Skip to Content

4 razões para não deixar a argila secar no rosto

4 razões para não deixar a argila secar no rosto

Posso deixar a argila secar no rosto? Esta é uma pergunta bastante comum para quem não dispensa estas máscaras faciais. Para te dar uma resposta, pesquisei toda a informação disponível e fiz eu própria o teste em casa. Vem daí que eu conto-te como correu.

Independentemente da cor que uses, é importante não deixar a argila secar totalmente no rosto. Isto é especialmente aconselhado para peles sensíveis, já que pode causar irritação. Para prevenir que tal aconteça, deixa a máscara facial atuar no máximo entre 10 a 15 minutos.

No entanto, existem mais razões pelas quais não deves deixar a argila secar no rosto. Continua a ler para saberes todas elas bem como a maneira certa na hora de fazer uma máscara facial.

Posso deixar a argila secar no rosto?

Em boa verdade, quase toda a informação que pesquisei sobre este assunto dá a mesma resposta. No entanto, nada melhor do que pegar nas argilas que tinha cá em casa e testar eu própria, para saber ao certo se devemos ou não deixar a argila secar no rosto.

Assim, fiz dois testes: no primeiro, fiz uma máscara de argila e deixei atuar durante o tempo recomendado (10 a 15 minutos). No segundo, deixei até secar totalmente. Para ambos testes usei, em semanas diferentes, a argila verde e a rosa.

O resultado foi o que esperava.

Mesmo sendo a minha pele mista, fiquei com aquela sensação desconfortável de repuxamento quando deixei a argila secar totalmente. Por outro lado, com o passar das horas, o meu nariz ficou mais oleoso do que o normal. De facto, isto aconteceu quando utilizei ambas argilas, nem escapando a rosa, considerada uma das mais suaves.

Por outro lado, quando não ultrapassei o limite de tempo recomendado, já não fiquei com a pele irritada, vermelha ou ressecada. Aliás, muito pelo contrário: fiquei com a pele bem suave e limpa, após a utilização de ambas argilas.

Desta forma, após aplicar na prática, cheguei a várias conclusões pelas quais não deves deixar secar totalmente a argila no rosto:

1. Vai deixar a pele irritada

É verdade que as argilas são um produto natural e, dessa forma, menos agressivas para a pele do que um esfoliante convencional. De facto, a sua crescente popularidade mostra que cada vez mais pessoas confiam nelas para fazer uma limpeza mais suave e profunda.

No entanto, é preciso ter cuidados na hora de as usar, especialmente se tiveres a pele sensível. Como já dissemos, ultrapassar o tempo recomendado de utilização pode causar irritação e vermelhidão, especialmente neste tipo de peles.

Para prevenir que tal aconteça, não ultrapasses o tempo recomendado. Entretanto, se mesmo assim sentires a pele a repuxar, opta por usar uma argila mais suave. Para tal, a argila rosa é uma boa opção, já que é própria para peles sensíveis, faz uma esfoliação leve e tem uma ação calmante.

Se quiseres saber mais sobre esta argila, quais os seus benefícios e para que serve, podes ler o artigo que escrevi aqui.

2. Pode deixar a tua pele mais seca

Antes de mais, dizer-te que o passo mais importante é escolher a argila ideal para o teu tipo de pele. Para tal, podes ler o artigo que escrevi aqui, sobre para que serve cada cor e quais os seus benefícios.

Isto porque há de facto peles que toleram uma utilização mais frequente e permitem deixar atuar a máscara mais tempo no rosto. Dessa forma, se tens uma pele tendencialmente mais seca, deixar a argila secar totalmente no rosto vai fazer com que esta absorva a água da pele, ressecando-a ainda mais.

De facto, os 10-15 minutos são a recomendação máxima mas depois é preciso adaptar a cada tipo de pele. Eu, por exemplo, tenho a pele mista e quando testei senti que passado pouco tempo começava logo a repuxar nas maçãs do rosto. Isto porque são zonas mais secas para quem tem este tipo de pele, sendo assim importante ajustar o tempo que deixamos a máscara de argila atuar.

Dessa forma, o momento certo para remover a máscara é quando começas a sentir aquela sensação da pele a esticar, precisamente quando a argila começa a secar e a esfarelar. Se o fizeres, vais evitar ressecar a pele em demasia e usufruir de todos os benefícios da argila que escolheres.

3. Pode aumentar a oleosidade da pele

Como vimos, deixar a argila no rosto muito tempo pode ressecar ainda mais a pele. Mas não fica por aí.

De facto, quando ressecamos a pele em demasia fazendo uma esfoliação ou uma máscara de argila, esta vai tentar repor a hidratação. E a sua resposta para o fazer vai ser o de aumentar a produção de oleosidade. Dessa forma, com o passar das horas após a utilização da máscara de argila, a pele vai ficar ainda mais oleosa.

Em boa verdade, no teste em que deixei secar totalmente, fiquei com a pele mais áspera e seca. Passado pouco tempo, senti logo o meu nariz a ficar mais oleoso e brilhante do que habitual. E isto é precisamente aquilo que queremos evitar.

