Se procuras uma receita de uma máscara anti-idade, memoriza bem estes dois poderosos ingredientes: argila e óleo de rosa mosqueta. Para te ajudar, listei os seus benefícios, usos e combinações que podes fazer em casa, de forma a resolveres as preocupações de pele que possas ter.
A combinação de argila com óleo de rosa mosqueta serve para clarear manchas, suavizar rugas e tratar a acne. Estes dois ingredientes, quando misturados na mesma máscara, vão limpar a pele em profundidade, proporcionando-lhe um efeito desintoxicante e revitalizante.
No entanto, as utilidades destas máscaras não ficam por aqui. De seguida, vou explicar-te detalhadamente para que servem, que cores de argila misturar, qual a maneira certa de o fazer e a frequência ideal para teres melhores resultados.
Quais os benefícios da argila com óleo de rosa mosqueta para a pele?
Tanto a argila como o óleo de rosa mosqueta tem benefícios e usos muito semelhantes. Porém, incluir este óleo na tua máscara facial vai não só reforçar a ação da argila que escolheres, mas também proporcionar um profundo efeito hidratante.
A argila, independentemente da sua cor, tem os seguintes benefícios:
- Limpa em profundidade, tratando e prevenindo a acne
- Clareia a pele, graças à sua ação esfoliante, anti-inflamatória e cicatrizante
- Estimula a produção de colágeno, suavizando rugas e devolvendo firmeza à pele
- Melhora as estrias e ajuda a reduzir a celulite
Já o óleo de rosa mosqueta serve para:
- Hidratar em profundidade, suavizando a pele
- Atenuar manchas, sobretudo as provocadas pelo sol e cicatrizes da acne
- Auxiliar na produção de colágeno e elastina, combatendo rugas e linhas de expressão
- Combater a acne e o envelhecimento precoce, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antioxidantes
- Prevenir o aparecimento e agravamento de estrias
Uma das receitas mais usadas é a de argila branca com óleo de rosa mosqueta. De facto, esta combinação traz vários benefícios para a pele do rosto e corpo, tendo uma dupla ação hidratante, anti-envelhecimento e, sobretudo, clareadora.
No entanto, existem outras máscaras caseiras que podes experimentar consoante as tuas preocupações de pele. Assim, sejam elas as manchas, a acne ou as rugas, vou deixar-te algumas sugestões que eu própria testei e recomendo.
Vamos lá saber tudo?
Receitas de argila com óleo de rosa mosqueta: que cores usar?
De seguida, vou enumerar as argilas que podes combinar com óleo de rosa mosqueta, de acordo com os teus problemas de pele.
Mais à frente, vais encontrar um tutorial completo sobre como fazer uma máscara, as quantidades certas e os cuidados a ter no antes, durante e depois.
Em primeiro lugar, escolhe a cor de argila que melhor se adapta ao teu tipo de pele e necessidades específicas:
1. Para clarear a pele: argila branca
Se a tua preocupação são as manchas, sejam elas provocadas pelo sol, idade, acne ou até melasma, a minha recomendação é que faças uma máscara facial de argila branca com óleo de rosa mosqueta.
De facto, é graças à ação esfoliante da argila branca, às propriedades cicatrizantes de ambos ingredientes e à sua capacidade de auxiliar a produção de colágeno, que esta máscara vai ajudar a atenuar todo o tipo de manchas.
Já quando aplicada no corpo, esta poderosa combinação vai melhorar a circulação sanguínea, estimulando a produção de colágeno e elastina. Dessa forma, vai ser bastante eficaz para prevenir e tratar estrias que estejam numa fase inicial, bem como reduzir a aparência da celulite.
Por outro lado, e tendo em conta a eficácia desta máscara na hora de tirar manchas, pode ser usada também para clarear zonas do corpo, como axilas e virilhas.
Por quem pode ser usada? Tanto a argila branca como o óleo de rosa mosqueta, podem ser usados por todos os tipos de pele. No entanto, são especialmente recomendados para peles com manchas, secas e ásperas.
2. Para combater a acne, estrias e celulite: argila verde
Para tratar dos problemas relacionados com a acne, como espinhas e cravos, a combinação perfeita é a de argila verde com óleo de rosa mosqueta.
