Skip to Content

Qual a melhor argila para a pele seca?

Qual a melhor argila para a pele seca?

Tens a pele seca e não sabes qual a argila ideal? Se este é o teu caso, não deves ter receio na hora de utilizar estes produtos naturais. Isto porque as argilas não servem apenas para remover a oleosidade, podendo ser bastante úteis para nutrir e hidratar a pele seca. Vem daí que eu conto-te tudo!

A melhor argila para a pele seca é a vermelha. Isto porque graças ao cobre e óxido de ferro nela presentes, vai manter a pele hidratada e melhorar a sua elasticidade. Dessa forma, vai prevenir também o envelhecimento precoce, suavizando rugas e linhas de expressão.

De seguida, vou explicar-te todos os seus benefícios bem como que outras argilas podes utilizar em alternativa. Se também não sabes como usar da maneira certa, continua a ler para saber o passo a passo para fazeres uma máscara facial de argila no conforto de casa.

Argila para pele seca

Qual a argila ideal para a pele seca

Se estás a pesquisar sobre qual a melhor argila para a pele seca é porque tens dúvidas se deves usá-las ou não.

De facto, para este tipo de peles não é aconselhado esfoliar frequentemente, pois corres o risco de causar irritação ou vermelhidão. No entanto, as argilas são produtos naturais e, como tal, servem não só para esfoliar mas sobretudo para nutrir a pele.

Dito isto, podes ter a ideia que as argilas servem apenas para remover a oleosidade em excesso. Contudo, graças aos minerais nelas presentes, vão servir para muitas outras funções, como hidratar, clarear as manchas da pele ou tratar a acne.

Eu própria, tendo a pele mista, uso estas argilas para tratar as zonas mais secas, como as maçãs do rosto. O resultado tem sido fantástico: uma sensação de limpeza suave deixando a pele como se fosse seda. Se este é o teu caso, podes fazer multimasking, aplicando várias cores de argila consoante as zonas do rosto e as suas necessidades.

De seguida, vamos ver quais os benefícios da argila vermelha para a pele seca e como te pode ajudar a ter uma pele mais limpa, hidratada e com um aspeto mais jovem.

Quais são os benefícios da argila vermelha para a pele seca?

A argila vermelha tem uma poderosa ação hidratante e calmante, sendo bastante delicada e suave na hora esfoliar o rosto. De facto, são estes benefícios que fazem dela uma das melhores argilas para a pele seca, sensível ou madura.

Nesse sentido, podes dispensar os esfoliantes convencionais e usar esta argila para limpares a pele sem a agredir. De qualquer forma, e para que não fiques com nenhuma dúvida ou receio, vamos ver os seus benefícios em maior detalhe.

1. Ajuda a manter a pele hidratada

Se tens dúvidas sobre qual a argila a usar para a pele seca, é porque já tiveste uma experiência menos boa. Porventura, já experimentaste a argila verde, de que tanta gente fala.

A argila verde é, de facto, muito útil na hora de limpar e remover a oleosidade em excesso da pele. Contudo, se a pele for seca e não houver esse excesso de óleo, esta vai absorver a gordura que serve como barreira de proteção. Como consequência, a pele vai acabar por perder água, resultando em ressecamento e escamação.

Dessa forma, é preciso escolher a argila ideal para o nosso tipo de pele. Para tal, a argila vermelha vai ser ideal para a tua pele seca já que, graças ao cobre e ferro nela presentes, vai ajudar a manter a hidratação.

O resultado? Uma pele mais revigorada e luminosa.

2. Previne o envelhecimento precoce

O uso da argila vermelha vai estimular a produção de colagénio, devolvendo à tua pele uma maior elasticidade. Por outro lado, a sua ação hidratante vai prevenir que a pele seque ainda mais. De facto, o seu uso continuado, quando aliado a uma rotina de cuidados do rosto adequada, vai ajudar a suavizar as rugas e linhas de expressão.

Ainda a propósito da sua ação antienvelhecimento, o ferro nela presente vai ajudar na oxigenação das células. Isto vai prevenir e atenuar as rugas e linhas de expressão, contribuindo para uma pele com um aspeto mais jovem e saudável.

3. Limpa e esfolia em profundidade

Em boa verdade, não é aconselhado usar um esfoliante convencional na hora de esfoliar a pele seca. Isto porque pode deixar a tua pele ainda mais seca ou sensível.

Porém, a argila vermelha vai limpar em profundidade sem agredir a pele, promovendo uma esfoliação leve que vai deixar a tua pele agradavelmente suave.

Que outras argilas posso usar para a pele seca?

De todas as argilas, a vermelha é a mais adequada para a pele seca. No entanto, existem outras que podes usar caso se adaptem melhor às tuas necessidades de pele.

Assim, e tendo em conta que a tua principal preocupação é hidratar a pele, aconselho-te que penses que outras preocupações gostarias de ver resolvidas. Talvez gostasses de clarear as manchas da pele ou porventura, como eu, tens uma zona T mais oleosa.

