Skip to Content

6 melhores ácidos para tratar a acne

6 melhores ácidos para tratar a acne

Se tens a pele oleosa e com acne, já deves ter ouvido falar de ácidos como o salicílico ou o retinóico. No entanto, não tens a certeza para que servem ou não sabes se são seguros de se usar. Para esclarecer todas as tuas dúvidas, pesquisei exaustivamente para te explicar quais os seus benefícios e como te podem ajudar a tratar a acne.

Ácidos como o salicílico, glicólico, retinóico, azeláico, lático ou mandélico, são muito úteis para tratar de problemas relacionados com a acne. Estes vão esfoliar em profundidade, ao mesmo tempo que reduzem a inflamação, tratam espinhas e clareiam as manchas, contribuindo para um tom de pele mais uniforme.

Para além disso, vão ter um importante papel na renovação da pele, estimulando também a produção de colagénio e elastina. O resultado vai ser uma pele com uma textura mais suave e lisa, com menos manchas, rugas e cicatrizes da acne.

Se queres saber tudo em detalhe, continua a ler pois vou partilhar contigo os 6 melhores ácidos, os seus benefícios e em que produtos os podes encontrar. Vem daí que eu ajudo-te a resolver essa acne que há tanto tempo te incomoda!

Qual o melhor ácido para tratar a acne?

Os melhores ácidos para tratar a acne são o salicílico, glicólico, retinóico, azeláico, lático e mandélico. Estes vão limpar em profundidade, reduzir a inflamação, clarear a pele, suavizar cicatrizes, secar espinhas e remover cravos.

No entanto, são seguros de usar? Eu própria, quando ainda sabia pouco sobre o assunto, tive as minhas dúvidas. Afinal, a própria palavra “ácido” faz lembrar tubos de ensaio, laboratórios ou coisas perigosas.

Filmes de Hollywood à parte, muitos deles já fazem parte dos cosméticos que usamos no dia a dia (e até da minha própria rotina de beleza diária). De facto, a percentagem de ácido presente nestes produtos é tão baixa que faz com que sejam perfeitamente seguros de se usar diariamente.

Em boa verdade, escolher produtos que os contenham na sua composição, como um gel de limpeza ou um creme hidratante, pode ser uma das tuas melhores escolhas. E porquê? Pela forma como vão atuar na tua pele.

O que acontece é que a tua pele demora vários dias a renovar-se. Por exemplo, se tens entre 20 a 30 anos, o ciclo de renovação é de 28 dias. No caso de uma pele madura, pode demorar até 40 dias. E é precisamente aqui que os ácidos entram em ação.

Assim, o seu uso vai acelerar este processo, resultando numa pele renovada e revigorada. Ao mesmo tempo, vais sentir como os problemas causados pela acne começam a diminuir, como a inflamação, a oleosidade em excesso, as espinhas, os cravos, as cicatrizes ou as manchas.

1. Ácido Salicílico: trata a acne e limpa em profundidade

O ácido salicílico vai limpar e esfoliar suavemente a pele. Ao mesmo tempo, vai reduzir a inflamação, controlar a oleosidade da pele, desobstruir os poros e suavizar as cicatrizes provocadas pela acne.

Se a tua grande preocupação de pele é a acne, acredito que já tenhas ouvido falar sobre ele. Este, juntamente com o glicólico e o retinóico, é um dos mais falados e bastante comum de encontrar em géis de limpeza, tónicos, cremes ou peelings.

O ácido salicílico vem da casca do salgueiro, de onde é extraído, sendo conhecido como um poderoso esfoliante químico. Dessa forma, vai esfoliar e desobstruir os poros, libertando a pele de bactérias, impurezas, oleosidade e células mortas. Acredito que, para quem tem uma pele com acne, isto seja tudo o que precisa de ouvir no caso de optar ou não por este ácido.

No entanto, as suas funções e benefícios não ficam por aqui.

Para que serve o ácido salicílico e quais os seus benefícios para a pele?

Se o ácido salicílico tivesse um super poder, seria a sua capacidade de se diluir em óleo. De facto, outros ácidos são apenas solúveis em água, permitindo-lhes apenas esfoliar à superfície da pele.

