Skip to Content

7 ideias de sapatos para usar com vestido longo

7 ideias de sapatos para usar com vestido longo

Estás com dúvidas sobre qual sapato combina melhor com o teu vestido longo? Não te preocupes, estás no lugar certo! Neste guia vais descobrir as melhores ideias de calçado para diferentes tipos de vestidos e ocasiões, desde casamentos a eventos mais descontraídos.

Para um visual de festa sofisticado, opta por combinar o teu vestido longo com sandálias de salto com tiras, scarpins ou peep toes. Para ocasiões mais descontraídas ou o dia a dia, rasteirinhas, sapatilhas, botas ou tênis também são escolhas acertadas.

De seguida, vou explicar-te o que ter em conta antes de escolher cada modelo de sapato, para que possas criar um look elegante e cheio de estilo!

Qual sapato usar com vestido longo?

Escolher os sapatos certos para usar com um vestido longo não é uma decisão fácil. Afinal, são tantas as opções! No entanto, o mais importante é que te sintas bonita e confortável com o calçado que decidas usar, tendo sempre em conta a ocasião.

Mas não te preocupes. Seja para um casamento ou para arrasar no dia a dia, tenho a certeza que vais encontrar os sapatos certos nas sugestões que te deixo de seguida!

1. Sandálias de tiras

Qualquer que seja a ocasião, não tem como errar ao combinar o teu vestido longo com sandálias de salto com tiras. Versáteis e elegantes, são uma escolha clássica para eventos mais formais, como um casamento ou formatura, sendo também opção para festas mais descontraídas.

Além disso, a sua versatilidade permite que sejam usadas em qualquer horário. No entanto, são especialmente apropriadas para festas noturnas, pela sofisticação e formalidade que conferem ao look.

Se for o caso, podes optar ainda por sandálias de salto com brilho, sobretudo caso o teu vestido tenha uma fenda. Esta combinação vai resultar num visual bem sedutor e cheio de glamour!

Quanto à cor, sandálias de salto nude combinam com tudo, alongam a silhueta e mantém as atenções no vestido. Já sandálias de tiras metalizadas ou pretas vão ser perfeitas para um look de festa mais sofisticado.

Dica: O tipo de salto vai depender do local da festa e do conforto que procuras. Por exemplo, salto fino pode não ser apropriado para um casamento ao ar livre, como no campo ou na praia. Neste caso, é mais aconselhável optar por um salto grosso ou até mesmo rasteirinhas para garantir estabilidade.

Vestido longo com sandálias de tiras

2. Scarpins

Logo a seguir às sandálias de tiras, os scarpins destacam-se como uma opção igualmente elegante e atemporal para um vestido longo, especialmente caso este tenha uma fenda.

Sendo as sandálias de tiras mais apropriadas para uma festa nos meses mais quentes do ano, um scarpin preto ou metalizado vai ser uma excelente alternativa para trazer mais conforto no inverno.

Ideias de scarpin para vestido longo

3. Peep toes

Os peep toes são versáteis e podem ser usados em qualquer ocasião, horário ou época do ano. Seja para o dia a dia ou para uma festa mais formal, é uma opção de calçado elegante que nunca sai de moda e combina muito bem com um vestido longo.

Quanto ao salto, vai depender da ocasião. Se vais estar muitas horas de pé e procuras maior conforto, opta por salto anabela ou um peep toe meia pata.

Ideias de peep toe para vestido longo

4. Rasteirinhas

Eu amo ver um vestido longo com rasteirinhas! Este modelo de sapato é perfeito para uma festa mais descontraída no verão, como um casamento na praia, pelo conforto que confere.

Além disso, a combinação de um vestido longo estampado com rasteirinhas cria um visual mais leve e romântico, ideal para uma festa na primavera ou verão.

Se foste convidada para uma festa mais formal, tem apenas o cuidado de evitar usar modelos demasiados casuais. Para tal, opta por rasteirinhas metalizadas, em tons prateados ou dourados, com brilho ou detalhes em pedraria.

Esses detalhes vão conferir maior sofisticação ao look, permitindo que desfrutes do seu conforto sem comprometer a elegância.

Ideias de rasteirinhas de festa para usar com um vestido longo
Rasteirinhas metalizadas ou com aplicações em pedraria são a aposta certa para looks de festa

5. Sapatilhas

Uma pergunta comum é se é possível usar vestido longo com sapatos sem salto. A resposta é sim, desde que o comprimento da barra seja adequado e não arraste pelo chão.

Por isso mesmo, as sapatilhas são uma excelente escolha, proporcionando não apenas conforto mas também delicadeza e romantismo ao look!

Tal como no caso das rasteirinhas, evita modelos demasiado casuais caso a ocasião seja uma festa mais formal. Sapatilhas metalizadas de bico fino, por exemplo, são a escolha perfeita para um look sofisticado!

Ideias de sapatilhas para vestido longo

6. Botas

Escolher botas para os meses mais frios é uma decisão acertada, especialmente se usares um vestido longo em tons mais escuros. Optar por combinar o vestido com botas pretas é uma escolha segura e elegante, resultando num visual bem moderno.

Quanto ao tamanho do cano e ao tipo de bico, esses detalhes dependem inteiramente do teu estilo pessoal! Sejam botas de cano curto ou alto, o mais importante é que escolhas um modelo com o qual te sintas confortável.

Vestido longo com botas

7. Tênis

Podes usar tênis com vestido longo, sim! Esta escolha de calçado é perfeita para um look moderno, descontraído mas sempre com estilo.

Neste caso, é importante ter em conta o comprimento do vestido. Evita vestidos longos que arrastem pelo chão, pois isso vai esconder os tênis. Recomendo optar por um vestido que permita que os tênis fiquem visíveis, destacando assim o calçado.

Quanto à cor, vai depender do teu gosto pessoal. Tênis brancos, por exemplo, são uma excelente escolha, pois são versáteis e combinam bem com praticamente qualquer cor de vestido.

Vestido longo com tênis

Foste convidada para uma festa e não sabes que bolsa usar com o teu vestido longo? Confere o nosso guia com as melhores ideias de clutches para um look de festa perfeito!

Vê também