Logo que identifiques todas as tuas necessidades, basta escolher uma das argilas que dê respostas a todas elas. Para tal, e tendo em conta que tens a pele seca, recomendo-te o uso de 3: a branca, a rosa e a roxa.

De seguida, vamos ver muito resumidamente os benefícios de cada uma e como podem ajudar-te. Se quiseres saber com maior detalhe para que serve cada cor e como as incluir na tua rotina de cuidados de beleza, podes ler o artigo que escrevi aqui.

Argila branca: para hidratar e clarear a pele

Recomendada para peles sensíveis e desidratadas por ser considerada uma das mais suaves, a argila branca é bastaste versátil na hora de tratar uma variedade de situações de pele.

De facto, esta é bastante conhecida por ajudar a clarear a pele, remover a oleosidade em excesso sem ressecar e tratar alguns sintomas da acne, como espinhas e pontos negros.

Por outro lado, estimula a produção de colagénio, sendo ideal para prevenir e suavizar rugas e linhas de expressão.

Argila rosa: para peles sensíveis

Nem toda a pele seca é sensível. No entanto, se este for o teu caso, a argila rosa pode ser uma boa opção para ti.

Esta é uma combinação da argila vermelha e da branca, reunindo em si as poderosas propriedades de ambas. Dessa forma, para além de limpar em profundidade sem irritar a pele, vais hidratar e tratar de problemas relacionados com a acne, graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

De facto, esta é uma argila bastante útil e que eu própria utilizo na minha rotina de beleza. Se quiseres saber mais sobre ela, escrevi aqui um artigo no qual conto tudo com detalhe.

Argila roxa: para uma pele mais revigorada e jovem

Esta é porventura uma argila menos conhecida mas que pode ser de grande ajuda para quem tem a pele seca.

A argila roxa vai proporcionar à tua pele uma hidratação mais intensiva. Por outro lado, vai também estimular a produção de colagénio, dando uma maior elasticidade à pele e suavizando as rugas e linhas de expressão.

Esta é especialmente recomendada para peles sensíveis e maduras. Se for o teu caso, pode ser uma excelente opção para as tuas máscaras faciais caseiras.

Como usar argila no rosto?

Para usufruíres de todos os benefícios da argila, é preciso preparar a pele adequadamente e respeitar o tempo de aplicação. Isto é especialmente importante caso tenhas a pele seca ou sensível, de forma a não irritá-la ou ressecar ainda mais.

Para tal, podes fazer uma máscara facial a partir do pó seguindo este simples passo a passo:

  • Faz uma limpeza de pele. Antes de aplicar a argila, faz uma limpeza de rosto usando um gel de limpeza ou uma água micelar. Isto vai não só remover as impurezas mas também potenciar os benefícios da argila
  • Prepara a máscara de argila. Para o fazer, vê a dose recomendada na embalagem e vai adicionando água mineral até teres uma pasta lisa e consistente
  • Aplica no rosto. Para tal, sê generosa e coloca camadas grossas usando um pincel língua de gato ou os dedos. Tem sempre o cuidado de evitar a zona do contorno dos olhos e os lábios
  • Deixa atuar consoante o tempo recomendado na embalagem, normalmente 10 a 15 minutos. Este ponto é muito importante para quem tem a pele seca ou sensível: não deixes a argila secar totalmente no rosto
  • Retira a máscara com água morna, secando com uma toalha suave e sem esfregar
  • Aplica um creme hidratante adequado ao teu tipo de pele

Tendo eu própria já cometido esse erro, não posso deixar de reforçar que é muito importante não ultrapassares o tempo de aplicação. Para tal, fica atenta e não deixes a argila secar totalmente no rosto, pois não vai trazer nenhum benefício adicional (antes pelo contrário).

Vê também: Como usar argila no rosto: guia completo com passo a passo

Resumindo

Se tens a pele seca, não significa que não possas usar uma argila para limpar e esfoliar o rosto. De facto, argilas como a vermelha vão ajudar-te a fazê-lo de forma segura, sem agredir a pele, proporcionando ao mesmo tempo uma ação hidratante e nutritiva.

Assim, a sua utilização pode ser bastante benéfica para peles secas e sensíveis. No entanto, é preciso ter alguma precaução na sua aplicação e na frequência com que se fazem estas máscaras faciais. Segue as dicas que te deixamos e desfruta em segurança destes produtos naturais que tanto podem fazer pela tua pele.

Perguntas relacionadas

Posso deixar a argila secar no rosto? Ao fazer uma máscara de argila, não é recomendado deixar secar totalmente. Isto pode ressecar mais a tua pele, aumentar a produção de oleosidade ou causar irritação. Para o evitar, o tempo recomendado de aplicação é de 10 a 15 minutos.

Quantas vezes posso usar argila no rosto? Se a tua pele for seca, uma vez por semana ou a cada 15 dias é suficiente. Por outro lado, se a tua pele for oleosa ou com tendência para a acne, podes fazer até um máximo de 2 vezes por semana. No entanto, é preciso estar atenta às reações da pele e ajustar a frequência se necessário.

Vê também