Skip to Content

Posso misturar óleo de rosa mosqueta com hidratante?

Posso misturar óleo de rosa mosqueta com hidratante?

Afinal, posso misturar óleo de rosa mosqueta com hidratante ou devo usá-lo separadamente? Neste artigo vou explicar-te como incluí-lo na tua rotina de cuidados de pele e os cuidados a ter para tirares o máximo partido do seu uso.

O óleo de rosa mosqueta pode ser misturado com hidratante, seja no teu creme facial ou corporal. Para tal, basta colocar um pouco de creme na mão ou num recipiente (o suficiente para aplicar no rosto ou no corpo), adicionar 1 a 2 gotas de óleo e misturar bem com um cotonete ou espátula.

De seguida, vou contar-te detalhadamente como o fazer, quais as receitas caseiras mais populares e que cuidados deves ter para as usar de maneira segura. Se ainda não conheces os benefícios e usos deste óleo, recomendo-te que comeces por ler o artigo que escrevi aqui.

Posso misturar óleo de rosa mosqueta no creme hidratante?

Existem várias formas de usar óleo de rosa mosqueta: este pode ser aplicado diretamente na pele, diluído com outro óleo vegetal ou misturado com o teu hidratante favorito.

Se o aplicares diretamente na pele do rosto, podes fazê-lo antes ou depois de passares o teu creme hidratante. Neste caso, aconselho-te a fazeres sempre uma limpeza prévia da pele, de forma a melhorar a sua absorção e potenciar os seus resultados.

Para usar óleo de rosa mosqueta puro na pele, basta aplicar algumas gotas diretamente nas manchas, rugas ou linhas de expressão que queiras ver tratadas, massajando em movimentos circulares até que seja completamente absorvido.

No entanto, uma excelente opção é, como vimos mais acima, misturar o óleo de rosa mosqueta no teu hidratante facial. Isto vai potenciar ainda mais a hidratação proporcionada pelo teu creme, acrescentando-lhe uma poderosa ação clareadora, cicatrizante e anti-envelhecimento.

Para tal, sugiro-te que coloques um pouco de hidratante na mão ou num recipiente, adiciones 1-2 gotas de óleo de rosa mosqueta e mistures bem com um cotonete ou espátula (vê imagem mais abaixo). Após isso, basta aplicar no rosto após a limpeza de pele.

Quantas vezes posso usar? O óleo de rosa mosqueta, seja sozinho ou misturado no creme, pode ser usado todos os dias, uma vez de manhã e outra à noite. Pelas suas propriedades hidratantes, é especialmente recomendado para peles secas e ásperas, podendo no entanto ser usado por todos os tipos de pele.

Como usar óleo de rosa mosqueta com hidratante

Receitas caseiras de óleo de rosa mosqueta com creme hidratante

No que toca ao hidratante a escolher, as possibilidades são várias. De facto, o óleo de rosa mosqueta pode ser misturado com qualquer creme facial (ou corporal), sendo o mais importante escolher um adequado ao teu tipo de pele.

No entanto, tem em conta que o óleo de rosa mosqueta é rico em vitamina A, pelo que é preciso que estejas atenta caso uses produtos com retinóides. No caso de peles muito sensíveis, o uso de ambos pode causar irritação.

Se mesmo assim os quiseres incluir na tua rotina de skincare, aconselho-te a usá-los separadamente, em diferentes horas do dia ou em dias alternados.

Dito isto, fica a saber de seguida algumas das receitas caseiras que se tornaram bastante populares:

1. Óleo de rosa mosqueta com bepantol creme

Se o que procuras é uma receita caseira para um creme com uma profunda ação hidratante, então esta mistura de óleo de rosa mosqueta com bepantol é para ti.

O principal ingrediente do bepantol creme é a pró-vitamina B5, capaz de regenerar a pele e proporcionar-lhe uma hidratação profunda. Para além disso, vai estimular a síntese de colágeno, ajudar a cicatrizar e a reduzir a inflamação, resultando numa pele mais uniforme e com menos rugas.

