Skip to Content

Argila rosa: para que serve e quais os seus benefícios

Argila rosa: para que serve e quais os seus benefícios

Se não sabes para que serve a argila rosa, então estás no sítio certo. Para além de ter pesquisado sobre os seus benefícios para a pele do rosto, corpo e cabelos, também encomendei para eu própria testar. Vem daí que eu explico-te tudo o que pode fazer por ti!

A argila rosa serve para remover a oleosidade em excesso enquanto clareia e hidrata a pele. As suas propriedades calmantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e revigorantes fazem dela a argila ideal para peles sensíveis, podendo também ajudar a tratar problemas relacionados com a acne.

Se queres saber todos os benefícios da argila rosa para a pele do rosto, corpo e cabelos, bem como aplicar passo a passo, continua a ler para saberes tudo com detalhe.

Argila rosa para que serve e os seus benefícios

O que é a argila rosa e para que serve

A argila rosa é uma mistura da branca e da vermelha, reunindo em si os benefícios de ambas. Por um lado, tem propriedades anti-inflamatórias, suavizantes, adstringentes, cicatrizantes e revigorantes provenientes da argila branca. Por outro, tem também os efeitos calmante e hidratante da argila vermelha.

Assim, todas estas propriedades fazem dela a argila ideal para peles sensíveis e delicadas, já que promove uma limpeza de rosto suave e pode ajudar a tratar de problemas relacionados com a acne, como veremos mais adiante.

Por seu lado, esta pode ser utilizada de duas formas:

  • Máscaras para o rosto, corpo e cabelo, feitas a partir do seu pó
  • Produtos que a contenham na sua composição, como sabonetes ou cremes

Tendo eu própria ficado bastante curiosa por saber o porquê desta argila ter crescido tanto em popularidade, fiz uma pesquisa exaustiva para te poder explicar todos os seus benefícios em detalhe.

Para além disso, decidi também encomendar a minha própria argila rosa em pó para testar em casa e perceber se é verdade que traz todos os benefícios de que se fala.

De facto, fiquei bastante surpreendida com os resultados.

Quais são os benefícios da argila rosa para a pele?

Após algumas semanas a testar a argila rosa, posso assegurar que muitos dos benefícios aqui descritos são uma realidade. Em boa verdade, é tão delicada e promove uma esfoliação tão suave que deixa sempre uma agradável sensação de frescura na pele, sem irritar.

De facto, senti sempre que a minha pele ficava bem limpa, sem aquela sensação um pouco abrasiva que pode ficar após a utilização de outras argilas. Por outro lado, ao ser tão delicada faz com que seja uma boa opção para pessoas com pele sensível que tenham receio de fazer este tipo de máscaras.

De qualquer forma, se esse é o teu tipo de pele, continua a ser preciso fazer estas máscaras da forma correta, respeitando sempre os tempos de aplicação. No entanto, não te preocupes pois mais à frente eu explico tudo para o fazeres sem agredir a pele.

Se ainda não estás convencida ou não tens a certeza se a argila rosa é a ideal para ti, vê aqui todos os benefícios que tem para te oferecer.

1. Limpa em profundidade sem danificar a pele

A argila rosa vai limpar em profundidade, desobstruindo os poros e removendo a oleosidade em excesso sem remover a camada protetora da pele. Assim, o seu leve efeito esfoliante aliado às suas propriedades calmantes, vão fazer dela a argila ideal para peles sensíveis, desidratadas ou com rosácea.

O resultado? Uma pele com um brilho mais natural, livre de toxinas e impurezas.

2. Clareia a pele

A sua delicada ação esfoliante ajuda a clarear e a atenuar as manchas, removendo as células mortas e devolvendo à pele um brilho mais saudável. De facto, outras argilas conseguem o mesmo efeito, no entanto, a rosa é capaz de o fazer sem ser demasiado abrasiva.

3. Remove a oleosidade em excesso matificando a pele

Se tens a pele oleosa, então não procures mais. A argila rosa serve para remover a oleosidade em excesso, dando aquele efeito mate tão desejado. Para além disso, tratando-se de uma argila mais suave, não vais correr o risco de ressecar em excesso a pele, podendo piorar a produção de sebo por parte da mesma.

4. Hidrata a pele em profundidade

Se queres fazer uma limpeza de rosto mais delicada ao mesmo tempo que hidratas a pele, a argila rosa serve também para isso. Isto porque contém na sua composição minerais essenciais que vão ajudar a tua pele a manter-se hidratada, sendo assim recomendada para peles maduras.

5. Tem um efeito antienvelhecimento

Ao combinar em si as argilas vermelha e branca, vai concentrar um conjunto riquíssimo de propriedades antienvelhecimento.

Assim, as propriedades nela contidas destas duas argilas tem o conhecido efeito de melhorar a elasticidade da pele e promover a renovação celular, já que estimula a produção de colagénio e elastina.

Por outro lado, ao ajudar a reter a hidratação da pele, vai prevenir o envelhecimento precoce e a formação de rugas e linhas de expressão. Entretanto, o seu leve efeito esfoliante vai ajudar a atenuar as manchas próprias da idade, resultando numa pele com um aspeto menos cansada e mais jovem.

