Skip to Content

Guia completo para misturar argilas (cores e óleos)

Guia completo para misturar argilas (cores e óleos)

Posso misturar argilas? Se sim, como o fazer? Esta é uma pergunta bastante comum na hora de usar estes produtos naturais. Para te ajudar, fui pesquisar com detalhe e testei eu própria várias misturas usando diferentes cores e óleos. Se queres saber tudo, vem daí que eu conto-te!

Podes misturar argilas que tenham propriedades semelhantes, de forma a combinar os seus benefícios. Não é aconselhado misturar cores que tenham funções diferentes. Por outro lado, podes usar ao mesmo tempo argilas distintas em diferentes zonas do rosto, consoante as tuas necessidades de pele.

Continua a ler para saberes que cores de argilas podes misturar, bem como os óleos que podes adicionar para potenciar ainda mais os seus benefícios. No final, vou responder a algumas perguntas frequentes para que não fiques com nenhuma dúvida!

Posso misturar argilas?

Na hora de misturar argilas, podes optar por três formas:

  1. Combinar duas cores de argila diferentes para fazer uma máscara facial única
  2. Fazer multimasking, aplicando argilas distintas em diferentes partes do rosto
  3. Misturar argilas com óleos essenciais ou vegetais para potenciar os seus efeitos

Se deste com este artigo, é porque seguramente tens mais dúvidas sobre se podes ou não misturar duas cores de argila diferentes. A resposta é simples: sim. No entanto, recomendo-te que mistures apenas as que tenham propriedades semelhantes, de forma a que não entrem em conflito entre si.

De seguida, vou enumerar-te as melhores combinações de argilas para fazeres em casa. Mais à frente, vou explicar-te como fazer multimasking e quais os óleos que podes misturar para reforçar os efeitos destas máscaras.

Vê também: Argila para o rosto, para que serve cada cor e como usar

1. Preta e verde para tratar a acne

Se tens a pele oleosa, podes misturar a argila preta e verde para um poderoso tratamento anti acne. Ambas tem ações semelhantes, servindo para remover a oleosidade em excesso, desobstruir os poros e cicatrizar espinhas.

Por outro lado, as propriedades da argila preta vão proporcionar à tua pele um verdadeiro efeito desintoxicante, devolvendo-lhe vitalidade e luminosidade.

2. Verde e vermelha para uma pele mais uniforme e revigorada

Podes reforçar os efeitos da argila verde misturando-a com a vermelha. Esta última, graças às suas propriedades cicatrizantes, vai reforçar a ação da verde na hora de tratar a pele oleosa ou com acne.

De facto, a vermelha é bastante útil pois vai remover a oleosidade em excesso sem ressecar. Isto é bastante benéfico já que o ressecamento excessivo pode aumentar a produção de óleo por parte da pele.

Por último, a argila vermelha estimula a produção de colagénio, aumentando a elasticidade da pele e suavizando rugas. Isto aliado à ação antioxidante da verde, vai dar à tua pele um aspeto mais saudável e revigorado.

3. Preta e branca para um efeito rejuvenescedor

Se tens a pele cansada, podes combinar as argilas preta e branca. A ação anti-inflamatória e antioxidante da preta, vai proporcionar um efeito detox à pele, ao mesmo tempo que suaviza as rugas e linhas de expressão.

Por seu lado, a argila branca vai reforçar esses mesmos efeitos, ajudando também a clarear o rosto e a remover a oleosidade em excesso sem ressecar.

De facto, a branca é considerada uma das mais suaves, podendo ser combinada com várias argilas. A título de exemplo, temos também a rosa, que é uma mistura desta com a vermelha, bastante útil para peles mais sensíveis e delicadas.

Como fazer multimasking usando argilas?

Se quiseres tratar várias preocupações de pele ao mesmo tempo, recomendo-te usar argilas distintas em diferentes zonas do rosto.

Assim, se tiveres a pele mista, como eu, podes aplicar uma argila verde na zona T (testa, nariz e queixo) para remover a oleosidade em excesso. Ao mesmo tempo, podes usar uma argila vermelha ou rosa para colocar nas maças do rosto e usufruir do seu efeito hidratante.

Se tiveres a pele oleosa e com rugas que queiras suavizar, podes também tratar ambas preocupações ao mesmo tempo. Para tal, faz uma máscara de argila verde para aplicar nas zonas mais oleosas, como o nariz ou o queixo. Simultaneamente, coloca uma máscara de argila cinza ou vermelha nas áreas com mais rugas, como a testa.

Como fazer uma máscara de argila?