Esta argila é ideal para pele oleosa, sendo capaz de limpar profundamente, desobstruindo os poros e controlando a oleosidade em excesso. Por seu lado, o óleo de rosa mosqueta vai reforçar as propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes da máscara, secando e prevenindo espinhas.
De facto, um estudo que envolveu mais de 60 pessoas, provou que a utilização de um creme com óleo de rosa mosqueta reduz significativamente as marcas da acne.
Por último, uma máscara corporal de argila verde com este óleo serve também para suavizar estrias, reduzir a aparência da celulite e até combater a gordura localizada. Se tens curiosidade por saber mais sobre como tratar desta preocupação com argila e óleos, podes ler o artigo que escrevi aqui.
Por quem pode ser usada? A mistura de argila verde com óleo de rosa mosqueta é ideal para peles oleosas, mistas ou com acne. Tendo em conta a poderosa ação desta argila na hora de remover a oleosidade em excesso, deve ser evitada por pessoas com pele seca ou sensível.
3. Para um detox de pele: argila preta
Se sentes a pele cansada, baça ou com rugas muito marcadas, recomendo-te que combines a argila preta com óleo de rosa mosqueta.
De facto, esta argila é a melhor para proporcionar à tua pele um verdadeiro efeito desintoxicante e revitalizante, removendo impurezas e potenciando a ação dos produtos de skincare que uses de seguida.
Por seu lado, o efeito regenerador do óleo vai hidratar a pele e reforçar a ação da argila preta na hora de suavizar rugas e linhas de expressão.
Por quem pode ser usada? Esta combinação é adequado para todos os tipos de pele, especialmente as cansadas, baças, desidratadas ou com rugas muito marcadas.
4. Para peles maduras e com rugas: argila vermelha
Se o que procuras é uma máscara facial anti-envelhecimento para combater rugas e linhas de expressão, então aproveita a combinação entre a argila vermelha e o óleo de rosa mosqueta.
Esta argila é especialmente recomendada para peles maduras, pois promove a renovação celular, mantém a hidratação e nutre em profundidade.
De facto, uma pele seca é uma pele que envelhece mais depressa. Assim, ao combinar esta argila com óleo de rosa mosqueta, vais ter uma máscara facial com uma dupla ação hidratante e rejuvenescedora.
Por último, tanto a argila vermelha como o óleo vão estimular a produção de colágeno, suavizando rugas e devolvendo à pele maior firmeza e elasticidade.
Por quem pode ser usada? Todos os tipos de pele, em especial as secas, cansadas e maduras. Isto porque, como vimos, a argila vermelha vai impedir que a pele perca água enquanto que o óleo vai reforçar a sua hidratação.
5. Para peles sensíveis e delicadas: argila rosa
Se a tua pele é sensível ou fica facilmente irritada, podes combinar a argila rosa com óleo de rosa mosqueta.
Esta argila é uma mistura da vermelha e da branca, reunindo em si os benefícios de ambas. Assim, serve para tratar uma variedade de preocupações de pele, como manchas, rugas ou até acne.
De facto, graças às suas propriedades calmantes e regeneradoras, vai ser bastante eficaz a tratar espinhas. Isto, quando aliado às propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes do óleo, vai potenciar ainda mais a tua máscara facial na hora de combater a acne.
Por último, graças à ação de ambos ingredientes, também vai ter um efeito anti-idade, mantendo a hidratação da pele, suavizando rugas e clareando a pele.
Por quem pode ser usada? A argila rosa é considerada uma das argilas mais suaves. Assim, quando combinada com óleo de rosa mosqueta, pode ser usada por todos os tipos de pele, especialmente as sensíveis e maduras.
Quantas vezes por semana e durante quanto tempo devo usar?
As máscaras de argila com óleo de rosa mosqueta podem ser usadas por todos os tipos de pele. Em relação à sua frequência, recomenda-se um máximo de duas máscaras faciais por semana, tendo sempre o cuidado de ir avaliando as reações da pele.
No entanto, para peles secas, uma máscara facial por semana ou a cada quinze dias pode ser suficiente, de forma a não ressecar em demasia e causar efeito rebote.
