Skip to Content

Qual a argila ideal para a pele oleosa?

Qual a argila ideal para a pele oleosa?

Então, qual a argila ideal para a pele oleosa? Tendo já lido muito sobre argilas e experimentado algumas delas, verifiquei que existe uma que te pode trazer resultados maravilhosos na hora de tratar a oleosidade e a acne. Para que não tenhas mais dúvidas, juntei neste artigo tudo o que precisas de saber sobre ela bem como as alternativas à mesma!

A argila ideal para a pele oleosa é a verde, já que remove a oleosidade em excesso ao mesmo tempo que regula as glândulas sebáceas. Por outro lado, tem uma ação cicatrizante e purificadora, ajudando a resolver problemas relacionados com a acne, como as espinhas e os pontos negros.

De seguida, vou enumerar os benefícios desta argila, bem como de outras que poderás usar de acordo com as tuas necessidades e preocupações de pele. Se não sabes como ou quantas vezes a podes usar, também te deixo mais abaixo um simples passo a passo com todas as dicas.

Qual a melhor argila para a pele oleosa

Qual a melhor argila para a pele oleosa?

É sempre bom lembrar que o uso de argilas para máscaras faciais não é uma moda do momento. De facto, estes tratamentos são usados há vários séculos, desde os tempos antigos dos egípcios e gregos, que a elas recorriam para limpezas de pele e outros fins medicinais.

Hoje em dia, é muito fácil fazer um autêntico tratamento de spa no conforto de casa sem ter que gastar muito dinheiro. Para tal, só precisas da argila em pó e de seguir os simples passos que te vamos indicar mais à frente.

Mas antes de tudo, qual a melhor argila caso tenhas a pele oleosa e com tendência para a acne?

Como já dissemos, a ideal é a verde. Isto porque tem na sua composição elementos como o silício, ferro, magnésio e o zinco, que controlam a produção de sebo por parte da pele.

De facto, eu própria experimentei e posso confirmar todos os benefícios que te vou enumerar de seguida.

Quais são os benefícios da argila verde para a pele oleosa?

Esta é uma argila bastante versátil, capaz não só de dar à pele um aspeto mais saudável mas também de combater problemas como as estrias ou a celulite. No entanto, é na hora de remover e regular a oleosidade em excesso da pele que esta argila se destaca.

1. Remove a oleosidade em excesso matificando a pele

A argila verde é ideal para a pele oleosa, removendo o excesso de sebo e brilho, ao mesmo tempo que desobstrui os poros e purifica a pele. Por outro lado, se a tua preocupação é o facto de teres uma zona T mais oleosa, esta também te pode ajudar a obter o tão desejado efeito mate.

2. Seca espinhas e ajuda a tratar a acne

Graças à sua ação na hora de controlar a oleosidade da pele e desobstruir os poros, vai prevenir o aparecimento de acne. Por outro lado, as suas propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias vão atenuar as marcas já existentes, reduzindo a inflamação das espinhas e removendo os pontos negros (cravos).

3. Remove todas as impurezas dando à pele um aspeto mais saudável

A ação esfoliante e desintoxicante da argila verde vai ajudar a remover todas as impurezas da pele, como vestígios de produtos ou poluição. Graças a isto, vai não só atenuar as marcas da acne mas também promover a renovação celular, resultando numa pele com um aspeto mais jovem e saudável.

4. Clareia a pele atenuando as manchas

Como vimos, a argila verde é bastante útil na hora de tratar a pele oleosa. No entanto, existem muitas outras vantagens se a incluíres na tua rotina de cuidados do rosto.

Assim, uma delas é a sua capacidade de ajudar a clarear o rosto, atenuando sobretudo as marcas da acne. É claro que não vai ser numa única utilização mas se fizeres máscaras de argila verde com regularidade, vais ter um tom de pele cada vez mais uniforme e luminoso.

No entanto, para tal não basta fazer uma máscara de argila, sendo necessário também ter uma boa rotina de cuidados do rosto. Se não sabes por onde começar, lê aqui o artigo que escrevi sobre como cuidar da pele do rosto em 4 simples passos.

5. Dá à pele um aspeto mais jovem

O silício, zinco e magnésio presentes na argila verde ajudam a estimular a produção de colagénio, prevenindo assim a aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Como usar a argila verde no rosto?

Na hora de usufruir de todos os benefícios da argila verde, podes optar por duas formas: fazendo uma máscara facial a partir do seu pó ou usar produtos que a contenham na sua composição, como cremes ou sabonetes.

No entanto, caso tenhas a pele oleosa, são de facto as máscaras feitas a partir do pó que te vão ajudar a conseguir uma pele mais limpa e matificada.

