Se tens a pele cansada ou com rugas muito marcadas, incluir a argila roxa na tua rotina de beleza vai trazer vários benefícios. Para te ajudar, testei esta argila altamente nutritiva e enumerei cuidadosamente todos os seus benefícios para o rosto, corpo e cabelo.
A argila roxa serve para limpar em profundidade a pele, ajudando também a prevenir o envelhecimento precoce. Graças à sua composição rica em magnésio e silício, vai auxiliar na produção de colágeno, devolvendo maior firmeza e elasticidade à pele.
Continua a ler para saberes todos os seus benefícios ao detalhe, bem como o passo a passo para fazer uma máscara facial, corporal ou capilar da maneira certa.
Quais os benefícios da argila roxa para a pele do rosto e corpo?
A argila roxa vai buscar a sua cor à alta concentração de magnésio nela presente. De facto, é este poderoso oligoelemento, fundamental para uma pele saudável, que vai fazer da argila roxa uma das melhores para cuidar de peles cansadas ou maduras.
No entanto, esta pode ser usada por todos os tipos de pele, já que tem muitos outros benefícios que podem ajudar a resolver várias preocupações que possas ter.
Vamos conhecê-los ao detalhe?
1. Limpa e nutre em profundidade
Se sentes que o teu gel de limpeza não limpa a tua pele na totalidade, está na hora de incorporares a argila roxa na tua rotina de cuidados do rosto.
Isto porque, quando aplicada na tua pele, a sua potente absorção vai remover todas as impurezas e oleosidade em excesso da pele, sem a ressecar. Em troca, vai nutri-la profundamente com oligoelementos essenciais para uma pele saudável como o silício e o magnésio.
2. Previne o aparecimento de acne
Esta é uma consequência direta da sua profunda ação na hora de limpar e esfoliar. Como vimos, a argila roxa é capaz de entrar na pele em profundidade, desobstruindo os poros e prevenindo, dessa forma, o aparecimentos de espinhas e cravos.
Por outro lado, graças ao manganês e magnésio nela presentes, vai ajudar na cicatrização e proporcionar à pele um efeito calmante, capaz de atenuar os sintomas e a aparência da acne.
3. Tem um efeito desintoxicante
Se as pessoas à tua volta começam a dizer-te que estás com um ar cansado, talvez esteja na hora de fazer uma máscara facial de argila com maior frequência.
Para tal, a argila roxa pode ser de grande ajuda já que graças à alta concentração de silício nela presente, vai ter um poderoso efeito desintoxicante e rejuvenescedor.
De facto, é esta sua ação que faz dela uma das argilas ideais para peles baças e cansadas, já que vai remover toxinas e desobstruir os poros.
Por seu lado, este seu efeito vai melhorar a absorção dos produtos da tua rotina de skincare, potenciando os seus benefícios. Dessa forma, vais estar não só a limpar a pele mas também a nutri-la profundamente, devolvendo-lhe um aspeto mais radiante.
4. Previne o envelhecimento e suaviza rugas
São várias as razões pelas quais a roxa é considerada uma das melhores argilas antienvelhecimento e revitalizadoras.
Por um lado, melhora a circulação sanguínea e estimula a produção de colágeno. De facto, é graças à alta concentração de silício e manganês nela presentes que vai ajudar a devolver uma maior elasticidade à tua pele, suavizando rugas e linhas de expressão.
Por outro lado, e ao contrário de outros esfoliantes convencionais, é capaz de limpar em profundidade sem ressecar em demasia. Isto, aliado às propriedades do magnésio, vai ajudar a mantê-la hidratada, evitando que fique seca e áspera.
5. Tira manchas e clareia a pele
A ação esfoliante da argila roxa e as suas propriedades cicatrizantes vão ajudar a suavizar manchas, sejam elas provocadas pelo sol, idade, cicatrizes da acne ou até melasma. De facto, pode ser usada inclusive para clarear a pele do corpo, como virilhas ou axilas.
No entanto, se a tua principal preocupação é clarear a pele, recomendo-te que uses antes a argila branca. Para saberes mais sobre ela e os seus benefícios, podes ler o artigo que escrevi aqui.
