Também conhecida como a “argila dos faraós”, a argila azul é bastante rara e difícil de encontrar. No entanto, depois de a usar, posso garantir-te que vale a pena o tempo gasto a procurá-la. Vem daí que eu explico-te todos os seus benefícios e que preocupações de pele te pode ajudar a resolver.
A argila azul serve para limpar e esfoliar em profundidade, removendo oleosidade em excesso, impurezas e vestígios de produtos. A sua ação anti-inflamatória, antibacteriana e cicatrizante vai ajudar a combater a acne. Por último, estimula a produção de colagénio, prevenindo e suavizando as rugas.
Continua a ler para saberes mais sobre esta argila, os seus benefícios e como a usar da maneira certa.
Quais os benefícios da argila azul para a pele do rosto?
Quanto mais pesquisava sobre a argila azul e os seus benefícios, mais me apercebia da sua preciosidade.
Sendo extraída das rochas ou até das cinzas vulcânicas, é proveniente de sítios tão remotos como a Sibéria, a Transilvânia ou a Austrália. Apenas por isso, não admira que seja tão difícil de encontrar no Brasil ou em Portugal.
Graças às suas propriedades, a argila azul é considerada um autêntico tesouro para quem procura uma pele com um aspeto mais uniforme e jovem. De facto, os seus usos são vários, podendo ser utilizada para atenuar rugas, tirar manchas ou até tratar os sintomas da acne.
De seguida, vou enumerar todos os seus benefícios e explicar-te com mais detalhe o que pode fazer pela tua pele.
1. Limpa e esfolia em profundidade
Sentes a tua pele baça e sem brilho? Isso pode dever-se às impurezas e toxinas que se depositam profundamente nos teus poros todos os dias.
Assim, se sentes que o teu gel de limpeza não é capaz de remover totalmente, está na hora de apostar na argila azul. Esta vai limpar e esfoliar profundamente, removendo impurezas, partículas de poluição e células mortas, devolvendo à tua pele um tom mais saudável.
De facto, é graças ao alumínio e titânio nela presentes que vai atuar em profundidade desobstruindo os poros, controlando dessa forma a produção de sebo e matificando a pele.
2. É anti-inflamatória e cicatrizante
Graças ao zinco e ao alumínio nela presentes, o seu uso vai ajudar a diminuir a inflamação e a vermelhidão provocada pela acne. Dessa forma, vai acelerar a cicatrização das espinhas, reduzindo visivelmente a sua aparência.
3. Melhora a circulação sanguínea
Este já é um benefício amplamente conhecido das argilas, não sendo a azul uma exceção. De facto, esta sua ação pode ser bastante útil para tratar estrias, celulite ou até estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo, fazendo com que o cabelo cresça mais rápido e saudável.
Assim, quando aplicada no rosto, vai resultar num tom de pele mais uniforme, luminoso e saudável.
Vê também: Argila para estrias e celulite: qual a melhor e como usar
4. Rejuvenesce e previne o envelhecimento
O silício e o magnésio presentes na argila azul vão ter um poderoso efeito rejuvenescedor na pele. De facto, vão estimular a produção de colagénio e elastina, suavizando rugas e prevenindo o envelhecimento precoce.
Por outro lado, a argila azul vai ajudar a reparar os danos provocados pelo sol graças à sua ação clareadora, resultando numa pele com um aspeto mais uniforme e jovem.
5. Tira manchas e clareia a pele
O uso continuado desta argila vai ajudar a clarear a pele. De facto, a sua ação esfoliante vai suavizar as manchas castanhas provocadas pelo sol, idade e melasma.
No entanto, a minha recomendação é sempre a mesma: se a tua preocupação são as manchas, usa antes a argila branca. Esta, quando aliada a uma rotina de cuidados do rosto adequada, pode trazer bons resultados num curto espaço de tempo. Vê mais sobre os seus benefícios e para que serve aqui.
6. Combate a acne e seca espinhas
Como vimos, a ação da argila azul vai desobstruir os poros, prevenindo assim o aparecimento de espinhas e cravos. Por outro lado, as suas propriedades esfoliantes e clareadoras, vão suavizar as manchas provocadas pelas cicatrizes da acne.
Por último, e não menos importante, não esqueçamos que esta argila tem propriedades antibacterianas, o que faz dela uma grande aliada para tratar este tipo de preocupações de pele.
DICA: Dada a sua raridade, alguns vendedores adicionam corante à argila branca para se fazer passar por azul. Dessa forma, tem o cuidado de adquirir as tuas argilas a um vendedor de confiança e pergunta sempre a sua origem.
Como preparar uma máscara de argila azul para o rosto?
