Skip to Content

Quantas vezes por semana posso usar argila no rosto?

Quantas vezes por semana posso usar argila no rosto?

Mas afinal, quantas vezes posso usar argila no rosto? A resposta vai depender sobretudo do teu tipo de pele e da argila que usares. Tendo já feito várias experiências, vou contar-te tudo o que precisas saber para tirares o máximo partido da tua máscara facial de maneira segura.

Peles normais e oleosas podem usar argila no rosto até duas vezes por semana. No caso das mistas, pode ser usada com a mesma frequência, desde que aplicada somente nas zonas mais oleosas. Já no caso das peles secas, uma máscara por semana ou a cada quinze dias é suficiente.

De seguida, vou explicar-te ao detalhe qual a frequência ideal, que argila usar consoante o teu tipo de pele e qual a maneira certa de preparar a tua máscara facial. Vamos a isso?

Com que frequência posso fazer uma máscara facial de argila?

Como vimos, a frequência semanal com a qual fazemos uma máscara de argila vai depender do nosso tipo de pele. Da mesma forma, é preciso ter também em conta a argila usada e escolher aquela que melhor se adapte às nossas necessidades.

Peles normais

No caso das peles normais, podes fazer uma máscara facial até 2 vezes por semana. No entanto, se a oleosidade da pele não é uma preocupação tua, podes fazer apenas uma vez por semana.

De facto, esta frequência vai ser suficiente para proporcionar uma limpeza profunda à tua pele sem correres o risco de a ressecar em demasia.

Qual a melhor argila para peles normais? Vai sempre depender das tuas preocupações de pele. Assim, caso sintas a pele baça ou cansada, podes fazer uma máscara detox usando a argila preta. Por outro lado, se o que procuras é hidratar, nutrir, suavizar rugas e até manchas, podes usar a argila branca ou a vermelha.

Peles oleosas

Se tiveres a pele oleosa ou com acne, podes fazer uma máscara de argila até 2 vezes por semana.

Se já andaste a pesquisar pela internet, podes ter lido que não há problema em fazer dia sim, dia não. No entanto, isto pode ser prejudicial, já que vai ressecar em demasia a pele podendo causar efeito rebote.

Assim, duas vezes por semana é suficiente para remover a oleosidade em excesso e as impurezas que obstruem os poros, prevenindo dessa forma o aparecimento de mais cravos e espinhas.

Por outro lado, se quiseres potenciar os resultados, em vez de fazeres mais vezes experimenta adicionar algumas gotas de um óleo à tua máscara de argila, como o de melaleuca ou de rosa mosqueta.

Qual a melhor argila para peles oleosas? Para desobstruir os poros de maneira eficaz, regular a oleosidade da pele e atenuar os sintomas da acne, recomendo-te que uses a argila verde. Podes ver todos os seus benefícios no artigo que escrevi aqui.

Peles mistas

Para quem tem a pele mista, é recomendado fazer entre 1 a 2 máscaras por semana.

De facto, a minha recomendação é que a segunda máscara semanal seja apenas aplicada nas áreas do rosto mais oleosas, como a zona T (testa, nariz e queixo), de forma a não ressecar em demasia as zonas mais secas.

Em alternativa, podes fazer multimasking, preparando duas máscaras de argila diferentes e aplicando ao mesmo tempo. Dessa forma, podes usar uma argila para peles oleosas na zona T e uma mais suave para as zonas mais secas do rosto.

Neste caso, podes fazer em segurança as duas máscaras por semana.

Qual a melhor argila para peles mistas? Sendo este o meu caso, eu gosto de usar a argila verde para retirar o brilho e a oleosidade em excesso da minha zona T. Por outro lado, para hidratar e nutrir as zonas mais secas, uso uma argila mais suave, como a branca ou a rosa.

Peles secas

Se tens a pele seca e desidratada, recomendo-te que faças apenas uma máscara de argila por semana, de forma a não ressecar ou irritar a pele.

