Quando chega a hora de tirar a máscara de argila do rosto, podem surgir algumas dúvidas. Na verdade, é bastante simples mas existem alguns truques que tornam tudo bem mais fácil. Neste artigo, vou explicar-te como fazê-lo, bem como os cuidados a ter para obteres os melhores resultados para a tua pele.
Terminado o tempo de aplicação, basta tirar a máscara de argila com água morna ou fria. De forma a facilitar a sua remoção, podes humedecer uma toalha em água morna e colocar sobre o rosto durante alguns instantes. De seguida, basta retirar usando os dedos ou um disco de limpeza.
Continua a ler para saberes com maior detalhe como fazê-lo da maneira certa, bem como os cuidados a ter durante e após a aplicação. Mais à frente, explico também o que passar no rosto depois da máscara de argila e quantas vezes por semana podes usar sem correres o risco de prejudicar a tua pele.
Como remover a máscara de argila do rosto: passo a passo
Como vimos mais acima, tirar a máscara de argila do rosto é bastante simples. No entanto, vou deixar-te aqui um pequeno tutorial que podes seguir passo a passo:
- Humedece uma toalha em água morna e coloca sobre o rosto durante alguns instantes (10-15 segundos). Isto vai amolecer a argila e facilitar a sua remoção. Ao fazê-lo, tem o cuidado de encostar delicadamente, evitando esfregar a pele
- Com os dedos ou um disco de limpeza, retira a argila delicadamente. Não é necessário limpar a pele após a remoção. No entanto, se quiseres reforçar a limpeza, podes usar de seguida um sabonete, gel de limpeza ou água micelar para retirar qualquer resíduo que possa ter ficado no rosto
Se a tua pele for sensível, recomendo-te que não uses nenhum produto de limpeza após a máscara de argila. Tem em conta que esta já proporciona à pele uma leve ação esfoliante, pelo que basta removê-la com água para evitar irritar a pele.
Se este for o teu caso, recomendo-te que evites também usar um disco de limpeza, já que pode ser um pouco agressivo para a pele. Por outro lado, se a tua pele for normal ou oleosa, podes fazê-lo, já que vai proporcionar uma esfoliação extra ao rosto.
Agora que já sabes como tirar a máscara de argila da maneira certa, vou explicar-te alguns dos cuidados a ter para tirares o máximo partido destes tratamentos naturais.
Ebook Grátis: Inscreve-te na newsletter clicando aqui e recebe no teu email o ebook 7 Receitas Caseiras de Máscaras de Argila!
Quando devo tirar a máscara de argila do rosto?
O tempo de aplicação vai depender, entre outras coisas, da espessura das camadas que apliques. No entanto, a minha recomendação é que deixes atuar entre 10 a 15 minutos, retirando logo que a argila comece a secar e a clarear na cor.
De facto, não existe qualquer benefício adicional em deixá-la mais tempo na pele, antes pelo contrário. Deixar a máscara de argila secar completamente no rosto pode ressecar a pele em demasia, causar irritação ou até aumentar a sua oleosidade.
Se o que procuras é tirar o máximo partido destes tratamentos caseiros, sugiro-te que potencies alguns dos seus benefícios adicionando outros ingredientes naturais, como um óleo de rosa mosqueta, gel de babosa ou até vinagre de maçã.
Por último, se quiseres proporcionar à tua pele uma limpeza mais profunda, podes usar soro fisiológico em vez de água para preparar a tua máscara de argila.
Vê também: 4 razões para não deixar a argila secar no rosto
O que passar no rosto depois da máscara de argila?
A máscara de argila vai limpar a pele em profundidade, desobstruindo os poros e removendo todo o tipo de impurezas. Graças a isso, vai facilitar a absorção dos produtos de skincare que apliques de seguida, potenciando os seus benefícios.
Dessa forma, recomendo sempre aplicar, pelo menos, um creme hidratante adequado ao teu tipo de pele. Tendo em conta a ação esfoliante da argila, é muito importante finalizar passando um protetor solar e evitar a exposição direta ao sol, já que a pele vai estar mais sensível e vulnerável.
Se quiseres ir um passo mais além para uma pele perfeita, a minha recomendação é que faças uma rotina de cuidados do rosto completa.
Assim, podes saltar o passo da limpeza (já proporcionado pela argila) e começar aplicando um tónico, de forma a reequilibrar o pH da pele. De seguida, aplica um sérum e um creme hidratante, finalizando com um protetor solar.
Se ainda não tens uma rotina de cuidados de pele ou tens dúvidas sobre a ordem dos produtos, podes ler o artigo que escrevi aqui.
Quantas vezes por semana posso usar argila no rosto?
A frequência com que podes fazer máscaras de argila vai depender sobretudo do teu tipo de pele, da cor de argila que escolhas e das preocupações que queiras ver resolvidas. No entanto, tem em conta que o seu uso excessivo pode ressecar a pele em demasia, causar irritação ou até efeito rebote.
Dito isto, quase que não é preciso dizer que não é aconselhável usar todos os dias, já que pode ser prejudicial e inclusive piorar alguns dos problemas de pele que já possas ter.
Dessa forma, a minha recomendação é que faças um máximo de 2 máscaras de argila por semana, tendo o cuidado de ir avaliando as reações da tua pele. No entanto, se tiveres a pele seca ou sensível, recomendo-te que faças apenas uma máscara por semana ou a cada quinze dias.
Podes encontrar um cronograma mais detalhado aqui, com a frequência ideal para cada tipo de pele.
Como referi mais acima, a cor de argila também vai determinar a frequência com que deves usar. De qualquer forma, o mais importante aqui é escolher a mais adequada consoante o teu tipo de pele e as preocupações que queiras ver resolvidas.
Assim, caso tenhas a pele mais oleosa, mista ou acneica, podes optar por usar a argila verde. Por outro lado, se a tua pele for mais seca ou sensível, podes usar a argila branca ou a rosa, já que são consideradas mais suaves e ajudam a pele a manter-se hidratada.
Para saberes mais sobre os benefícios de cada argila e para que servem, podes ler o artigo que escrevi aqui.
Não sabes onde comprar argila de qualidade? Encontra as melhores marcas clicando aqui, 100% naturais e cruelty free!