Para usufruir de todos os benefícios da argila azul, existem cuidados a ter na hora de preparar e aplicar uma máscara facial. Para o fazer da maneira certa, basta seguires este simples passo a passo:
- Faz uma limpeza de rosto. Usando um sabonete, gel de limpeza ou água micelar, faz uma limpeza de rosto antes de aplicares a máscara. Desta forma, vais permitir que a argila atue mais profundamente, potenciando os seus benefícios
- Prepara a máscara. Para tal, mistura 40gr de argila azul em pó (2 colheres de sopa) com 20ml de água mineral (podes substituir por soro fisiológico). Mexe bem até obteres uma pasta espessa e lisa. Ao fazê-lo, tem o cuidado de não usar recipientes e utensílios de metal, já que pode alterar as propriedades da argila
- Aplica a argila. Com os dedos ou um pincel língua de gato, aplica camadas generosas de argila no rosto, de forma a não secar rapidamente. Tem sempre o cuidado de evitar os lábios e o contorno dos olhos
- Deixa atuar 10-15 minutos. Não ultrapasses o tempo recomendado, já que pode ressecar a tua pele e aumentar a produção de oleosidade
- Retira a máscara. Terminado o tempo, remove a máscara com água morna e seca com uma toalha suave
- Hidrata e protege. A tua pele vai estar mais vulnerável mas também mais recetiva aos produtos que aplicares após a máscara. Dessa forma, aplica um creme hidratante adequado ao teu tipo de pele seguido de um protetor solar
Podes fazer 1-2 máscaras de argila azul por semana. Esta é adequada para todos os tipos de pele, sendo especialmente recomendada para peles oleosas e maduras. Se a tua pele for seca, aconselho-te a usar a argila vermelha.
Por último, podes também adicionar algumas gotas de óleos essenciais ou vegetais à tua máscara facial, de forma a potenciar os seus efeitos. Para saberes que óleos adicionar e quais os seus benefícios, podes ler o artigo que escrevi aqui.
O passo do protetor solar é muito importante caso vás à rua após fazeres a máscara. De facto, a ação esfoliante da argila vai deixar a tua pele mais vulnerável, sendo fundamental protegê-la para prevenir o aparecimento de manchas provocadas pelo sol.
Vê também: Como usar argila no rosto: guia completo com passo a passo
Quais os benefícios da argila azul para o cabelo?
Se tens o cabelo fino, baço, quebradiço ou com caspa, a argila azul pode ser de grande ajuda. Isto porque vai remover a oleosidade em excesso e melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo, fazendo com que o cabelo cresça mais rápido e saudável.
De facto, esta é uma das argilas ideias para cabelo danificado ou com coloração. Dessa forma, se queres um cabelo mais nutrido, brilhante e volumoso, podes fazer uma máscara de argila azul a cada 15 dias.
Para fazer uma máscara capilar, basta seguir este simples passo a passo:
- Prepara a máscara. Quando se trata do cabelo, queremos uma máscara de argila ligeiramente mais líquida. Dessa forma, mistura 40gr de argila azul (2 colheres de sopa) com 25ml de água mineral (2-3 colheres de sopa)
- Passa o cabelo por água. Antes de aplicar a máscara, aproveita a hora do banho e humedece o cabelo com água morna
- Aplica a máscara. Com os dedos ou um pincel, aplica a máscara diretamente no couro cabeludo e massaja suavemente
- Deixa atuar 15-20 minutos. Relaxa no banho e deixa a argila fazer o seu trabalho. No entanto, tem o cuidado de não ultrapassar o tempo recomendado, já que pode ressecar o couro cabeludo
- Retira com água morna. Terminado o tempo, retira com água e finaliza usando um champô adequado para o teu tipo de cabelo
Posso usar argila azul no corpo? Quais os seus benefícios?
Quando aplicada na pele do corpo, a argila azul serve para melhorar a circulação sanguínea e eliminar o excesso de líquidos. Graças a isso, vai ser bastante útil para tratar estrias, celulite e diminuir o inchaço resultante da retenção de líquidos.
As quantidades para preparar uma máscara corporal vão sempre depender da área do corpo a aplicar. Para tal, tem em conta as porções recomendadas para o rosto e aumenta se necessário.
DICA: De forma a estimular mais a circulação sanguínea, aplica a máscara na zona do corpo a tratar e envolve-a com uma toalha humedecida em água morna. Em alternativa, envolve em película aderente. Deixa atuar durante 20-25 minutos, retira com água, seca a pele e massaja suavemente usando um creme hidratante.
Vê também: Argila para estrias e celulite: qual a melhor e como usar
Perguntas relacionadas
Posso usar argila azul todos os dias? Não é recomendado usar argila azul todos os dias. Isto porque pode ressecar a pele em demasia e causar efeito rebote, aumentando a sua oleosidade. Para prevenir, faz um máximo de duas máscaras por semana.
Quantas vezes por semana posso usar argila azul? Se tiveres a pele oleosa ou mista, podes fazer até duas máscaras por semana. No caso das peles secas ou sensíveis, uma máscara por semana ou a cada 15 dias pode ser suficiente, de forma a não ressecar ou sensibilizar a pele.
É seguro usar argila azul? Quando usada pontualmente para tratamentos faciais, não tem contraindicações. No entanto, tem o cuidado de não fazer mais do que duas máscaras por semana e respeitar sempre o tempo de aplicação (máximo de 15 minutos).
Ebook Grátis: Inscreve-te na newsletter clicando aqui e recebe no teu email o ebook 7 Receitas Caseiras de Máscaras de Argila!