Skip to Content

Argila cinza: para que serve e quais os seus benefícios

Argila cinza: para que serve e quais os seus benefícios

Se chegaste até aqui, é porque estás curiosa por saber para que serve a argila cinza. De facto, pode ser uma das menos conhecidas mas traz vários benefícios para a pele e cabelo. Tendo eu própria curiosidade, tratei de saber tudo sobre ela para te explicar detalhadamente como te pode ajudar a resolver várias preocupações que possas ter.

A argila cinza serve para tratar de problemas relacionados com a pele oleosa. Assim, ajuda a controlar a produção de sebo em excesso, desobstruindo os poros e atenuando os sinais da acne. Rica em antioxidantes, previne também o envelhecimento precoce, ao mesmo tempo que uniformiza o tom de pele.

No entanto, os seus benefícios não ficam por aqui. Se estás a ponderar se deves incluí-la na tua rotina de beleza, aconselho-te a continuares a ler para saberes tudo ao pormenor. Garanto-te que após leres tudo, a decisão será bem fácil de tomar.

Por último, tendo eu própria já testado várias argilas, irei explicar-te o passo a passo sobre como a usar e fazeres a tua própria máscara no conforto de casa. Vamos lá?

Argila cinza para que serve e quais os seus benefícios

O que é a argila cinza e para que serve?

Embora pouco conhecida, a argila cinza serve para uma variedade de problemas relacionados com a pele, corpo e cabelo. De facto, esta preciosidade extraída das rochas vulcânicas tem uma composição tão rica que a torna única, graças a minerais como a sílica, o ferro ou o magnésio.

Por outro lado, esta tem um pH mais alcalino, fazendo dela uma das melhores argilas para resolver problemas relacionados com a pele oleosa, como espinhas, pontos negros e acne no geral.

Em boa verdade, esta é capaz de tratar uma grande variedade de situações, desde a celulite e a flacidez, até à escamação a nível do couro cabeludo. De seguida, vou dar-te a conhecer todos estes benefícios ao detalhe.

Quais são os benefícios da argila cinza para a pele?

Se tens lido sobre argilas, as suas cores e os seus benefícios, podes ter ficado com a sensação de que servem todas para a mesma coisa: tratar a pele oleosa. Então, porque escolher a argila cinza de entre tantas outras?

A resposta é simples e resume-se ao que esta pode fazer por ti para além de controlar a oleosidade. Assim, se outra das tuas preocupações são os primeiros sinais de envelhecimento, como as rugas ou as linhas de expressão, então a argila cinza é para ti.

No entanto, existem muitos outros benefícios que acredito que te vão surpreender e ajudar a decidir se a deves ou não incluí-la na tua rotina de beleza.

1. Uniformiza o tom da pele

Com o passar dos anos, hábitos menos saudáveis, razões hormonais ou falta de cuidados, fazem com que a tua pele fique com um tom mais irregular e com manchas castanhas mais evidenciadas. Isto é algo perfeitamente normal mas se te incomodar, a argila cinza pode ajudar.

De facto, graças às suas propriedades antioxidantes, esta vai ser uma das tuas melhores aliadas para uniformizar e proteger a tua pele. Na realidade, elementos como o titânio, que fazem parte da sua composição, vão funcionar como um autêntico escudo para a pele, protegendo-a dos raios UV e prevenindo o aparecimento de mais manchas.

Vê também: Qual a melhor argila para tirar as manchas do rosto?

2. Limpa e esfolia em profundidade

Se tens a pele oleosa ou mista, já deves ter tido a sensação que a tua pele não fica bem limpa, especialmente nos meses de maior calor. Assim, a argila cinza vai servir para fazeres uma limpeza e esfoliação em profundidade, ajudando a remover todas as impurezas e vestígios de produtos que possas ter usado.

Por último, se a tua pele ficar sensível ou reativa após fazeres uma máscara facial, aconselho-te que optes antes pela argila rosa, por ser mais suave e adequada para este tipo de peles. Se este for o teu caso, vê aqui todos os seus benefícios e como a usar.

3. Ajuda a manter a pele hidratada

Como vimos, a argila cinza serve para limpar em profundidade. Isto, por sua vez, vai ajudar a preparar a pele para absorver melhor todos os produtos de cuidados do rosto que apliques de seguida, potenciando a sua ação.

Por outro lado, o potássio presente nesta argila vai ajudar a regular os níveis de água da tua pele, suavizando as linhas de expressão e atenuando as manchas causadas pela idade.

O resultado? Uma pele menos baça e com um aspeto bem mais jovem!

4. Seca espinhas e remove pontos negros

Como remove a oleosidade em excesso e desobstrui os poros, vai ajudar a prevenir o aparecimento da acne. Ao mesmo tempo, vai secar as espinhas, diminuir a inflamação e remover eficazmente os pontos negros.

Grande parte destes benefícios devem-se à sílica presente nesta argila, um mineral com propriedades incríveis, que vai ter uma potente ação na hora de absorver a oleosidade da pele.

No entanto, se a tua principal preocupação de pele é a de resolver a acne, aconselho-te que uses antes a argila verde. Para saber mais sobre os seus benefícios e como te pode ajudar, lê aqui o artigo que escrevi sobre ela.

5. Previne o envelhecimento precoce da pele

Graças à sua combinação de minerais e antioxidantes, a argila cinza serve para combater os radicais livres. Estes, por seu lado, são os grandes responsáveis por uma pele flácida e com mais rugas.