De qualquer forma, o mais importante é aplicar a argila com óleo de rosa mosqueta da maneira certa e adotar alguns cuidados no antes, durante e depois de fazer a máscara (vê as nossas recomendações mais abaixo).
Por último, seja para clarear a pele, suavizar rugas, atenuar as marcas da acne ou tratar estrias, recomendo-te que faças o número de máscaras recomendado durante pelo menos 2-3 meses.
Como fazer uma máscara de argila com óleo de rosa mosqueta?
Para fazer uma máscara facial ou corporal, basta seguir este simples passo a passo, consoante a zona do corpo a aplicar. Para ambos casos, vais precisar do seguinte:
- Um recipiente e uma colher para preparar a máscara (evita o metal)
- Um pincel língua de gato para aplicar (opcional)
- Uma argila em pó à tua escolha
- Óleo de rosa mosqueta
- Água mineral ou soro fisiológico
Tendo reunido tudo, vou explicar-te detalhadamente o que fazer antes, durante e depois de aplicar a máscara no rosto ou corpo:
No rosto
- Limpa o rosto. Queres potenciar ainda mais a ação desta máscara facial caseira? Então faz uma limpeza prévia do rosto de forma a melhorar a sua absorção e permitir que atue em maior profundidade. Para tal, podes usar um sabonete, gel de limpeza ou uma água micelar
- Prepara a máscara. Para o rosto, vamos precisar de duas colheres de sopa de argila e 2 duas colheres de sopa de água mineral. Junta tudo e mistura até obteres uma pasta espessa e lisa
- Adiciona o óleo de rosa mosqueta. Para tal, 3 a 4 gotas (uma colher de chá) são suficientes para potenciar os benefícios da argila
- Aplica no rosto. Preparada a máscara, espalha de forma generosa pelo rosto com os dedos ou um pincel língua de gato. Ao fazê-lo, tem o cuidado de evitar os lábios e a zona do contorno dos olhos
- Deixa atuar 15-20 minutos. Durante este tempo, relaxa e deixa a máscara fazer o seu trabalho. Respeita sempre o tempo e não deixes secar totalmente, já que pode ressecar a tua pele em demasia e aumentar a sua oleosidade
- Retira a máscara, hidrata e protege. Retira a argila com água morna e finaliza aplicando um hidratante adequado ao teu tipo de pele
DICA: Após o uso de argila e óleo de rosa mosqueta, é muito importante aplicar protetor solar. Após a máscara facial, a tua pele vai encontrar-se mais sensibilizada e vulnerável, sendo importante proteger do sol para evitar o aparecimento de manchas.
No corpo
- Prepara a máscara de argila com óleo de rosa mosqueta. No que toca ao corpo, as quantidades vão depender da zona a aplicar. Para tal, adota como referência as quantidades usadas para o rosto e vai aumentando consoante a necessidade
- Limpa a zona do corpo a aplicar. Para potenciar a ação da tua máscara corporal, higieniza bem a área do corpo pretendida
- Aplica a máscara. Usando os dedos ou um pincel específico, aplica a máscara em camadas generosas. Se usares os dedos, podes ir massajando a zona à medida que vais aplicando
- Deixa atuar entre 20 a 30 minutos. Relaxa e deixa a máscara fazer o seu trabalho. Se quiseres reforçar a sua eficácia, podes envolver a zona com filme plástico
- Retira a máscara e massaja. Terminado o tempo, retira a argila abundantemente com água. Por último, podes usar um creme hidratante ou anti-celulite para massajar e estimular a circulação sanguínea da zona
Quantas vezes por semana posso fazer uma máscara corporal? Para veres resultados no tratamento de estrias, é importante fazeres uma máscara por semana ou a cada quinze dias, durante pelo menos 3-4 meses. Já em relação à celulite, a frequência é a mesma, sendo fundamental mudar alguns hábitos no teu estilo de vida (vê aqui quais).
Vê também: Argila para estrias: qual a melhor e como usar
Perguntas relacionadas
Quantas gotas de óleo essencial posso colocar na argila? Após preparares a tua máscara facial de argila, podes adicionar entre 3 a 4 gotas de um óleo essencial à tua escolha. Já para os óleos vegetais, como o de rosa mosqueta, a quantidade recomendada é a mesma.