Assim, para fazer uma máscara, basta seguires estes simples passos:

  • Em primeiro lugar, faz uma limpeza de rosto usando um gel de limpeza ou um sabonete adequado ao teu tipo de pele
  • De seguida, vai misturando um pouco de argila com água mineral, até formar uma pasta consistente
  • Coloca a máscara no rosto usando um pincel língua de gato ou os dedos, evitando a zona do contorno dos olhos e os lábios
  • Deixa atuar consoante o tempo recomendado na embalagem (normalmente, entre 10 a 15 minutos), sem deixar secar
  • Retira a máscara com água morna e seca com uma toalha sem esfregar, de forma a não deixar a pele sensibilizada
  • Termina aplicando um creme hidratante adequado ao teu tipo de pele

Se notares a pele sensível após a sua utilização, existem outras argilas mais suaves que podes utilizar. Um bom exemplo é a argila rosa, que também te pode ajudar a remover a oleosidade em excesso sem ressecar em demasia a pele.

Que outras argilas posso usar para a pele oleosa?

Na hora de usar máscaras de argila para tratar a pele oleosa, nada melhor que testar as diversas cores e perceber qual a que melhor se adapta às tuas necessidades. Por outro lado, existem fases em que a nossa pele, mesmo sendo oleosa, pede outro tipo de cuidados.

1. Cuida da pele oleosa e faz um detox com a argila preta

Se sentes a tua pele cansada, baça, sem brilho e com as linhas de expressão mais marcadas, talvez seja uma boa ideia optar pela argila preta. Esta, para além de remover a oleosidade em excesso da pele, vai também ter um profundo efeito desintoxicante na tua pele, devolvendo-lhe um aspeto mais saudável e luminoso.

Seja para controlar a oleosidade ou clarear a pele, recomenda-se o uso continuado de uma determinada argila. No entanto, isto não quer dizer que não possas introduzir diferentes cores na tua rotina de cuidados do rosto. De facto, aconselho-te a ires alternando consoante as necessidades que vás sentindo a nível da pele.

Vê também: Argila para o rosto. Para que serve cada cor e como usar

2. Trata a pele oleosa de maneira suave com a argila rosa

No meu caso, eu tenho a pele mista, pelo que a máscara de argila verde é bastante útil na hora de remover a oleosidade da zona T (testa, nariz e queixo). Assim, quando a sinto mais oleosa, faço uma máscara e aplico somente nesta zona, de forma a não ressecar a pele.

No entanto, gosto bastante de usar pontualmente a argila rosa por ser bem mais suave e delicada, já que para além de controlar a oleosidade também dá uma agradável sensação calmante à minha pele.

De facto, as suas propriedades calmantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e revigorantes, fazem dela a argila ideal caso tenhas a pele sensível ou fique ligeiramente irritada após a utilização de outras argilas.

Para além disso, por ser uma combinação das argilas branca e vermelha, vai reunir em si os benefícios de ambas. Assim, vai servir não só para tratar a oleosidade e a acne mas também para manter a hidratação da pele, estimular a produção de colagénio e clarear as manchas.

Se tens curiosidade em saber mais sobre esta argila, que eu já testei e uso regularmente, podes ler aqui o artigo que escrevi.

3. Remove a oleosidade e atenua manchas com a argila branca

Se tens a pele sensível e desidratada, podes ir alternando a argila verde com a branca. Isto vai servir para prevenir a tua pele de ficar irritada, enquanto usufruis dos benefícios de ambas argilas.

Sendo a argila branca considerada a mais suave de todas, vais estar também a remover a oleosidade em excesso mas sem secar a pele. Por outro lado, vais também colher os benefícios pela qual a argila branca é famosa, nomeadamente, na hora de clarear as manchas do rosto.

Desta forma, o resultado da combinação destas duas argilas vai ser uma pele bem mais limpa, uniforme, livre de oleosidade e brilho em excesso.

Por último, a minha recomendação é que vás alternando as duas argilas, fazendo apenas uma máscara por semana.

Vê também: Guia completo para misturar argilas (cores e óleos)

Perguntas relacionadas

Posso usar argila verde se tiver a pele seca? Se tiveres a pele seca, não é recomendado usar a argila verde já que pode ressecar ainda mais. Se for o teu caso, opta antes pela argila vermelha, já que graças às suas propriedades te pode ajudar a manter a hidratação da pele.

Posso usar argila verde no cabelo? Podes fazer uma máscara de argila verde para o cabelo, de forma a absorver a oleosidade em excesso. Após a lavagem, usa a máscara evitando os fios do cabelo e aplica somente no couro cabeludo, de forma a não ressecar. Massaja, deixa atuar e finaliza passando abundantemente por água morna.

Quantas vezes por semana posso usar argila verde no rosto? Se tens a pele oleosa, podes fazer uma máscara facial até 2 vezes por semana. No caso das peles mistas, a frequência é igual, sendo importante aplicar apenas na zona T. No caso das peles secas, não é aconselhado o seu uso, sendo melhor a utilização da argila vermelha.

Posso usar a argila verde todos os dias? Não é recomendado que se faça máscaras faciais de argila verde todos os dias. No caso de peles oleosas e mistas, pode ser feita até 2 vezes por semana. No caso de produtos à base de argila verde, o seu uso pode ser diário.

Vê também