Assim, alguns dos elementos que compõe esta argila, como o cálcio ou o ferro, vão revitalizar, proteger e devolver à tua pele uma maior elasticidade e densidade, resultando numa aparência mais jovem.

No entanto, de nada vai servir fazer uma máscara facial de argila se não cuidares da tua pele todos os dias. Dessa forma, é importante teres uma rotina de skincare diária na qual utilizes produtos adequados ao teu tipo de pele.

Vê também: Como cuidar da pele do rosto em 4 simples passos

6. Ajuda combater a flacidez e a celulite

A argila cinza, uma vez aplicada no corpo, ativa e melhora a circulação sanguínea. Dessa forma, pode ser de grande utilidade na hora de combater preocupações como a celulite e a flacidez.

No entanto, para melhor combater a celulite e ter uma pele mais firme, é preciso fazer uma série de pequenas alterações ao nosso estilo de vida. Se te interessar saber mais sobre este assunto, bem como ficar a par de dicas que realmente funcionam, podes ler o artigo que escrevi aqui.

Como usar a argila cinza no rosto?

Graças aos seus inúmeros benefícios, é natural que encontres a argila cinza presente em vários produtos para o rosto. No entanto, se o que procuras é fazer uma máscara facial a partir do pó, vou partilhar contigo o passo a passo:

  • Prepara a máscara. Se já tens a argila cinza em pó, mistura duas colheres de sopa para duas de água mineral. Mexe bem até obteres uma pasta consistente e sem grumos
  • Limpa o rosto. Antes de aplicares a máscara, limpa bem a pele com um gel de limpeza adequado ao teu tipo de pele, de forma a remover todas as impurezas e vestígios de maquiagem
  • Aplica a máscara de argila. Agora que já tens a tua máscara e a pele pronta para a receber, espalha uniformemente pelo rosto usando um pincel língua de gato ou os dedos. Na hora de aplicar, tem o cuidado de evitar a zona do contorno dos olhos e os lábios
  • Deixa atuar. Após a aplicação, deixa a argila atuar consoante a indicação na embalagem do produto que usares. Tratando-se de uma máscara facial, o tempo varia entre os 10 e os 15 minutos. Por último, é importante não deixar secar na totalidade para evitar o efeito rebote
  • Retira a máscara. Terminado o tempo, remove com água morna secando a pele delicadamente com a ajuda de uma toalha

DICA: para potenciar ainda mais os resultados desta máscara, humedece a tua toalha com água morna e coloca no rosto durante alguns minutos. Isto vai servir para abrir os poros e potenciar ainda mais o hidratante que uses de seguida.

Como usar a argila cinza no corpo?

Como vimos, a argila cinza serve também para tratar de preocupações relacionadas com a flacidez e a celulite. Assim, tal como foi feito para o rosto, podes fazer uma máscara para colher todos os seus benefícios seguindo estes simples passos:

  • Antes de tudo, certifica-te de que as zonas do corpo onde vais aplicar a máscara estão bem limpas e secas, sem cremes nem resíduos de outros produtos
  • Faz uma máscara e aplica nas zonas a tratar com a ajuda das mãos
  • Deixa atuar conforme a indicação presente na embalagem do produto, normalmente entre 10 a 20 minutos. Fica atenta para não deixar secar
  • Retira no duche e finaliza aplicando um creme corporal hidratante

Como usar a argila cinza no cabelo?

As máscaras de argila cinza vão ser também bastante úteis na hora de remover a oleosidade e a escamação do cabelo. No entanto, se o fizeres tem sempre o cuidado de aplicar somente no couro cabeludo, de forma a evitar ressecar as pontas.

Dito isto, podes seguir estes simples passos para fazeres uma máscara de argila para o cabelo:

  • Prepara previamente a argila, garantindo que fica líquida. Para tal, podes fazer o teste do pincel: se passares o pincel na argila e ela escorrer, significa que está no ponto. Se ficar presa, adiciona mais água
  • Antes de usar a máscara, lava o cabelo normalmente com o teu champô habitual
  • Aplica a argila no couro cabeludo e faz uma massagem suave, para distribuíres uniformemente e potenciares os seus resultados
  • Deixa atuar durante 10 minutos e enxagua abundantemente com água

Por último, se sentires que o teu cabelo produz mais oleosidade após a utilização da máscara, significa que deixaste atuar durante demasiado tempo no couro cabeludo. Para evitar que tal aconteça, basta reduzir o tempo de aplicação ou experimentar outra argila que melhor se adapte o teu cabelo.

Perguntas relacionadas

Quantas vezes por semana posso fazer uma máscara de argila? No caso do rosto, podes fazer uma máscara facial por semana. Em relação ao corpo e ao cabelo, uma máscara a cada 15 dias é suficiente. Fazer em demasia pode ressecar a tua pele, podendo piorar os problemas de oleosidade ou acne.

Quanto tempo posso deixar a argila no rosto? Podes deixar a argila atuar no rosto entre 10 a 15 minutos, evitando que seque. No entanto, o mais recomendado é deixar atuar durante o tempo indicado na embalagem do produto que decidas usar.

É seguro usar argila cinza? Embora tratando-se de um produto natural, existe a possibilidade de reações alérgicas. Assim, se não tiveres a certeza, podes fazer um teste aplicando um pouco de produto no pulso. Se após 20 minutos não tiveres nenhuma reação como vermelhidão ou comichão, é seguro de usar.

Vê também