Assim, graças a isso, vai promover uma limpeza e esfoliação profunda, ao mesmo tempo que remove a oleosidade em excesso e previne o aparecimento de espinhas e cravos. Para além disso, tem muitos outros benefícios na hora de tratar a acne:

  1. Limpa em profundidade. A sua capacidade de esfoliar em profundidade vai acabar com os poros obstruídos, principais responsáveis pelo aparecimento de espinhas e cravos
  2. Estimula a renovação celular. Isto porque, ao limpar, vai remover as células mortas, resultando numa pele mais lisa, suave e com menos manchas de cicatrização
  3. Reduz a oleosidade. Graças à sua capacidade de ser solúvel em óleo, vai conseguir penetrar na pele e controlar a produção de oleosidade
  4. Fecha os poros. Ao limpar em profundidade, vai deixar os poros menos visíveis
  5. Acalma a pele. De facto, a acne é uma condição inflamatória e este ácido é capaz de a reduzir, proporcionando um efeito calmante na pele

Embora o ácido salicílico seja um ingrediente comum em muitos cosméticos, desenvolvidos para peles oleosas e com acne, recomendo-te que tenhas alguns cuidados.

Em primeiro lugar, a sua utilização não é indicada para pessoas com peles sensíveis ou grávidas. Por outro lado, e tendo em conta que se trata de um esfoliante, não é recomendado apanhar sol após o seu uso. Para tal, aconselho-te a usares produtos com ácido salicílico à noite, usando um bom protetor solar no dia seguinte.

Quais os melhores produtos com ácido salicílico?

Para os melhores resultados na hora de tratar a acne, recomendo-te 3 produtos que contém ácido salicílico:

Para controlar a oleosidade, combater as espinhas, suavizar cicatrizes da acne e clarear a pele, podes usar os produtos da Pure Skin com ácido salicílico.

2. Ácido Glicólico: trata a acne e renova a pele

O ácido glicólico limpa e esfolia em profundidade, ajudando a tratar a acne. Vai desobstruir os poros, prevenir o aparecimento de espinhas e clarear a pele, suavizando cicatrizes. Por outro lado, estimula a produção de colagénio, resultando numa pele mais renovada e com menos rugas.

O ácido glicólico é proveniente da cana de açúcar e é bastante famoso no mundo da beleza, considerado por muitos o melhor ácido para tratar a acne.

Na hora de atuar, este esfoliante químico tem uma ação bastante peculiar. Simplificando, imagina que as células da tua pele estão todas unidas por uma cola. O que este ácido vai fazer é quebrar essa cola, removendo as células antigas de forma a dar lugar às mais jovens.

Assim, o resultado vai ser uma pele renovada, suave e luminosa.

Para que serve o ácido glicólico e quais os seus benefícios para a pele?

O ácido glicólico é, de facto, bastante útil para tratar dos problemas relacionados com a acne. Os seus benefícios são vários, desde manter a hidratação, clarear a pele e devolver-lhe um tom mais uniforme graças ao seu poder de esfoliação.

No entanto, não fica apenas por aqui. Vamos conhecer melhor os benefícios que fazem dele um dos melhores ácidos para tratar a acne:

  1. Renova a pele. A limpeza e esfoliação promovida por este ácido vai remover eficazmente as células mortas, dando lugar às mais novas. O resultado vai ser uma pele mais renovada e luminosa
  2. Previne o envelhecimento precoce. Ao renovar a pele e estimular a produção de colagénio, o ácido glicólico vai ajudar a suavizar as rugas e linhas de expressão
  3. Combate a acne. Como limpa e esfolia em profundidade, vai desobstruir os poros, prevenindo dessa forma o aparecimento de espinhas e cravos
  4. Clareia a pele. Isto porque ao inibir a produção de melanina, vai reduzir e prevenir as manchas no rosto, sendo igualmente útil na hora de tratar as manchas do melasma

Por último, de entre todos os ácidos, este é um dos mais suaves, tornando-o ideal até para peles sensíveis. No entanto, nem todos os produtos que contém ácido glicólico são iguais. No caso de dúvida, consulta sempre com um dermatologista antes de usares.

Quais os melhores produtos com ácido glicólico?

