Skip to Content

Posso preparar a máscara de argila com água micelar?

Posso preparar a máscara de argila com água micelar?

Na hora de preparar a tua máscara facial, existem várias combinações que ajudam a potenciar alguns dos seus benefícios. Assim, será que vale a pena misturar argila com água micelar ou deve ser usada separadamente?

Se o que procuras é reforçar a limpeza proporcionada pela tua máscara de argila, recomendo-te que a prepares usando soro fisiológico em vez de água micelar. Esta última vai ser bem mais útil para fazer uma limpeza prévia do rosto, de forma a permitir que a argila atue em maior profundidade.

De seguida, vou explicar-te como incluir a água micelar na tua rotina de cuidados do rosto e como usá-la para potenciar os resultados da tua máscara facial. Mais à frente, ficam também as melhores sugestões de ingredientes naturais para misturares com argila.

Posso misturar argila com água micelar?

Na hora de preparar a tua máscara de argila, existem várias combinações possíveis. Podes usar simplesmente água mineral ou optar por soro fisiológico, caso queiras reforçar ainda mais a limpeza proporcionada pela argila.

Por outro lado, há pessoas que gostam de usar água termal, leite ou até chá de camomila. Este último, por exemplo, vai potenciar ainda mais o efeito calmante e anti-acne da tua máscara de argila.

Dadas todas estas possíveis combinações, podes ter-te perguntado: então porque não misturar argila com água micelar?

Na realidade, vai ser bem mais benéfico para a tua pele usá-la antes ou depois da argila, optando assim por utilizar soro fisiológico para preparar a tua máscara facial.

Ao ser usada antes, vai remover todo o tipo de impurezas, desobstruindo os poros e permitindo, dessa forma, que a argila limpe e nutra em maior profundidade.

Após a argila, vai ajudar a remover resíduos que possam ter ficado da tua máscara. Por outro lado, vai ajudar a restabelecer o pH da pele, ao mesmo tempo que controla a sua oleosidade e a mantém hidratada.

DICA: Se utilizares água micelar depois da argila, podes ignorar o passo do tónico, já que esta tem uma ação tonificante. Assim, basta aplicares um creme hidratante seguido de protetor solar.

Vê também: O que passar no rosto depois da máscara de argila?

O que posso misturar na argila?

No que toca às máscara de argila, as possibilidades são várias e vão depender sobretudo das preocupações de pele que queiras ver resolvidas.

De facto, existem muitos outros ingredientes que podes misturar para potenciar alguns dos seus benefícios:

  • Óleos essenciais e vegetais. É incrível como podemos tornar a nossa máscara de argila muito mais eficaz com apenas algumas gotas de um óleo. Se o objetivo for clarear a pele, podes acrescentar óleo de rosa mosqueta. Por outro lado, o óleo de melaleuca é ótimo para combater a acne. Já algumas gotas de óleo de coco vão proporcionar uma maior hidratação e prevenir o aparecimento de rugas
  • Soro fisiológico. Em vez de usares água mineral para preparar a tua máscara de argila, podes usar soro fisiológico. Este vai permitir uma limpeza mais profunda, deixando a pele mais hidratada e menos oleosa
  • Chás. Em vez de água ou soro fisiológico, uma alternativa interessante são os chás. O de camomila vai ter uma potente ação calmante, sendo útil para combater os sintomas da acne. Já o verde, graças às suas propriedades antioxidantes, vai servir para prevenir o envelhecimento precoce
  • Babosa (aloe vera). Para potenciar a ação anti-inflamatória e cicatrizante da tua máscara de argila, podes prepará-la com gel de babosa em vez de água. Esta poderosa combinação vai ajudar a tratar a acne, acalmar a pele e melhorar a sua hidratação
  • Mel. Outra mistura com inúmeros benefícios para a pele é a de argila com mel. Este pode ser usado para tornar a tua máscara ainda mais eficaz no combate à acne, manchas e rugas
  • Leite de magnésia. Misturá-lo com uma argila própria para peles oleosas, vai ajudar a reduzir a oleosidade e o brilho excessivo da pele. Por outro lado, existem relatos da sua eficácia na hora de clarear as manchas do rosto

Como preparar uma máscara de argila? Para cada duas colheres de sopa de argila, adiciona outras duas de água ou soro fisiológico. Acrescenta algumas gotas de um óleo à tua escolha e mistura bem até obteres uma pasta espessa.

Vê também: 12 receitas caseiras de argila com óleos (e seus benefícios)

O que misturar na argila

Que cores de argila posso misturar com soro fisiológico?

O soro fisiológico é, sem dúvida, uma das nossas misturas favoritas para ficar com aquela sensação de pele bem sequinha, limpa e fresca após a máscara facial.

Para misturar com ele, devemos escolher uma argila que se adeque ao nosso tipo de pele e aos problemas que queremos ver resolvidos.

Por exemplo, caso a tua preocupação seja a oleosidade em excesso ou a acne, recomendo-te que optes por usar a argila verde. Esta é, de facto, ideal para peles oleosas ou acneicas, podendo ser usada a água micelar após a sua utilização de forma a proporcionar uma sensação de limpeza mais profunda e um acabamento mais mate.

Por outro lado, se o teu objetivo for clarear a pele do rosto, podes usar antes a argila branca para suavizar todo o tipo de manchas. Ao ser considerada uma das mais suaves, esta pode ser usada por todos os tipos de pele, inclusive as secas.

Por último, se o que queres é combater o envelhecimento precoce, podes misturar a argila rosa com soro fisiológico. Especialmente recomendada para peles maduras, esta vai ajudar não só a clarear as manchas do rosto mas também a manter a pele hidratada, prevenindo o aparecimento de mais rugas e linhas de expressão.

Não sabes onde comprar argila de qualidade? Encontra as melhores marcas clicando aqui, 100% naturais e cruelty free!

Conclusão

É mais benéfico usar a água micelar para limpar a pele antes de aplicar a argila ou depois de a remover do rosto. Assim, a nossa recomendação é que uses água mineral ou soro fisiológico para preparar a tua máscara facial, adicionando algumas gotas de um óleo essencial ou vegetal à tua escolha.

Vê também