendação é que faças uma máscara capilar a cada 15 dias, de forma a desintoxicar o couro cabeludo e remover a oleosidade em excesso. Também podes experimentar ir alternando com outras argilas boas para o cabelo, como a verde, a branca ou a preta.

Quais os benefícios da argila marrom para a pele do corpo?

A argila marrom vai limpar, nutrir e rejuvenescer a pele do corpo. A sua ação esfoliante ajuda a tirar manchas e clarear a pele, podendo ser usada nas axilas e virilhas. Por outro lado, melhora a circulação sanguínea, sendo útil para combater estrias e celulite.

A esfoliação da argila marrom, quando aliada a um bom creme hidratante corporal, vai ajudar a atenuar as estrias. Se esta for a tua preocupação principal, potencia ainda mais a tua máscara corporal adicionando 3-4 gotas de óleo de rosa mosqueta.

De facto, um estudo mostrou que o uso de um hidratante com óleo de rosa mosqueta por um grupo de mulheres grávidas, preveniu o aparecimento e agravamento das estrias.

Para fazer uma máscara corporal, basta misturar 40gr de argila marrom com 20-25ml de água mineral. Mexe bem e aplica na zona pretendida após higienizada. Deixa atuar durante 20 minutos, retira com água e aplica um creme corporal hidratante.

Se a tua principal preocupação for clarear algumas zonas do corpo, como as virilhas ou as axilas, recomendo-te que uses a argila branca. Graças à sua ação clareadora, vais ter mais resultados em menos tempo.

Vê também: Como acabar com a celulite. 5 dicas que funcionam

Receitas caseiras de argila marrom com óleos

Ao fazeres a tua máscara, podes adicionar 3 a 4 gotas de óleos essenciais ou vegetais para potenciar os seus efeitos. Dessa forma, quando estiveres a preparar a argila marrom, podes adicionar um dos seguintes óleos:

  • Óleo de rosa mosqueta: para combater rugas e acne. Este vai ter uma poderosa ação hidratante, ao mesmo tempo que vai tratar as espinhas e suavizar as suas cicatrizes. De facto, um estudo que envolveu 60 pessoas, mostrou uma redução significativa das marcas da acne por aquelas que usaram um creme com óleo de rosa mosqueta
  • Óleo de amêndoas: para hidratar em profundidade. Adiciona algumas gotas deste óleo à tua máscara de argila para hidratar e prevenir o aparecimento de rugas. Vê o meu óleo de amêndoas favorito aqui.
  • Óleo de coco: para uma ação anti-rugas. Este óleo, com propriedades anti-inflamatórias, vai hidratar e suavizar a pele, prevenindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão
  • Óleo de argan: para peles maduras. Como já vimos, a argila marrom é ideal para peles maduras. Assim, se for o teu caso, podes adicionar algumas gotas deste óleo para potenciar ainda mais a sua ação de forma a prevenir os sinais de envelhecimento

Vê também: Guia completo para misturar argilas (cores e óleos)

Perguntas relacionadas

É normal ficar com o rosto vermelho depois de passar argila? Tendo em conta a ação esfoliante da argila, é normal ficar com o rosto vermelho ou ligeiramente irritado. Para prevenir, não faças mais do que duas máscaras por semana e finaliza sempre aplicando um creme hidratante.

O que posso misturar na argila? Ao fazer a tua máscara de argila, podes misturar diferentes cores com água mineral ou soro fisiológico. Por outro lado, podes também adicionar algumas gotas de óleos como, por exemplo, rosa mosqueta, coco, amêndoas ou argan.

Posso usar argila todos os dias? Não é recomendado usar argila todos os dias, já que pode ressecar, causar irritação e aumentar a sua oleosidade. Dessa forma, o ideal é fazer 1 a 2 máscaras faciais por semana, avaliando sempre as reações da pele ao tratamento.

Vê também