Skip to Content

Argila com vinagre de maçã: benefícios e receitas caseiras

Argila com vinagre de maçã: benefícios e receitas caseiras

Argila com vinagre de maçã é mais uma combinação de ingredientes naturais que traz diversos benefícios para a pele. De facto, este último não serve apenas para colocar nas saladas, podendo ser usado para potenciar ainda mais as propriedades da tua máscara facial.

Quando misturado com argila, o vinagre de maçã serve para reforçar a sua ação anti-acne. Por outro lado, vai ser igualmente útil para ajudar a clarear a pele e equilibrar o seu pH. Já nos cabelos, esta combinação serve para tratar de problemas como a queda, a oleosidade ou a caspa.

No entanto, antes de pegares na garrafa que tens na cozinha e despejares no rosto, confere de seguida os seus benefícios e os cuidados a ter na hora de misturá-lo com argila.

Mais à frente, vais encontrar também as melhores receitas caseiras (que eu própria testei), que cores de argila usar e um pequeno tutorial sobre como preparar a tua máscara facial da maneira certa.

Quais os benefícios da argila com vinagre de maçã para a pele?

Curiosa por saber detalhadamente os benefícios de fazer uma máscara de argila com vinagre de maçã? Confere de seguida tudo o que esta poderosa combinação pode fazer pela tua pele.

1. Combate a acne

Graças aos ácidos que fazem parte da sua composição, como o acético, o vinagre de maçã tem propriedades antimicrobianas capazes de inibir o crescimento da bactéria causadora da acne.

Por outro lado, ao ser composto também por ácido málico, vai ter uma suave ação esfoliante, desobstruindo os poros e prevenindo o aparecimento de mais espinhas.

Dessa forma, caso a acne seja uma das tuas principais preocupações de pele, recomendo-te que combines o vinagre de maçã com uma argila própria para peles oleosas e acneicas, como a verde.

De facto, ambos ingredientes vão ajudar a limpar e esfoliar a pele em profundidade, removendo impurezas e oleosidade em excesso. O resultado vai ser uma pele matificada, menos inflamada e com uma agradável sensação de frescura.

Importante: O vinagre de maçã não deve ser aplicado puro na pele pois pode causar irritação ou até queimaduras. Devido aos vários ácidos que fazem parte da sua composição, não é recomendado para peles sensíveis.

2. Ajuda a clarear a pele

Outro dos grandes benefícios de preparares a tua máscara de argila com vinagre de maçã é a ação clareadora que daí vai resultar.

De facto, tendo em conta que o ácido málico presente no vinagre diminui a produção de melanina, vai ser bastante útil para preocupações de pele como a hiperpigmentação, sendo capaz de atenuar manchas escuras.

Assim, podes usá-lo para potenciar ainda mais a ação clareadora da tua máscara de argila, tendo sempre o cuidado de escolher uma própria para tal, como a branca.

Tanto a argila como o vinagre de maçã promovem, como vimos, uma leve esfoliação da pele. Isto, por seu lado, vai remover as células mortas e favorecer a renovação da pele, suavizando ao mesmo tempo as manchas e cicatrizes da acne.

O resultado vai ser uma pele com um aspeto mais saudável e, sobretudo, uniforme.

DICA: Para clarear manchas do rosto ou até áreas do corpo como as axilas, podes fazer antes uma máscara de argila com óleo de rosa mosqueta. Vê mais sobre os seus benefícios e as melhores receitas caseiras no artigo que escrevi aqui.

3. Potencia a tua rotina de skincare

Ao ter propriedades adstringentes, o vinagre de maçã pode ser usado como tónico para equilibrar o pH da pele. Dessa forma, tal como a argila, vai facilitar a absorção dos produtos de skincare que apliques de seguida, potenciando ainda mais os seus benefícios.

Assim, após retirares a máscara de argila, prossegue com a tua rotina habitual de cuidados de pele, aplicando sempre um creme hidratante e um protetor solar.

Benefícios para a pele do vinagre de maçã
Benefícios do vinagre de maçã para a pele

Posso usar argila com vinagre de maçã no cabelo?

Quando aplicada no couro cabeludo, a argila com vinagre de maçã vai ajudar a equilibrar o pH dos fios, resultando num cabelo mais forte e brilhante. Ao mesmo tempo, vai diminuir a irritação e tratar de problemas como a caspa, a oleosidade em excesso ou a queda de cabelo.

Sendo ideal para cabelos secos e quebradiços, é recomendado misturar o vinagre de maçã com uma argila que ajude a manter a hidratação da pele do couro cabeludo, como a branca. No caso de teres o cabelo oleoso, utiliza a argila verde.

Ao fazer a máscara, tem o cuidado de humedecer previamente o cabelo e aplicar somente no couro cabeludo, evitando os fios. Deixa atuar durante 15 a 20 minutos, retira com água e termina lavando o cabelo com um champô adequado.

De forma a não ressecar em excesso a pele do couro cabeludo, é recomendado fazer uma máscara por semana ou a cada 15 dias.