Para introduzires o ácido glicólico na tua rotina de beleza, recomendo a Solução Peel ProCeuticals. Este produto, contém também na sua composição ácido lático, o que te vai ajudar a ter uma pele com um aspeto mais saudável, suave e radiante.

3. Ácido Retinóico: trata a acne e combate as rugas

O ácido retinóico limpa e esfolia em profundidade, ajudando a tratar a acne. Vai desobstruir os poros, prevenir o aparecimento de espinhas e clarear a pele, suavizando cicatrizes e manchas. Por outro lado, estimula a produção de colagénio, resultando numa pele mais uniforme e com menos rugas.

Ao pesquisares sobre ele, pode ter surgido a seguinte dúvida: qual a diferença entre ácido retinóico e retinol?

O ácido retinóico é uma substância derivada da vitamina A, usada com bastante sucesso para tratar várias preocupações de pele. No entanto, é comum irritar frequentemente a pele, estando apenas disponível por receita médica.

Por seu lado, o retinol, que encontramos em vários cosméticos, é também derivado da vitamina A e apresenta os mesmos benefícios. No entanto, quando aplicado e absorvido pela pele, transforma-se em ácido retinóico, embora numa percentagem mais baixa.

Portanto, a grande diferença entre ambos é a sua potência, sendo o retinol mais tolerado pela pele e mais seguro de se usar.

Para que serve o ácido retinóico e quais os seus benefícios para a pele?

Conhecido sobretudo pelas suas propriedades anti envelhecimento, o ácido retinóico é considerado como um dos melhores ácidos para tratar a acne, entre outros benefícios:

  1. Limpa e esfolia em profundidade. A sua ação vai desobstruir e minimizar a aparência dos poros, prevenindo a inflamação, as espinhas e os cravos
  2. Previne o envelhecimento precoce. Ao estimular a produção de colagénio e elastina, vai suavizar rugas e linhas de expressão, resultando numa pele mais firme e com um aspeto mais jovem
  3. Clareia a pele. As suas propriedades vão ajudar a suavizar cicatrizes provocadas pela acne e manchas (castanhas, vermelhas e de melasma)
  4. Mantém a hidratação. Graças à sua capacidade de reter a água, vai ajudar a pele a manter-se hidratada e luminosa

No uso de produtos com retinol, recomendo-te a teres alguns cuidados. Isto porque pessoas com a pele clara ou sensível podem ser mais suscetíveis aos seus efeitos secundários, como irritação ou vermelhidão.

Assim, se optares pelo seu uso, o ideal é que não apanhes sol mesmo nos dias seguintes à sua utilização. Se não for possível, aconselho-te a reforçares o uso de protetor solar ao longo do dia, já que a tua pele vai estar sensibilizada por causa do tratamento.

Quais os melhores produtos com ácido retinóico?

A minha recomendação de produto é o Concentrado Retinol ProCeuticals NovAge. O seu uso prolongado vai resultar numa pele com menos rugas, mais hidratada e com um aspeto mais jovem.

4. Ácido Azeláico: trata a acne e clareia a pele

O ácido azeláico limpa e esfolia em profundidade, sendo bastante efetivo a tratar a acne. Vai desobstruir os poros, reduzir a inflamação, prevenir o aparecimento de espinhas e clarear a pele. A sua ação vai suavizar as manchas e as cicatrizes da acne, sendo usado também para tratar a rosácea.

Curiosamente, este ácido é proveniente de grãos como a cevada e o trigo, sendo também produzido pela nossa pele. No que toca ao tratamento da acne, é provavelmente um dos melhores aliados para resolver esta preocupação de pele, já que tem poderosas propriedades anti inflamatória e anti bacterianas.

Para que serve o ácido azeláico e quais os seus benefícios?

