Skip to Content

Posso usar creme de mãos para hidratar o rosto?

Posso usar creme de mãos para hidratar o rosto?

Já usaste creme de mãos no rosto? Se foi algo pontual, não tem problema nenhum. No entanto, o uso continuado deste tipo de cremes no rosto pode trazer vários problemas para a tua pele. Vem daí que eu explico tudo.

Não é recomendado usar creme de mãos no rosto, já que pode obstruir os poros, aumentar a oleosidade da pele e levar ao aparecimento de espinhas e cravos. Por outro lado, a pele do rosto é mais fina e delicada, podendo o seu uso causar irritação, inflamação ou alergias.

De facto, o que parece algo inofensivo, pode ser a causa de alguns dos teus problemas de acne. Continua a ler para saberes com mais detalhe o que este tipo de cremes faz à pele do rosto, bem como os passos para uma rotina de skincare adequada.

Posso usar creme de mãos no rosto?

Seria bem prático (e económico) poder usar o creme de mãos para hidratar o rosto. No entanto, é muito importante perceber que a pele das mãos e do rosto tem necessidades completamente diferentes.

De facto, repara que as mãos não tem os mesmos problemas que a pele do teu rosto, como por exemplo, espinhas ou outros sintomas da acne.

Por seu lado, a pele do rosto é mais fina e delicada, enquanto que a das mãos é mais grossa. Por outro lado, as mãos estão sujeitas a mais agressões. Basta ter em mente a quantidade de vezes que as lavamos ou desinfetamos ao longo do dia.

Dessa forma, necessidades diferentes pedem tratamentos (e cremes) também eles diferentes.

A regularidade com que lavamos as mãos vai comprometer o filme hidrolipídico, ou seja, a película protetora da pele, responsável por a proteger e manter a sua hidratação.

Por isso mesmo é que o creme de mãos, quando comparado com os do rosto, tem concentrações de ingredientes mais altas, para hidratar e nutrir mais intensamente.

De forma a conseguir isso, os cremes de mãos vão ter uma maior concentração de óleos conhecidamente comedogénicos. Assim, quando aplicados no rosto, vão criar uma película que pode obstruir os poros, aumentar a oleosidade e levar ao aparecimento de espinhas e cravos.

Posso usar um creme corporal no rosto?

A pele do corpo é mais seca que a do rosto, necessitando de uma maior hidratação. O creme corporal é pensado para dar resposta a essa necessidade, tendo mais óleos na sua composição. Assim, quando aplicado no rosto pode obstruir os poros, aumentar a oleosidade da pele e piorar os sintomas da acne.

Por outro lado, os cremes corporais tem uma maior concentração de fragrâncias, o que pode causar irritação ou até alergias.

Dito isto, a minha recomendação é que adotes uma rotina de cuidados do rosto adequada ao teu tipo de pele. Pode parecer prático mas usar creme corporal no rosto vai ser prejudicial, especialmente se tiveres a pele oleosa.

Se tens dúvidas sobre como começar a cuidar da pele da maneira certa, continua a ler que eu explico-te como o fazer em 4 simples passos.

Se tens a pele muito seca, seja no rosto ou no corpo, podes resolver facilmente levando sempre na tua bolsa um Creme Universal de Geleia Real. Assim, seja entre as sobrancelhas, nariz, lábios ou nos cotovelos, aplica um pouco deste bálsamo para hidratar profundamente. Podes ver mais sobre este produto aqui.

Posso usar creme de mãos no rosto

Quais são os passos de uma rotina de cuidados do rosto?

Se não sabes por onde começar, memoriza estes 4 simples passos: limpar, contorno dos olhos, potenciar e hidratar. Por outro lado, tem o cuidado de comprar produtos adequados ao teu tipo de pele e que tratem preocupações que possas ter, como manchas ou acne.

Assim, segue estes 4 simples passos duas vezes por dia, de manhã e à noite, para uma pele mais saudável e radiante:

  1. Limpeza de rosto. Para poupar passos (e tempo), usa um gel de limpeza que seja tónico também. Em alternativa, podes utilizar uma água micelar
  2. Contorno dos olhos. Como vimos, diferentes partes do corpo tem diferentes necessidades. O mesmo acontece com o contorno dos olhos, sendo a pele mais fina. De facto, se usares o creme hidratante nesta zona frequentemente, pode levar ao aparecimento de mais rugas
  3. Potenciar. Este passo diz respeito à aplicação do sérum. De forma resumida, este vai preparar a pele para receber o creme hidratante, potenciando a sua ação
  4. Hidratar. Por último, basta finalizar com um creme hidratante de dia ou de noite, de preferência da mesma gama dos restantes produtos

Se queres saber com mais detalhe como fazer cada passo, bem como que produtos usar consoante o teu tipo de pele e necessidades, podes ler o artigo que escrevi aqui.

Dica extra: para potenciar ainda os efeitos da tua rotina de cuidados do rosto, faz uma máscara facial de argila por semana ou a cada quinze dias. As suas propriedades são conhecidas por tratar a acne, tirar manchas ou suavizar as rugas. Podes ver todos os seus benefícios aqui.

Perguntas relacionadas

Posso usar creme das mãos no corpo? Os cremes para mãos e pés costumam ser mais espessos, tendo em conta as agressões que a pele destas zonas sofrem ao longo do dia. No entanto, podes usar pontualmente o creme das mãos no corpo, já que a pele nestas zonas é tendencialmente mais seca.

Posso usar creme do rosto no corpo? A pele do corpo precisa de uma maior hidratação, por ser tendencialmente mais seca. Dessa forma, um creme de rosto, para além de ter uma função diferente, não vai dar resposta a essa necessidade, já que o seu efeito hidratante é menor.

Vê também