Skip to Content

Acessórios para vestido azul: guia para looks de festa

Acessórios para vestido azul: guia para looks de festa

Estás com dúvidas sobre que acessórios usar com o teu vestido azul? Não te preocupes, pois estás no lugar certo! Neste guia de estilo, vais descobrir as melhores ideias de brincos, colares, sapatos, bolsas clutch e até esmaltes para criar um look de festa simplesmente perfeito.

Seja para um casamento, formatura ou festa à noite mais chique, tenho a certeza que vais encontrar os acessórios certos para o teu estilo pessoal. Além disso, não vão faltar também ideias de looks incríveis para te inspirar e te ajudar a arrasar no evento!

Que acessórios combinam com um vestido azul?

Escolher os acessórios certos para o teu vestido azul vai fazer toda a diferença! Ao fazê-lo, é preciso ter em conta alguns detalhes, como a ocasião, o tom e estilo do teu vestido ou até o horário da festa.

Para te ajudar a encontrar o que procuras mais rápido, dividi este guia em 4 partes: joias, bolsas, sapatos e esmaltes. Em cada uma delas, vais encontrar as melhores sugestões para looks elegantes ou ousados, de forma a que possas escolher consoante o teu estilo pessoal!

Joias

Seja para um vestido azul serenity ou azul marinho, joias prata ou douradas são excelentes opções para um look elegante e cheio de glamour. Se estás com dúvidas sobre que tonalidade escolher, fica a saber que vai depender do teu tom de pele, cor de cabelo e gosto pessoal.

Brincos, colares e anéis prata são a melhor escolha para quem tem um subtom de pele frio ou cabelo escuro. Além disso, o azul é uma cor fria, pelo que vai combinar melhor com acessórios prata e conferir um look bem sofisticado!

No entanto, isso não quer dizer que não possas usar joias douradas, sobretudo se tiveres um subtom de pele quente ou cabelo loiro. Na minha opinião, vão combinar na perfeição com um vestido azul marinho, ajudando a criar um look requintado e luxuoso!

Vestido azul com acessórios prata e dourados
Closet da May

Por outro lado, podes optar também por joias com detalhes na mesma cor do vestido. Brincos azuis num tom semelhante ou mais claro/escuro são uma excelente escolha para um look harmonioso que vai manter as atenções no teu vestido de festa.

Vestido azul com brincos azuis
Closet da May

Brincos com pedrarias rosa pink ou verde esmeralda são também opção para um look mais ousado. Neste caso, podes inclusive combinar com um colar ou bolsa clutch na mesma cor.

Quanto ao tipo de brinco, eu amo a elegância e versatilidade de uns brincos de gota! Perfeitos para madrinhas de casamento, podes escolher entre prateados, dourados ou com zircônias coloridas para ousar mais.

Vestido azul com brincos rosa e verdes
Closet da May

Para quem gosta de um look mais discreto, brincos de argolas são também uma escolha clássica! Se optares por estes, certifica-te de escolher argolas de tamanho pequeno ou médio para manteres o look elegante.

Outra opção clássica que nunca desaponta são os brincos de franja. São super versáteis e acrescentam uma elegância única a qualquer look de festa. Além disso, vão conferir movimento e uma sofisticação irresistível ao teu visual, sendo perfeitos para uma noite especial ou um evento glamoroso!

Mas se quiseres estar dentro das tendências, uns brincos ear cuff são a escolha certa para usar com o teu vestido azul! Ideais para uma festa à noite, são perfeitos para quem tem o cabelo curto ou pretende prendê-lo para a ocasião.

Vestido azul com brincos de argola e ear cuff
Loja Tania Bastos / Closet da May

No que toca a colares, tem apenas o cuidado de optar por modelos mais discretos caso vás usar uns brincos mais chamativos, de forma a equilibrar o visual. Caso escolhas usar brincos com pedrarias azul, rosa ou verde, podes optar também por um colar com detalhes na mesma cor.

Na hora de escolher as joias, tem sempre em conta o horário da festa! Uma festa à noite, por exemplo, vai permitir brincos mais chamativos e sofisticados. Já para um casamento de dia, recomendo que optes por modelos mais discretos e elegantes.

Assina a nossa newsletter de moda festa aqui e recebe grátis uma Checklist para Festas, com tudo o que precisas de saber para escolher o vestido e os acessórios certos!

Bolsa clutch

Qualquer que seja o tom do teu vestido azul, não tem como errar ao combiná-lo com uma bolsa clutch prata ou dourada. De facto, se quiseres manter as atenções no teu vestido, clutches em cores neutras (prateado, dourado, branco ou preto) são a escolha certa para um look mais discreto mas bem elegante.

Ainda que acessórios prata sejam a opção certa para um look sofisticado, é impossível ignorar o encanto de um vestido azul com uma bolsa clutch dourada. É uma combinação luxuosa que não vai passar certamente despercebida!

Vestido azul com bolsa clutch prata e dourada
Loja Tania Bastos / Closet da May

Em alternativa, podes manter o teu look discreto e elegante optando por uma bolsa clutch na mesma cor do vestido. Tal como nas joias, a minha recomendação é que escolhas uma bolsa numa tonalidade mais clara ou escura, de forma a criar contraste.