6. Melhora estrias e celulite
Como vimos, a argila roxa é capaz de melhorar a circulação sanguínea, contribuindo para a produção de colágeno e elastina. Assim, no que toca à pele do corpo, não vai ser diferente, sendo capaz de lhe devolver firmeza e elasticidade.
Dessa forma, e tendo em conta também a sua ação anti-inflamatória e cicatrizante, vai ser bastante útil na hora de tratar estrias e celulite. Para potenciar esta sua ação, junta-lhe algumas gotas de óleo de rosa mosqueta, já que está provado que é capaz de prevenir o aparecimento e agravamento de estrias.
Vê também: Argila para estrias e celulite: qual a melhor e como usar
O que misturar com argila roxa?
Se quiseres reforçar alguns dos benefícios da argila roxa, podes adicionar algumas gotas de óleos. De facto, no que toca às máscaras faciais de argila, as possibilidades são imensas e o resultado final vai ser sempre uma máscara natural altamente nutritiva para a tua pele.
Assim, se tiveres a pele seca e quiseres proporcionar uma maior hidratação, podes misturar na tua máscara facial algumas gotas dos seguintes óleos:
Por outro lado, se a tua preocupação principal forem as manchas e as rugas, podes usar:
- Óleo de rosa mosqueta
- Óleo de argan
Por último, para tratar da acne, podes adicionar um dos seguintes:
- Óleo de melaleuca (tea tree)
- Óleo de lavanda
Vê mais à frente no tutorial que preparei para ti as quantidades de óleo a adicionar na hora de preparar a tua máscara de argila roxa.
DICA: Se tiveres a pele oleosa e com acne, recomendo-te que uses a argila verde. Graças às suas propriedades, esta é a mais eficaz na hora de remover a oleosidade em excesso, cicatrizar espinhas e acalmar a inflamação da pele. Podes ver todos os seus benefícios no artigo que escrevi aqui.
Argila roxa no cabelo: para que serve?
Já sabemos os benefícios da argila roxa para a pele do rosto e corpo, no entanto, para que serve quando usada no cabelo?
Quando aplicada no couro cabeludo, vai proporcionar à pele desta zona um verdadeiro efeito detox, removendo toxinas, impurezas, células mortas e oleosidade em excesso.
Por outro lado, e graças à sua capacidade de melhorar a circulação sanguínea, vai ajudar a hidratar e fazer com que o cabelo cresça mais rápido e saudável.
DICA: Se queres que o teu cabelo cresça mais forte e rápido, recomendo-te que uses em alternativa a argila amarela. De facto, a sua poderosa ação na hora de hidratar e nutrir a pele do couro cabeludo, vai ser de grande ajuda caso este esteja seco e quebradiço.
Vê também: A argila faz o cabelo crescer mais rápido?
Tutorial: como aplicar argila roxa passo a passo
Tens receio de não estar a aplicar a argila da maneira correta? Para te ajudar, elaborei um passo a passo onde explico o antes, durante e depois da aplicação, bem como as quantidades ideais que eu própria testei.
Antes de começar, para fazer uma máscara a partir da argila roxa em pó, vais precisar do seguinte:
- Um recipiente e uma colher para preparar a máscara (dá preferência à cerâmica, evitando o metal)
- Argila roxa em pó
- Água mineral ou soro fisiológico
- Óleo de rosa mosqueta ou outro à tua escolha (opcional)
- Um pincel língua de gato (opcional)
Já tens tudo o que precisas? Então basta seguires o tutorial consoante a zona onde pretendas aplicar.