Para fazer uma máscara de argila em casa, podes seguir este simples passo a passo:

  1. Começa por limpar o rosto, usando um gel de limpeza ou um sabonete adequado ao teu tipo de pele
  2. Coloca a argila em pó numa taça (40gr) e mistura com água mineral (20ml) até formar uma pasta espessa. No caso de duas argilas diferentes, podes misturar no mesmo recipiente
  3. Aplica no rosto em camadas grossas usando um pincel ou os dedos
  4. Deixa atuar entre 10 a 15 minutos, sem deixar secar totalmente
  5. Retira com água morna e seca com uma toalha sem esfregar, finalizando com um creme hidratante

Por último, não posso deixar de frisar que não convém deixar secar totalmente a máscara de argila no rosto. Isto pode ressecar em demasia a pele, aumentando por consequência a sua oleosidade. Por outro lado, se sentires que a tua máscara seca muito rápido, experimenta aplicar camadas mais grossas.

Vê também: Como usar argila no rosto: guia completo com passo a passo

Posso misturar argilas

Posso misturar argila com óleo de rosa mosqueta?

Podes misturar argila com óleo de rosa mosqueta para acrescentar mais benefícios à tua máscara facial. Para além da ação da argila que escolheres, este óleo vai ajudar a cicatrizar, hidratar e suavizar a pele, sendo ótimo para atenuar rugas e linhas de expressão.

De facto, o óleo de rosa mosqueta vai estimular a síntese de colagénio e elastina, dando uma maior firmeza à pele. Por outro lado, essa sua ação regeneradora e nutritiva faz dele um poderoso aliado não só para a pele do rosto mas também para a do corpo, ajudando a tratar estrias.

Que argila usar para peles secas ou sensíveis?

Sendo o óleo de rosa mosqueta ideal para peles secas, o recomendado é misturar com as argilas vermelha, branca ou rosa. Isto porque são as cores recomendadas para este tipo de peles e que tem uma ação semelhante à do óleo.

Assim, consoante as tuas preocupações de pele, podes escolher uma destas argilas para misturar com o óleo de rosa mosqueta:

  • Para uma profunda ação hidratante, mistura com a argila vermelha. O cobre e ferro nela presentes vão ajudar a manter a pele hidratada. Para além disso, as suas propriedades estimulam a produção de colagénio, contribuindo para suavizar rugas e linhas de expressão (com o uso continuado)
  • Para clarear as manchas do rosto, combina com a argila branca. De facto, esta é usada para uma variedade de preocupações de pele, sendo aconselhada para peles sensíveis e desidratadas. Assim, vai ajudar a clarear as manchas, hidratar e suavizar as rugas
  • Para a pele sensível, opta por misturar com a argila rosa. Esta, considerada uma das mais suaves, é uma mistura da branca e da vermelha. Dessa forma, vai reunir em si os benefícios de ambas, sendo ótima para acalmar, hidratar e revigorar a pele

Que argila usar para peles oleosas, mistas ou com acne

Por outro lado, se a tua pele for oleosa ou com acne, podes misturar o óleo de rosa mosqueta com a argila verde. Dessa forma, vais remover e controlar a oleosidade em excesso da pele enquanto usufruis da ação cicatrizante do óleo.

No caso das peles mistas, como a minha, podes fazer um multimasking usando duas cores de argila em combinação com o óleo de rosa mosqueta. Para tal, podes aplicar uma máscara de argila verde na zona T (testa, nariz e queixo) e outra de argila rosa nas zonas mais secas, como as maçãs do rosto.

Eu própria já testei e não dispenso esta combinação na hora de suavizar, hidratar e remover a oleosidade em excesso da minha pele.

Como preparar uma máscara de argila com óleo de rosa mosqueta?

Podes fazer uma máscara de argila com óleo de rosa mosqueta seguindo este simples passo a passo:

  1. Prepara o rosto fazendo uma limpeza prévia, com um gel ou sabonete adequado ao teu tipo de pele
  2. Prepara a máscara misturando o pó com água mineral, até formar uma pasta espessa
  3. Acrescenta 3-4 gotas de óleo de rosa mosqueta e mexe tudo
  4. Aplica no rosto evitando a zona do contorno dos olhos e os lábios, em camadas generosas para que não seque rapidamente
  5. Deixa atuar entre 10 a 15 minutos, não deixando secar totalmente
  6. Retira com água morna, secando com uma toalha suave de maneira a não sensibilizar a pele

Para terminar, podes aplicar um creme hidratante adequado ao teu tipo de pele (recomendado).

Se tiveres a pele oleosa ou mista, podes fazer uma máscara facial até duas vezes por semana. No caso das peles secas, uma vez por semana ou a cada 15 dias é suficiente, de forma a não ressecar ou irritar a pele.