Assim, não deixes ir até ao ponto em que a argila seca no rosto totalmente e escolhe a cor que melhor se adapte ao teu tipo de pele. Se por acaso a tua principal preocupação é a pele oleosa e a acne, podes ler aqui qual a melhor para resolver estes problemas.

4. Deixar mais tempo não vai trazer mais benefícios

Nos primeiros instantes após a aplicação da máscara facial no rosto, quando ainda está húmida, a argila vai nutrir a nossa pele graças aos minerais nela presentes.

Após isso, vai começar a secar ligeiramente e é nesta fase que a limpeza e esfoliação profunda acontece. De facto, é neste preciso momento que limpa, uniformiza e clareia a pele, removendo impurezas e células mortas.

Passada esta fase, deixar a argila secar totalmente no rosto não vai trazer benefício nenhum. Na realidade, e como já vimos, poderá fazer precisamente o contrário, retirando a água da nossa pele. Isto, por seu lado, vai não só ressecar mais mas também aumentar a sua oleosidade.

Ebook Grátis: Inscreve-te na newsletter clicando aqui e recebe no teu email o ebook 7 Receitas Caseiras de Máscaras de Argila!

Quando devo remover a mascara de argila do rosto

Como usar argila no rosto da maneira certa?

Se já pesquisaste sobre o assunto, deves ter lido várias técnicas para não deixar a argila secar no rosto. De facto, estar constantemente a humedecer a máscara para impedir que seque vai ser contraproducente, já que vai fazer com que perca a sua eficácia.

Em boa verdade, é preciso deixar a máscara de argila secar ligeiramente para que possa absorver as impurezas da pele. O segredo é, como vimos, não a deixar secar totalmente.

No entanto, o mais importante é saber preparar e usar a argila da maneira certa. Se já tiveste a sensação de que a argila seca rápido demais no rosto, é porque porventura não estás a ser generosa na aplicação ou porque não tem a textura adequada.

Para que possas aplicar a argila da maneira certa no rosto, recomendo-te a seguires este simples passo a passo:

  • Faz uma limpeza rosto. Antes de mais, limpa o rosto com um sabonete facial, gel de limpeza ou água micelar. Isto vai permitir que a argila atue em maior profundidade, potenciando os seus benefícios
  • Prepara a máscara de argila. Para tal, basta misturar duas colheres de sopa de argila em pó com outras duas de água mineral ou soro fisiológico. Após isso, basta mexer bem até obteres uma pasta espessa e uniforme
  • Aplica a argila no rosto. Com os dedos ou um pincel língua de gato, espalha generosamente a máscara de argila por todo o rosto, de forma a que não seque rápido demais. Ao fazê-lo, tem o cuidado de evitar os lábios e o contorno dos olhos
  • Deixa atuar entre 10 a 15 minutos, sem deixar secar totalmente. Um sinal que está na hora de remover é quando começa a clarear na cor
  • Retira com água morna e seca com uma toalha suave, tendo o cuidado de não esfregar para não sensibilizar a pele
  • Hidrata e protege. Por último, basta aplicares um hidratante adequado ao teu tipo de pele e finalizar passando protetor solar

Qual a melhor máscara de argila para o rosto?

Para escolheres a melhor argila, basta leres o artigo onde explico para que serve cada cor e os seus benefícios. No entanto, vou deixar-te aqui as minhas favoritas e aquelas que são bastante úteis na hora de resolver uma variedade de preocupações de pele.

Assim, e como já dissemos, se tens a pele oleosa ou mista e queres resolver problemas relacionados com a acne, como espinhas e pontos negros, recomendo-te que uses a argila verde. Esta vai remover a oleosidade em excesso, matificar a pele, secar espinhas e ajudar a tratar a acne no geral.

Por outro lado, se tens a pele sensível e mesmo assim gostavas de fazer uma máscara facial, podes optar por usar a argila rosa. Esta vai limpar sem agredir, clarear a pele e hidratar em profundidade.

No caso de uma pele madura, podes escolher uma que tenha uma ação antienvelhecimento, como a argila cinza. Esta, por seu lado, vai ajudar a combater os radicais livres, ao mesmo tempo que devolve uma maior elasticidade e densidade à tua pele. O resultado? Uma pele com um aspeto bem mais jovem.

Se tens a pele seca, recomendo-te que uses a argila vermelha. Isto porque o cobre e o ferro nela presentes vão ajudar a manter a tua pele hidratada. Por outro lado, vai estimular a produção de colágeno, aumentando a elasticidade da pele e devolvendo-lhe um aspeto mais revigorado.

Não sabes onde comprar argila de qualidade? Encontra as melhores marcas clicando aqui, 100% naturais e cruelty free!

Perguntas relacionadas

Quantas vezes por semana posso fazer uma máscara de argila? Se tiveres a pele oleosa, podes fazer uma máscara de argila até duas vezes por semana. No caso de peles sensíveis ou secas, podes fazer uma vez por semana ou a cada 15 dias, consoante a tolerância da tua pele.

A argila estraga ou tem validade? A argila não se estraga e não tem validade. No entanto, se não for guardada num sítio fresco e seco pode endurecer, dificultando o seu uso. Se tal acontecer, basta mexer com uma colher ou outro utensílio, evitando o uso dos dedos para não contaminar.

Vê também