No rosto
Para fazer uma máscara facial de argila roxa, segue o seguinte passo a passo:
- Limpa o rosto. De forma a potenciar a ação da argila e permitir que atue em maior profundidade, usa um sabonete, gel de limpeza ou água micelar para fazer uma limpeza prévia do rosto
- Prepara a máscara. Para tal, vamos precisar de duas colheres de sopa de argila roxa para outras duas de água mineral. Mistura bem até obteres uma pasta espessa. Se quiseres reforçar a limpeza de pele e a ação hidratante da argila, podes usar em alternativa soro fisiológico
- Adiciona óleo de rosa mosqueta (opcional). A argila roxa é conhecida por auxiliar a produção de colágeno e manter a pele hidratada. Para potenciar ainda mais esses seus benefícios, podes adicionar 3-4 gotas de óleo de rosa mosqueta à tua máscara facial
- Aplica a argila no rosto. Chegou a hora de começar o nosso tratamento caseiro aplicando a máscara. Para tal, usa os dedos ou um pincel língua de gato para espalhar a argila uniformemente pelo rosto. Ao fazê-lo, sê generosa ao aplicar, evitando sempre o contorno dos olhos e os lábios
- Deixa atuar entre 10 a 15 minutos. Não te recomendo que deixes atuar por mais tempo, já que não há qualquer benefício adicional por deixar a argila secar totalmente. Aliás, muito pelo contrário, podendo irritar a pele, ressecar em demasia e causar efeito rebote
- Retira a argila do rosto. Com as mãos ou usando um disco de limpeza, retira a máscara passando o rosto por água morna
- Hidrata. Como vimos, o efeito desintoxicante da argila roxa vai potenciar a ação dos produtos de skincare que uses de seguida. Dessa forma, finaliza aplicando um creme hidratante indicado para a tua pele, de preferência com fator de proteção solar
Quantas vezes posso usar argila roxa no rosto? Se tiveres a pele normal, mista ou oleosa, podes fazer entre 1 a 2 máscaras por semana. No caso das peles secas, uma máscara por semana ou a cada quinze dias é suficiente, de forma a não ressecar ou irritar a pele.
No corpo
Para as máscaras corporais, as quantidades vão sempre depender da área do corpo onde pretendas aplicar a argila. No entanto, podes ter como referência as quantidades usadas para o rosto e ir aumentando consoante a necessidade.
Por outro lado, podes também adicionar algumas gotas de óleo de rosa mosqueta, já que pode ser bastante útil para prevenir o aparecimento e agravamento de estrias.
Tendo a máscara de argila roxa preparada, limpa bem a área do corpo escolhida de forma a potenciar a sua ação. Dado este passo, aplica a máscara e deixa atuar durante 20 a 25 minutos, retirando no final com água morna.
Por último, aplica um bom creme hidratante ou anti-celulite, massajando suavemente para estimular a circulação sanguínea e obter melhores resultados.
DICA: Se a tua preocupação são as estrias e a celulite, recomendo-te que uses a argila verde, branca ou preta. Graças às suas propriedades, vão ser mais eficazes a tratar estas preocupações de pele numa fase inicial. Assim, podes fazer uma máscara corporal por semana ou a cada quinze dias, durante pelo menos 2-3 meses.
Vê também: Argila para estrias e celulite: qual a melhor e como usar
No cabelo
Para fazer uma máscara capilar de argila roxa, o ideal é que a mistura fique ligeiramente líquida. Para tal, junta 40gr de argila com 25 a 30ml de água mineral (ou 3 colheres de sopa).
Tendo a máscara pronta, humedece o cabelo e aplica a argila somente no couro cabeludo, evitando os fios. Deixa atuar entre 15 a 20 minutos, retira com água morna e finaliza lavando o cabelo com um champô adequado.
Quantas vezes posso usar argila roxa no cabelo? Se sentes o cabelo frágil ou quebradiço, podes fazer uma máscara capilar a cada 15 dias. Esta vai ter um efeito detox na pele do couro cabeludo, ao mesmo tempo que a nutre e previne problemas como a queda de cabelo, caspa e oleosidade em excesso.
Perguntas relacionadas
Posso usar argila roxa todos os dias? Não é recomendado usar argila roxa todos os dias já que pode ressecar em demasia a pele, causando efeito rebote. Para um uso seguro desta argila, recomenda-se um máximo de duas máscaras faciais por semana.
A argila roxa emagrece? Sendo capaz de melhorar a circulação sanguínea, a argila roxa pode ser usada para tratar estrias, reduzir celulite ou até combater a gordura localizada. Para melhores resultados, aplica um creme hidratante após o uso de argila, massajando a zona por alguns minutos.