Ebook Grátis: Inscreve-te na newsletter clicando aqui e recebe no teu email o ebook 7 Receitas Caseiras de Máscaras de Argila!

Vê também: A argila faz o cabelo crescer mais rápido?

Receitas de argila com vinagre de maçã: que cores usar?

Antes de preparar a tua máscara facial, é importante escolher a argila certa consoante o teu tipo de pele e as preocupações que queiras ver resolvidas. Tendo em conta as propriedades anti-acne e clareadoras do vinagre de maçã, existem duas cores que encaixam na perfeição: a verde e a branca.

1. Para combater a acne: argila verde

Se tens a pele oleosa ou com acne, recomendo-te que mistures a argila verde com vinagre de maçã.

Esta argila tem uma poderosa ação absorvente e secativa, sendo capaz de remover todas as impurezas e oleosidade em excesso da pele. Por outro lado, as suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e cicatrizantes vão atenuar os sintomas da acne, resultando em menos vermelhidão e espinhas menos inflamadas.

Se tal como eu tens a pele mista, recomendo-te que apliques apenas nas zonas mais oleosas (normalmente na testa, nariz e queixo), de forma a prevenir que resseque em demasia ou cause irritação.

Para reforçar ainda mais a ação anti-acne da tua máscara de argila, podes adicionar algumas gotas de óleo de melaleuca.

Máscara anti-acne de argila verde com vinagre de maçã:

  • 2 colheres de sopa de argila verde
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 2-3 gotas de óleo de melaleuca (opcional)

Vê também: Argila com óleo de melaleuca: benefícios e receitas

2. Para clarear a pele: argila branca

Se a tua preocupação de pele são as manchas do rosto, sejam elas provocadas pelo sol, idade ou cicatrizes da acne, recomendo-te que mistures o vinagre de maçã com argila branca.

Esta argila, com propriedades clareadoras, vai remover impurezas e células mortas, ao mesmo tempo que estimula a síntese de colágeno e mantêm a pele hidratada.

Tendo em conta que o vinagre de maçã ajuda a combater a hiperpigmentação, vamos ter uma máscara de argila com uma ação clareadora reforçada, capaz de atenuar as manchas escuras do rosto.

Máscara clareadora de argila branca com vinagre de maçã:

  • 2 colheres de sopa de argila branca
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
  • 2-3 gotas de óleo de rosa mosqueta (opcional)

DICA: Se tens a pele seca ou sensível, não recomendo que utilizes o vinagre de maçã para fazer uma máscara de argila, já que pode deixar a tua pele irritada. Em alternativa, mistura com água mineral ou soro fisiológico, adicionando algumas gotas de óleo de rosa mosqueta.

Como preparar uma máscara de argila com vinagre de maçã?

Antes de mais, recomendo-te que adquiras um vinagre de maçã orgânico. Este, para além de trazer melhores resultados, vai prevenir que fiques com a pele vermelha ou irritada após o seu uso.

Por outro lado, para tirares o máximo benefício da tua máscara facial, é preciso ter alguns cuidados antes, durante e após a aplicação. Para tal, preparei este simples tutorial que podes seguir passo a passo:

  1. Lava o rosto. De forma a permitir que a argila atue em maior profundidade, é importante fazer uma limpeza prévia da pele. Para tal, podes usar uma água micelar, sabonete ou gel de limpeza adequado ao teu tipo de pele
  2. Prepara a máscara. Para o fazer, mistura duas colheres de sopa de argila para outras duas de vinagre de maçã. Se tens a pele sensível, podes diluir previamente o vinagre de maçã em água mineral (1 colher de vinagre para 4 de água) e adicionar duas colheres dessa mistura à argila
  3. Adiciona um óleo à tua escolha (opcional). De forma a potenciar alguns dos benefícios da tua máscara, podes adicionar 2-3 gotas de um óleo à tua escolha. Após fazê-lo, mistura bem até obteres uma pasta espessa e lisa
  4. Aplica a máscara. Com os dedos ou um pincel, espalha a máscara de argila pelo rosto em camadas generosas, evitando os lábios e o contorno dos olhos. Se sentires ardor ou vontade de coçar, retira imediatamente passando o rosto por água fria
  5. Deixa atuar 10 a 15 minutos. Chegou a hora de relaxar e deixar que a argila limpe e nutra a pele. Não é recomendado deixar a argila secar totalmente, já que pode ressecar a pele em demasia
  6. Retira a máscara. Terminado o tempo, basta remover a argila com água morna, secando o rosto com uma toalha suave
  7. Hidrata e protege. Após a máscara de argila, aplica um creme hidratante seguido de protetor solar. Tem o cuidado de não apanhar sol, já que pode levar ao aparecimento de manchas

Antes de fazer uma máscara de argila com vinagre de maçã, é importante conferir se não tens alergia a nenhum dos ingredientes. Para tal, aplica um pouco no antebraço e aguarda para ver se ocorre alguma reação alérgica.

Não sabes onde comprar argila de qualidade? Encontra as melhores marcas clicando aqui, 100% naturais e cruelty free!

Vê também