Por exemplo, se vais usar um vestido azul serenity, uma clutch azul marinho é uma excelente escolha para um look sofisticado, sobretudo se optares também por joias ou sandálias de salto prata.

Agora, existem muitas outras opções para quem procura ousar mais! Um vestido azul vai combinar na perfeição com uma clutch rosa pink, fúcsia, laranja, coral, lavanda, roxa ou até colorida (madrepérola ou com aplicações em pedraria).

Vestido azul com bolsa clutch azul, rosa pink e laranja
Ao centro: Loja Tania Bastos / Esquerda e direita: Closet da May

No caso de um vestido azul com bordados prateados, o ideal é combinar com uma clutch prateada para manter a harmonia do look. Por outro lado, se estiveres a usar um vestido estampado, podes escolher uma clutch numa das cores presentes, geralmente a mais predominante.

Esta é uma maneira simples e infalível de garantir que a tua bolsa complementa perfeitamente o look sem competir com o teu vestido!

Quanto ao modelo de bolsa, uma clutch pequena é sempre uma aposta segura! Se o teu vestido azul for liso, podes optar por uma com brilho ou pedrarias para adicionar mais glamour ao teu visual.

No entanto, se o teu vestido já tiver detalhes brilhantes, é melhor optar por uma bolsa mais discreta, como uma com acabamento em tule.

Vê também: Clutch para vestido de festa: qual escolher e como usar

Sapatos

Seja para um vestido azul serenity ou azul royal, não tem como errar ao usar sapatos nude. Se estás à procura de uma opção de calçado menos chamativa mas ao mesmo tempo elegante, sandálias de salto nude são a escolha certa para manteres as atenções no teu vestido de festa.

Por isso mesmo, são apropriadas para qualquer evento mais formal, desde um casamento até a uma festa à noite mais glamorosa. Mais, sandálias de salto nude numa tonalidade próxima do teu tom de pele vão alongar a tua silhueta, dando a impressão que és mais alta!

Vestido azul com sapato nude
Ateliê Nosso Cabide / Closet da May

Sapatos metalizados, como prata ou dourado, também combinam com tudo! Versáteis e elegantes, são perfeitos para eventos mais formais, seja de dia ou de noite.

Se tivesse que escolher uma cor, eu optaria por umas sandálias de salto prata, já que combinam na perfeição com tons mais frios como o azul e conferem um look moderno e sofisticado.

No entanto, isso não quer dizer que não possas usar sapatos dourados! Estes vão ser perfeitos para dar aquele toque de glamour ao look, sobretudo se usares também joias douradas.

Vestido azul com sapato dourado e prata
Joana Julião / Closet da May

Umas sandálias de salto brancas são também uma excelente escolha para um look mais leve e romântico, sobretudo para um casamento ao ar livre.

Mas se foste convidada para uma festa à noite mais formal, podes também combinar o teu vestido azul com sandálias de salto ou scarpins pretos. Estes vão conferir-te um look ousado e cheio de glamour!

Devo optar por salto fino ou grosso? Se queres dançar a noite toda com maior conforto, uma sandália de salto grosso é a melhor escolha. Eu optaria por este modelo sobretudo para casamentos ao ar livre, onde normalmente o terreno é mais irregular.

Vestido azul com sapato branco e preto
Closet da May / Ateliê Nosso Cabide

No que toca ao modelo de sapato, fica já a saber que não tem como errar ao optar por sandálias de salto com tiras. Versátil e elegante, esta opção de calçado é a escolha certa para madrinhas de casamento!

Por outro lado, scarpins são também uma opção clássica e atemporal. Estes vão combinar muito bem com um vestido azul curto, midi ou longo, sendo especialmente apropriados para festas nos meses mais frios do ano.

Por último, rasteirinhas e sapatilhas com pedrarias ou laços são escolhas elegantes e confortáveis para festas mais descontraídas ou eventos ao ar livre, como casamentos na praia.

Vê também: 6 melhores sapatos para madrinhas e convidadas de casamento

Esmalte

Não poderia terminar este guia sem te dizer que cores de esmalte vão combinar com o teu vestido azul! Assim, fica já a saber que qualquer que seja a ocasião ou o tom do teu vestido, não tem como errar ao optar por unhas nude ou uma francesinha!

Estas opções, junto com um esmalte rosa claro, branco, marrom ou cinza, são perfeitas para umas unhas elegantes, ajudando a criar um look mais sóbrio que mantém o foco no teu vestido de festa.

Vestido azul com esmalte nude
Closet da May

No entanto, existem muitas outras cores de unhas que ficam incríveis! Um esmalte preto, vermelho ou prata, por exemplo, são escolhas clássicas e versáteis para um look ousado, especialmente para uma festa à noite mais chique.

Outra opção sem erro é optar pela mesma cor do vestido mas numa tonalidade diferente. Por exemplo, se vais usar um vestido azul royal, um esmalte turquesa ou azul claro vai ser uma excelente escolha.

Mas se o que procuras é acrescentar mais cor ao teu visual, podes apostar ainda num esmalte rosa pink, lavanda, roxo, coral, laranja ou até amarelo!

Vestido azul com esmalte preto e vermelho
Loja Tania Bastos / Closet da May

Vê também

Imagem de capa: Loja Tania Bastos