Nestes casos, não é recomendado usar uma argila como a verde, já que vai absorver a (pouca) gordura que serve de barreira protetora. De facto, o seu uso pode fazer com que a pele perca ainda mais água, resultando em ressecamento e escamação.

Assim, procura uma argila própria para peles secas e experimenta combiná-la com um óleo que reforce a sua ação hidratante e antioxidante, como o de coco, amêndoas doces ou até lavanda.

Qual a melhor argila para peles secas? A melhor argila para peles secas ou maduras é a vermelha. Esta vai ajudar a manter a hidratação ao mesmo tempo que estimula a síntese de colágeno, resultando em rugas e linhas de expressão menos marcadas. Em alternativa, podes usar a argila rosa, já que é ideal para peles sensíveis.

Tipo de peleMáscaras por Semana
Normal2
Oleosa2
Mista1-2
Seca1
Frequência semanal recomendada de máscaras de argila

Faz mal usar argila no rosto todos os dias?

Independentemente do teu tipo de pele ou da argila que uses, não é recomendado fazer uma máscara facial todos os dias. Tendo em conta a sua ação esfoliante, exagerar no uso destas máscaras pode ressecar em demasia a pele, causando irritação ou efeito rebote.

Eu percebo: adoras aquela sensação de pele limpa e seca. No entanto, no caso das peles oleosas e mistas, estar constantemente a esfoliar pode levar a tua pele a aumentar a produção de oleosidade, dando-lhe aquele brilho que precisamente queremos evitar.

Já no caso das peles secas, é ainda mais importante não exagerar. Isto porque a ação esfoliante da argila pode fazer com que a pele perca ainda mais hidratação, causando escamação e irritação.

Em qualquer dos casos, seja para prevenir o efeito rebote ou evitar o ressecamento excessivo, usa sempre um creme hidratante após retirares a máscara de argila.

Ebook Grátis: Inscreve-te na newsletter clicando aqui e recebe no teu email o ebook 7 Receitas Caseiras de Máscaras de Argila!

Posso usar dois tipos de argila no mesmo dia?

Não é recomendado fazer duas máscaras de argila no mesmo dia. No entanto, podes usar duas cores diferentes desde que aplicadas em diferentes áreas do rosto. Por exemplo, caso tenhas a pele mista, podes usar a argila verde para as zonas mais oleosas e a branca para as partes mais secas.

Em alternativa, se o que procuras é usufruir dos benefícios de diferentes tipos de argilas, podes combiná-las numa única máscara facial e até potenciá-las adicionando algumas gotas do teu óleo favorito. Podes ver as misturas que recomendo no artigo que escrevi aqui.

E na mesma semana?

A resposta é simples e direta: sim. Usar diferentes tipos de argila é algo que eu própria faço, já que me permite solucionar vários problemas em vez de me focar apenas num.

Assim, imagina que a tua principal preocupação é a oleosidade em excesso mas também sentes a pele cansada. Para tal, podes usar na mesma semana uma argila própria para peles oleosas, como a verde, e outra que promova um efeito desintoxicante, como a preta.

No entanto, tem sempre o cuidado de espaçar o seu uso e não fazê-lo em dias seguidos. Em alternativa, e como vimos mais acima, podes combinar diferentes tipos de argila numa única máscara e potenciá-las adicionando algumas gotas de óleos.

Como usar argila no rosto?

Seja para clarear o rosto, atenuar rugas ou secar espinhas, a solução não é aumentar a frequência com que fazes máscaras de argila.

Na verdade, o que deves fazer para teres melhores resultados é seguires o cronograma recomendado, potenciar os efeitos da argila adicionando óleos e, sobretudo, usar da maneira certa.