Posso misturar argila com óleo de coco?

Na hora de fazer uma máscara facial de argila, podes misturar com óleo de coco. As propriedades deste vão ajudar a proteger a tua pele, manter a hidratação e estimular a produção de colagénio. Por outro lado, a sua ação anti-inflamatória faz com que este óleo seja ideal para peles irritadas.

No caso das peles oleosas ou com acne, podes misturar o óleo de coco com argila verde. Desta forma, vais ter uma dupla ação anti-inflamatória, graças às propriedades da argila, ao mesmo tempo que removes a oleosidade em excesso, secas espinhas e removes pontos negros.

Se a tua pele for seca ou sensível, podes misturar este óleo com uma argila mais suave, como a vermelha ou a branca. Neste caso, a tua máscara facial vai ter uma dupla ação hidratante, ao mesmo tempo que fazes uma limpeza de rosto sem agredir a pele.

Podes também fazer uma máscara de argila branca e óleo de coco para revitalizar, hidratar e estimular o crescimento do cabelo. Na hora de aplicar, humedece-o no banho e aplica a máscara somente no couro cabeludo. Por último, deixa atuar durante 15 minutos e retira com água.

Como preparar uma máscara de argila com óleo de coco?

Aproveita as propriedades anti-inflamatórias e hidratantes deste óleo seguindo este passo a passo:

  1. Começa por fazer uma limpeza de rosto, usando um gel ou sabonete adequado ao teu tipo de pele
  2. Prepara a máscara adicionando água mineral à argila em pó que escolheres, até formar uma pasta espessa
  3. Adiciona uma colher de chá de óleo de coco à argila e mistura
  4. Aplica no rosto generosamente e deixa atuar entre 10 a 15 minutos, sem deixar secar totalmente. Tem sempre o cuidado de evitar o contorno dos olhos e os lábios
  5. Retira com água morna e seca com uma toalha suave. Tem o cuidado de não esfregar, já que a tua pele pode ficar sensibilizada

Caso tenhas a pele oleosa ou mista, podes fazer até duas máscaras por semana. No caso das peles secas, o recomendado é uma aplicação por semana ou a cada 15 dias, de forma a não sensibilizar ou ressecar a pele.

Posso misturar argila com óleo de argan?

Seja a tua pele oleosa ou seca, podes misturar argila com óleo de argan. Este último tem uma forte ação hidratante, especialmente nas peles maduras, ao mesmo tempo que remove a oleosidade em excesso, melhora a elasticidade da pele e suaviza as rugas.

Pelas suas poderosas propriedades hidratantes, este óleo é especialmente recomendado para peles secas. Dessa forma, podes misturar com uma argila vermelha ou branca para fazer uma máscara que ajude a manter a hidratação da pele e prevenir o envelhecimento precoce.

De facto, o uso continuado deste tipo de máscaras, quando aliado a uma rotina de cuidados do rosto adequada, vai suavizar rugas e linhas de expressão, resultando numa aparência mais jovem e revigorada.

Como preparar uma máscara de argila com óleo de argan?

Para fazer uma máscara facial anti idade usando argila e óleo de argan, basta seguires este simples passo a passo:

  1. Prepara a pele fazendo uma limpeza de rosto antes de aplicares a máscara. Para tal, usa um gel ou um sabonete adequado ao teu tipo de pele
  2. Mistura a argila vermelha em pó com água mineral e mexe até teres uma pasta espessa e lisa
  3. Acrescenta uma colher de chá de óleo de argan e mistura bem
  4. Aplica no rosto e deixa atuar entre 10 a 15 minutos, sem deixar secar totalmente. Se porventura secar muito rápido, experimenta colocar camadas mais grossas
  5. Retira com água morna e seca com uma toalha suave

No caso das peles secas, podes fazer uma máscara facial por semana ou a cada quinze dias. Para peles oleosas, podes fazer entre 1 a 2 vezes por semana. No entanto, é preciso estar atenta a possíveis reações da pele, já que o óleo de argan pode aumentar a oleosidade em alguns casos.

Por último, podes também aplicar esta máscara no cabelo, de forma a controlar a produção de oleosidade e estimular o seu crescimento. Para tal, humedece o cabelo, aplica no couro cabeludo (evitando os fios) e deixa atuar entre 15 a 20 minutos. Retira delicadamente passando por água.

Posso misturar argila com óleo de amêndoas?