6. Seca espinhas ajudando a tratar a acne

Tratando-se de uma argila suave e tendo em conta as suas propriedades anti-inflamatórias, a argila rosa serve também para tratar problemas relacionados com a acne, ajudando a secar e cicatrizar espinhas.

No entanto, se a tua principal preocupação é tratar a acne, então aconselho-te a optar antes pela argila verde. Esta, por seu lado, ajuda a remover o excesso de sebo e brilho da pele, enquanto que desobstrui os seus poros e a purifica.

Vê também: Argila para o rosto: para que serve cada cor e como usar

7. Ajuda a tratar as estrias e a celulite

A argila rosa serve também para tratar as estrias e combater a celulite, já que ajuda a reduzir medidas e a dar mais firmeza à pele. Para além disso, melhora a circulação, o que pode ajudar a tratar este tipo de problemas.

Para tal, prepara um pouco de argila diluída em água até formar uma pasta e aplica nas zonas desejadas. Deixa atuar durante 10 minutos e retira antes que seque, passando abundantemente por água morna. Para finalizar, aplica um bom hidratante corporal.

Como faço para usar argila rosa no rosto?

A argila rosa pode ser utilizada de duas formas: em pó ou utilizando cremes que contenham este ingrediente.

Como já dissemos, é considerada uma das argilas mais suaves, pelo que pode ser utilizada por todos os tipos de pele. No entanto, é especialmente recomendada para pessoas com a pele seca, desidratada ou sensível.

Se queres fazer uma máscara facial a partir do pó, segue estes simples passos:

  • Faz uma limpeza de rosto antes de aplicar a argila usando um gel de limpeza adequado ao teu tipo de pele
  • Confere a dose recomendada na embalagem do produto e adiciona água mineral aos poucos até formar uma pasta
  • Aplica no rosto usando um pincel ou os dedos, procurando evitar sempre a zona do contorno dos olhos e os lábios
  • Deixa atuar consoante o tempo indicado na embalagem do produto. De uma forma geral, pode ficar na pele entre 10 a 15 minutos, desde que tenhas sempre o cuidado de não a deixar secar
  • Retira a máscara enxaguando com água morna e seca o rosto com uma toalha, sem esfregar, para evitar que a pele fique sensibilizada
  • Finaliza aplicando um creme hidratante adequado ao teu tipo de pele

Se estiveres a usar produtos à base de argila rosa, o seu uso pode ser diário. No caso das máscaras feitas a partir do pó, a frequência de utilização vai sempre depender do teu tipo de pele, não sendo recomendado fazer mais de duas vezes por semana.

Por último, lembra-te que na hora de comprar argila rosa em pó, é importante investir em produtos de qualidade, pois algumas podem ter na sua composição metais pesados prejudiciais para a saúde da tua pele.

Vê também: Como usar argila no rosto: guia completo com passo a passo

Para que serve a argila rosa no cabelo?

Se tens a pele do couro cabeludo sensível ou irritada, a argila rosa também pode ajudar. Quando aplicada nesta zona, vai ter um efeito calmante, revigorando a pele e regulando a produção de oleosidade. Por outro lado, vai também melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, resultando num crescimento dos fios do cabelo mais rápido e saudável.

Para tal, basta misturar a argila em pó com água mineral até formar uma pasta. Após lavares o cabelo, aplica a máscara e massaja suavemente com movimentos circulares. Deixa atuar durante 10 a 15 minutos e remove tudo com água morna.

Vê também: A argila faz o cabelo crescer mais rápido?

Que outras argilas posso usar?

Existem muitas outras argilas que podes incluir na tua rotina de cuidados do rosto. No entanto, se tens a pele sensível e procuras fazer uma máscara com uma argila que não agrida a tua pele, esta é a tua melhor opção.

Por outro lado, e como já referimos, a argila verde é ótima caso a tua principal preocupação de pele seja a de secar espinhas e tratar a acne. De qualquer forma, a argila rosa é bastante versátil, capaz de combater esses mesmos problemas enquanto confere à pele um aspeto mais saudável e luminoso.

Se queres saber qual a melhor argila consoante o teu tipo de pele e as tuas preocupações, vê aqui o artigo que escrevi sobre para que serve cada cor e quais os seus benefícios.

Perguntas relacionadas

Quanto tempo devo deixar a argila rosa no rosto? De uma maneira geral, entre 10 a 15 minutos, retirando com água morna no final. No entanto, o mais importante é não deixares secar a argila no rosto e respeitar sempre o tempo recomendado na embalagem do produto que utilizares.

Posso fazer uma máscara de argila rosa todos os dias? Mesmo tratando-se de uma das argilas mais suaves e sendo recomendada para peles sensíveis, não deves fazer uma máscara todos os dias. No caso de produtos que contenham argila rosa na sua composição, o seu uso pode ser diário.

Quantas vezes por semana posso fazer uma máscara de argila rosa? Podes fazer uma máscara de argila 1 a 2 vezes por semana. No entanto, se tens a pele seca, desidratada ou sensível, não faças mais do que uma vez por semana. Fica sempre atenta às reações da tua pele e evita usar frequentemente caso fique facilmente irritada.

Vê também