Tal como os restantes, o ácido azeláico também esfolia e limpa em profundidade, sendo um dos mais suaves. No entanto, tem muitos mais benefícios, sobretudo na hora de tratar os sintomas da acne, como as espinhas, os cravos ou as suas cicatrizes:

  1. Limpa em profundidade e esfolia suavemente. Esta sua ação vai desobstruir os poros e remover todas as células mortas, impurezas ou vestígios de produtos que possam ter ficado. O resultado vai ser uma pele menos inflamada e com menos espinhas
  2. Combate a acne. Este ácido impede o desenvolvimento das colónias de bactérias na nossa pele. Sendo a acne provocada por uma bactéria, vai ser bastante útil para tratar os seus sintomas
  3. Acalma a pele. Como vimos, a sua utilização vai reduzir a inflamação da acne, tendo assim um efeito calmante sobre a pele. Por este motivo, vai ser também bastante benéfico para tratar a rosácea
  4. Clareia as manchas. Atuando nas células responsáveis pela produção de melanina, vai suavizar as manchas castanhas (inclusive as do melasma)

Embora seja considerado um dos ácidos mais suaves, também é preciso ter alguns cuidados na hora de usar produtos que o contenham. Dessa forma, não é recomendado apanhar sol pois a pele vai estar mais sensibilizada.

Para prevenir, usa sempre um protetor solar quando saíres à rua e vai reforçando ao longo do dia.

5. Ácido lático: ideal para peles sensíveis e com acne

O ácido lático serve para limpar e esfoliar de forma suave, sendo adequado para todos os tipos de pele. Vai estimular a produção de ceramidas, colagénio e elastina, contribuindo para uma pele mais firme e uniforme. Por outro lado, vai clarear a pele, suavizando as manchas.

Na hora de esfoliar, este é um dos ácidos que deves procurar na composição dos produtos de limpeza de pele. De facto, e à semelhança do ácido glicólico, é usado para melhorar a textura e o tom de pele.

Em boa verdade, tornou-se num dos mais famosos, pois é tolerado por todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis. A sua capacidade de penetrar profundamente na pele limpando-a suavemente, faz dele uma mais-valia para tratar a pele com acne caso se encontre mais inflamada.

Para que serve o ácido lático e quais os seus benefícios para a pele?

Desde tratar a acne a prevenir o envelhecimento precoce, o ácido lático traz vários benefícios para a pele do rosto:

  1. Protege e hidrata. Este ácido estimula a produção de ceramidas, responsáveis por proteger e hidratar a pele.
  2. Renova a pele. Tratando-se de um esfoliante, vai remover a camada de células mortas que dá à pele um aspeto baço e sem vitalidade. Ao mesmo tempo, vai clarear e estimular a produção de colagénio e elastina, resultando numa pele com menos rugas e linhas de expressão
  3. Melhora a absorção. Ao promover uma limpeza eficiente, vai melhorar a absorção dos produtos de cuidados do rosto que usares de seguida
  4. É anti séptico. Graças a esta ação, vai ser eficaz a remover as bactérias responsáveis pela acne, prevenindo assim sintomas como espinhas, cravos, cicatrizes ou pele inflamada

Ainda que tratando-se de um dos mais suaves, não deixa de ser preciso ter alguns cuidados. Dessa forma, caso utilizes produtos com ácido lático, evita apanhar sol diretamente e usa sempre um protetor solar com FPS elevado.

Quais os melhores produtos com ácido lático?

A minha sugestão de produto com ácido lático é a Solução Peel ProCeuticals. Este, contando também com ácido glicólico na sua composição, vai ajudar a renovar a tua pele e a mantê-la hidratada, ao mesmo tempo que trata todo o tipo de manchas graças à sua ação esfoliante.

6. Ácido mandélico: trata a acne e clareia a pele

O ácido mandélico vai esfoliar sem irritar a pele, desobstruindo os poros e prevenindo o aparecimento de espinhas, cravos e inflamação. Vai também ajudar a clarear o rosto, suavizando cicatrizes da acne e manchas castanhas.

Sempre que sentimos a nossa pele mais baça e sem luminosidade, recorremos à esfoliação. Isto vai não só estimular a renovação celular mas também proporcionar aquela agradável sensação de pele limpa. Por outro lado, vai também potenciar os efeitos dos produtos de skincare que usarmos de seguida, já que a absorção por parte da pele será melhor.

Assim, para esfoliar profundamente mas sem agredir a pele, podemos contar também com o ácido mandélico. Porventura um dos menos conhecidos, o ácido mandélico vai ter um poderoso efeito na hora de tratar a acne e as manchas do rosto.