Por seu lado, o óleo de rosa mosqueta vai potenciar ainda mais a sua hidratação, juntando-lhe uma ação clareadora que te vai ajudar a suavizar todo o tipo de manchas, sejam elas provocadas pelo sol, idade ou cicatrizes da acne.

Para preparar este creme anti-rugas, vais precisar de:

  • Bepantol derma toque seco (adequado a todos os tipos de pele)
  • Óleo de rosa mosqueta (100% puro)

Reunido tudo, basta colocar um pouco de creme na mão ou num recipiente (o suficiente para aplicar no rosto), adicionar 1-2 gotas de óleo e misturar bem com um cotonete ou espátula. Após isso, basta passar no rosto, tendo o cuidado de fazer uma limpeza de pele prévia.

Em alternativa, podes fazer uma limpeza do rosto, aplicar o óleo de rosa mosqueta diretamente na pele e finalizar passando o creme hidratante.

Para saberes em maior detalhe os benefícios desta receita e que preocupações de pele ajuda a resolver, podes ver o artigo que escrevi aqui.

Quantas vezes posso usar? A nossa recomendação é que o uses como se fosse um creme de noite, aplicando apenas uma vez por dia antes de ires dormir. Se quiseres usar logo pela manhã, tem o cuidado de passar sempre protetor solar.

2. Óleo de rosa mosqueta com creme nivea

Para proporcionar à pele uma profunda ação hidratante, há quem goste de misturar óleo de rosa mosqueta com o creme nivea da latinha azul.

Esta combinação vai ser bastante útil para ajudar a suavizar rugas e linhas de expressão, ao mesmo tempo que clareia as manchas do rosto e atenua olheiras.

De qualquer forma, é preciso alguns cuidados quanto ao seu uso, sendo esta receita especialmente recomendada para peles secas. Caso a tua pele seja muito oleosa, recomendo-te que apliques somente como se fosse um creme de contorno dos olhos, já que pode aumentar a oleosidade da pele e piorar os sintomas da acne.

De facto, este pode ser usado como se fosse um creme de olhos, melhorando o aspeto das olheiras e suavizando as rugas desta zona.

A preparação é bem simples: coloca um pouco de creme nivea na palma da mão ou num recipiente (o suficiente para aplicar no rosto ou no contorno dos olhos) e adiciona 1-2 gotas de óleo de rosa mosqueta. Após isso, mistura bem com um cotonete ou espátula e aplica no rosto antes de ires dormir.

Quantas vezes posso usar? Esta mistura pode ser usada uma vez ao dia, preferencialmente à noite. Se fores aplicar por todo o rosto, tem o cuidado de fazer uma limpeza de pele prévia usando uma água micelar, sabonete ou gel de limpeza adequado.

Posso usar óleo de rosa mosqueta puro na pele?

Sim, o óleo de rosa mosqueta pode ser usado puro na pele, sendo aplicado diretamente no rosto. Para tal, basta colocar algumas gotas e massajar em movimentos circulares até que seja completamente absorvido.

Para potenciar alguns dos seus benefícios, podes diluí-lo também com outros óleos vegetais. Neste caso o ideal é misturá-lo com aqueles que tenham propriedades semelhantes, como é o caso do óleo de amêndoas.

Posso apanhar sol depois de usar óleo de rosa mosqueta?

Como em qualquer situação, é preciso moderação. No entanto, o óleo de rosa mosqueta, seja aplicado diretamente na pele ou misturado com o teu hidratante, pode ser usado de dia.

Neste caso, o mais importante é que o faças logo pela manhã, após a tua limpeza de pele habitual. De seguida, o passo que não pode faltar é o do protetor solar, mesmo que o teu creme já tenha fator de proteção.

Se quiseres saber mais detalhes sobre como usar o óleo de rosa mosqueta de maneira segura durante o dia, podes ler o artigo que escrevi aqui.

Antes de usar: Aplica sempre um pouco no pulso para verificar se não existe nenhuma reação alérgica. O ideal é consultar previamente um dermatologista e escolher sempre um óleo de rosa mosqueta 100% puro e prensado a frio.

Vê também