Para tal, é preciso ter cuidados no antes, durante e depois, de forma a tirares o máximo partido das tuas máscaras faciais. Para te ajudar, elaborei este simples passo a passo com tudo o que precisas de saber:

  1. Prepara a argila. Para o fazer, mistura 2 colheres de sopa de argila em pó com 2 de água mineral ou soro fisiológico até obteres uma pasta espessa. Para reforçar as suas propriedades, podes adicionar algumas gotas de óleos essenciais e vegetais (vê todas as receitas aqui)
  2. Limpa o rosto. De forma a permitir que a argila limpe e nutra o rosto em maior profundidade, faz uma limpeza de pele prévia usando um sabonete, gel de limpeza ou água micelar
  3. Aplica a máscara. Usando um pincel próprio ou os dedos, espalha a argila de forma generosa e uniforme pelo rosto. Ao fazê-lo, tem sempre o cuidado de evitar o contorno dos olhos e os lábios
  4. Deixa atuar 10-15 minutos. A argila é muito eficaz a absorver a oleosidade em excesso. Por isso mesmo, se a deixares muito tempo no rosto, pode ressecar a pele em demasia. Assim, não deixes secar totalmente e respeita sempre o tempo recomendado
  5. Retira com água. Terminado o tempo, retira a argila com água morna gentilmente sem esfregar. Para o fazer, eu gosto de usar um disco de limpeza reutilizável

Ainda tens dúvidas sobre como usar argila da maneira certa?aqui o artigo que escrevi onde respondo às perguntas mais frequentes sobre os cuidados a ter antes, durante e depois de fazeres uma máscara facial.

O que passar no rosto depois da argila?

Graças à ação esfoliante da argila, a tua pele vai absorver melhor os produtos que apliques de seguida. Assim, aproveita para hidratar e nutrir aplicando um creme hidratante. Por último, esta vai estar também mais vulnerável, sendo essencial usar protetor solar para evitar o aparecimento de manchas.

De facto, se há algo que não me canso de dizer, é que não apanhes sol após fazeres uma máscara de argila. Se a tua preocupação for clarear o rosto ou atenuar as manchas, não ter o cuidado de usar protetor solar após a esfoliação pode piorar ainda mais o teu problema de pele.

Quantas vezes posso usar argila no corpo?

Seja para clarear zonas do corpo ou tratar estrias e celulite, recomendo-te um máximo de uma máscara corporal por semana. Antes de fazê-lo, tem sempre o cuidado de higienizar a zona a aplicar, de forma a permitir que a argila atue em maior profundidade.

Para clarear áreas do corpo como as axilas ou virilhas, recomendo-te que uses a argila branca, já que tem uma poderosa ação clareadora. Por outro lado, podes também usá-la para reduzir estrias e celulite, alternando com argilas como a verde ou a preta.

No caso das estrias, podes potenciar a tua máscara adicionando algumas gotas de óleo de rosa mosqueta, já que está provado ser um poderoso aliado capaz de prevenir o seu aparecimento e agravamento.

Como fazer uma máscara corporal de argila? As quantidades a usar vão sempre depender da área do corpo a aplicar (vê aqui as minhas recomendações). Prepara a máscara misturando a argila com água mineral e aplica no corpo. Deixa atuar 20-30 minutos, retira com água e aplica um creme hidratante.

Vê também: Argila para estrias e celulite: qual a melhor e como usar

E no cabelo, quantas vezes posso fazer uma máscara de argila?

Se tiveres o cabelo seco, quebradiço e frágil, é aconselhado fazer uma máscara capilar de argila por semana ou a cada 15 dias. Ao aplicar, tem sempre o cuidado de colocar somente no couro cabeludo, evitando os fios.

De facto, esta frequência é a ideal para não ressecar em demasia. Assim, com um simples tratamento caseiro, vais proporcionar à pele do couro cabeludo um autêntico efeito detox, removendo também a oleosidade em excesso e tratando de problemas como a queda ou a caspa.

O resultado? Um cabelo com um aspeto mais saudável e um crescimento bem mais forte e rápido! Para saberes qual a melhor argila para o teu cabelo e como usar da maneira certa, podes ler o artigo que escrevi aqui.

Como fazer uma máscara capilar de argila? Antes de mais, prepara a máscara seguindo as recomendações que podes encontrar aqui. Após isso, humedece o cabelo e aplica a argila somente no couro cabeludo. Deixa atuar 15-20 minutos, retira com água e finaliza lavando o cabelo com um champô adequado.

Vê também