Para que serve o ácido mandélico e quais os seus benefícios para a pele?

O ácido mandélico vem das amêndoas e está presente em vários cosméticos usados para esfoliar e melhorar a textura da pele. Para além dos benefícios mencionados, tem outras ações que te podem ajudar numa variedade de preocupações:

  1. Combate a acne. Ao remover eficazmente as bactérias da pele responsáveis pela acne, vai prevenir o aparecimento de espinhas e cravos. Por outro lado, vai desobstruir e minimizar os poros, removendo células mortas, impurezas e oleosidade em excesso
  2. Esfolia sem irritar. Se tens acne e a pele sensibilizada, podes usar produtos que contenham ácido mandélico para limpar e esfoliar sem agredir a pele
  3. Previne o envelhecimento precoce. Ao estimular a produção de colagénio, vai ajudar a suavizar rugas e linhas de expressão, resultando numa aparência mais jovem
  4. Renova a pele. A sua ação esfoliante vai remover a camada de células mortas à superfície da pele. Isto vai ajudar na absorção dos restantes produtos da tua rotina de skincare enquanto devolve vitalidade e luminosidade ao teu rosto
  5. Clareia as manchas. À semelhança de outros ácidos, também atua nas células responsáveis pela produção de melanina. Dessa forma, vai ajudar a suavizar manchas provocadas pelo sol, idade, acne e até melasma

Como qualquer outro ácido, é recomendado não apanhar sol caso uses produtos que façam parte da sua composição. Para tal, tem sempre o cuidado de utilizar um protetor solar com um FPS elevado.

DICA: Se procuras um método mais natural para tratar a acne, clarear a pele e ver-te livre das manchas provocadas pelo sol, idade ou cicatrizes de espinhas, as máscaras de argila podem ajudar-te. Lê aqui o artigo que escrevi sobre as suas cores, benefícios e como usar da maneira certa.

Resumindo

Tratar a acne não tem que ser uma dor de cabeça. De facto, existem vários produtos que podes usar para tratar espinhas, cravos, cicatrizes ou manchas por ela provocadas.

Na hora de usar estes ácidos, tem também em mente que o seu efeito não é imediato. Na maioria dos casos, é preciso usá-los regularmente para começares a ver resultados (normalmente entre 4 a 8 semanas).

Por último, é muito importante teres uma rotina de cuidados do rosto diária, utilizando produtos adequados para o teu tipo de pele. Se não sabes por onde começar, podes ler aqui o artigo que escrevi sobre como cuidar da pele do rosto em 4 simples passos.

Perguntas relacionadas

Tenho que usar protetor solar quando fizer uma esfoliação com um ácido? Após a utilização de produtos com ácido, é recomendado não apanhar sol e usar sempre protetor solar. Isto porque a esfoliação vai sensibilizar a pele, deixando-a mais predisposta ao aparecimento de manchas.

Porque é que a esfoliação é tão importante numa pele com acne? A esfoliação vai desobstruir os poros, removendo células mortas, impurezas e vestígios de produtos. Pelo lado contrário, poros obstruídos leva ao aparecimento de espinhas, cravos, inflamação e excesso de oleosidade.

Quem tem melasma pode usar ácido salicílico? O ácido salicílico ajuda a clarear a pele, suavizando manchas provocadas pelo sol, idade, acne e inclusive melasma. Graças à sua profunda ação esfoliante, vai devolver à pele um tom mais uniforme e uma textura mais lisa.

O ácido glicólico é bom para tratar melasma? Graças à sua ação renovadora e clareadora a nível da pele, o ácido glicólico vai ser bastante efetivo na hora de suavizar manchas do sol, melasma e cicatrizes da acne. A limpeza e esfoliação promovida vai estimular também a produção de colagénio, resultando numa pele mais uniforme e com menos rugas.

O ácido azeláico ajuda a tratar a melasma? O ácido azeláico vai ajudar a clarear a pele, suavizando manchas castanhas, do melasma e de cicatrizes da acne. Por outro lado, a sua utilização vai ter um efeito calmante sobre a pele, reduzindo a inflamação e prevenindo os sintomas provocados pela acne.

Vê também