Se a finalidade for reforçar a hidratação, podes misturar argila com óleo de amêndoas. Este tem uma ação anti-inflamatória, ajudando a melhorar a elasticidade da pele e a prevenir o aparecimento de rugas. Mistura de preferência com uma argila com as mesmas propriedades, como a branca ou a vermelha.

As propriedades calmantes e hidratantes fazem deste óleo ideal para todos os tipos de pele, especialmente para as secas e desidratadas. Dessa forma, quando combinado com uma argila com uma ação semelhante, vais proporcionar ao teu rosto um poderoso efeito antienvelhecimento.

Como preparar uma máscara de argila com óleo de amêndoas?

Para fazeres uma máscara altamente hidratante, nutritiva e suavizante, podes seguir este simples passo a passo:

  1. Faz uma limpeza de rosto prévia, de forma a potenciar a ação da argila e do óleo de amêndoas
  2. Prepara a máscara misturando a argila em pó com água mineral, até formar uma pasta espessa. Neste caso, recomendo-te que uses a branca ou a vermelha
  3. Aplica 3 a 4 gotas de óleo de amêndoas à argila e mistura bem
  4. Coloca no rosto de forma generosa usando um pincel língua de gato ou os dedos. Não apliques camadas muito finas para evitar que seque muito rápido
  5. Deixa atuar entre 10 a 15 minutos sem deixar secar totalmente
  6. Retira com água morna e seca com uma toalha suave, sem esfregar

Para finalizar, podes aplicar um creme hidratante adequado ao teu tipo de pele.

No que diz respeito ao cabelo, se o objetivo for hidratar aconselho-te a usares o óleo de amêndoas sozinho. Para tal, humedece o cabelo e aplica uma pequena quantidade de óleo nos fios. Ao fazê-lo, foca-te nas pontas e evita aplicar no couro cabeludo.

Quantidades para preparar uma máscara de argila

Máscara FacialArgila em póÁgua mineralÓleo
Argila com óleo de rosa mosqueta2 colheres sopa2 colheres sopa1 colher chá (3-4 gotas)
Argila com óleo de coco2 colheres sopa2 colheres sopa1 colher chá (3-4 gotas)
Argila com óleo de argan2 colheres sopa2 colheres sopa1 colher chá (3-4 gotas)
Argila com óleo de amêndoas2 colheres sopa2 colheres sopa1 colher chá (3-4 gotas)

No caso de combinares duas argilas diferentes para uma única máscara, podes colocar uma colher de sopa generosa de cada.

Resumindo

De forma a reforçar as suas propriedades e benefícios, podes misturar argilas que tenham uma ação semelhante. Por outro lado, também podes aplicar diferentes argilas no rosto ao mesmo tempo, tratando preocupações de pele distintas. Por último, adicionar algumas gotas de óleos essenciais ou vegetais à tua máscara pode intensificar o efeito hidratante das mesmas.

Este artigo faz parte de uma série sobre argilas, as suas cores e os seus benefícios. Se ainda não sabes qual a melhor para o teu tipo e necessidades de pele, podes tirar todas as dúvidas aqui.

Perguntas relacionadas

Posso misturar argila com água micelar? A argila já vai limpar em profundidade, mesmo quando misturada com água mineral. Dessa forma, será mais benéfico se usares a água micelar para fazer uma limpeza prévia, aplicando de seguida a máscara de argila.

A argila pode ser misturada com soro fisiológico? Em vez de água mineral, a argila pode ser misturada com soro fisiológico. Este vai reforçar a limpeza de pele promovida pela argila, ao mesmo tempo que hidrata, reduz a oleosidade e minimiza os poros.

Posso misturar a argila com água termal? Se o objetivo for reforçar a hidratação da pele, podes misturar a argila com água termal em vez de água mineral. Esta vai ter uma ação antioxidante, ao mesmo tempo que hidrata, tonifica e mantém a pele refrescada.

A argila pode ser misturada com chá de camomila? O chá de camomila pode ser misturado com argila, já que vai ter um efeito calmante e anti-inflamatório. Graças à sua ação, pode ser misturado com argila verde para ajudar a tratar espinhas e acalmar a pele.

Posso misturar argila com creme hidratante? É mais benéfico aplicar um creme hidratante após a máscara, já que a pele vai absorver melhor as suas propriedades. Por outro lado, argilas como a vermelha ou a branca já tem uma poderosa ação hidratante.

A argila pode ser misturada com babosa (aloé vera)? Seja para reforçar a hidratação ou reduzir a inflamação da pele, podes misturar babosa (aloé vera) com argila. Se a tua preocupação for a acne, mistura com a argila verde. Para melhorar a hidratação e elasticidade da pele, podes combinar com a branca ou a vermelha.

Vê também