Skip to Content

Pele oleosa: o que causa e como tratar

Pele oleosa: o que causa e como tratar

Para tratar a pele oleosa, é preciso não só adotar uma rotina de cuidados de pele com produtos específicos, como também fazer algumas alterações ao nosso estilo de vida, de forma a controlar a oleosidade e o brilho em excesso da pele.

O que é a pele oleosa?

Uma pele oleosa é uma pele que produz sebo em excesso, ficando com um aspeto brilhante e deixando os poros mais visíveis, sobretudo na zona do nariz, bochechas e queixo.

O excesso de oleosidade da pele pode ter vários motivos, entre os quais, genéticos, rotinas de cuidados de pele inadequadas, alimentação desequilibrada, excesso de sol, stress ou alterações hormonais.

Como tratar a pele oleosa?

O tratamento da pele oleosa passa por uma mudança de hábitos. Para tal, reunimos neste artigo as melhores dicas para te voltares a sentir confortável na tua própria pele.

1. Segue uma rotina de cuidados para pele oleosa

Existem 3 passos que deves seguir para dizer basta: limpar, tonificar e hidratar. Escolhe a gama certa de produtos específicos para pele oleosa e cumpre estes passos duas vezes por dia, uma de manhã e outra à noite.

Para uma melhor limpeza de pele, usa uma máquina para limpar o rosto. Esta irá ajudar-te a minimizar os poros e a teres menos pontos negros, dando um aspeto mais saudável à tua pele. Tem também o cuidado de ter uma toalha que sirva apenas para limpar o rosto, usando-a de forma suave e sem esfregar. Já o tónico, vai remover as impurezas que ficaram após a limpeza, equilibrando o pH da pele.

Quanto à hidratação, ter uma pele oleosa não significa que esteja hidratada. Na maioria dos casos, pessoas com pele oleosa tem também a pele desidratada. A falta de hidratação vai aumentar ainda mais a produção de óleo por parte da pele.

Se para além da pele oleosa também tiveres borbulhas e acne, opta por produtos que tenham ácido salicílico, de forma a secar as borbulhas mais rapidamente, desobstruir os poros e remover as impurezas da pele.

2. Adota cuidados complementares

Uma boa forma de tratar a pele oleosa é fazer esfoliação uma vez por semana, de forma a remover as impurezas da pele e desobstruir os poros, dando uma sensação de pele macia. Se porventura tiveres a pele sensibilizada, faz a esfoliação a cada duas semanas.

Mais uma vez, usa um esfoliante que tenha ácido salicílico, para uma limpeza em maior profundidade e de forma a prevenir que a pele fique irritada após a esfoliação. Se não sabes os cuidados a ter na hora de esfoliar, podes ler o artigo que escrevi aqui.

Outro cuidado complementar que podes fazer regularmente são as máscaras de argila. Este ingrediente natural vai ajudar a tua pele a controlar a oleosidade.

Vê também: Argila para o rosto: para que serve cada cor e como usar

3. Tem cuidado com o sol

Estar muito tempo ao sol resseca a pele e estimula as glândulas sebáceas a produzir mais óleo na tentativa de hidratar a pele. Para prevenir, usa sempre um protetor solar adequado para pele oleosa.

4. Muda os teus hábitos alimentares

Outro aspeto muito importante para prevenir a pele oleosa, é ter bons hábitos alimentares. Se queres combater a oleosidade da pele (e ter uma vida mais saudável no geral), evita comer alimentos demasiado processados, sal em excesso, açúcar e comidas muito gordurosas.

Também é muito importante beberes água com regularidade ao longo do dia, de forma a manteres o teu corpo saudável e hidratado.

5. Tem atenção na hora do banho

Banhos com água muito quente vão remover a oleosidade natural da pele, estimulando ainda mais a produção de óleo. Toma banho com água morna e massaja sempre a pele com suavidade na hora de secar com a toalha.

6. Remove sempre a maquilhagem

Não remover a maquilhagem antes de ir para a cama ou passar muito tempo maquilhada, vai obstruir os poros e favorecer a produção de oleosidade. Tira sempre um tempo para fazeres a tua rotina de cuidados de rosto com produtos específicos para pele oleosa, de forma a remover todas as impurezas da pele.

7. Evita alguns gestos ao longo do dia

Para evitar que a pele fique ainda mais oleosa, tem cuidado para não estares sempre a tocar com as mãos no rosto. Evita também apoiar o rosto nas mãos, pois vais estar a colocar a pele em contato com impurezas, aumentando ainda mais a sua oleosidade.

Se tens por hábito falar ao telemóvel, é aconselhável limpá-lo com regularmente já que este está em contato várias vezes com a pele do rosto.

8. Adota pequenos hábitos na hora de ir dormir

Esta dica pode parecer curiosa mas a verdade é que quem tem a pele oleosa tem que ter alguns cuidados na hora de dormir. Se já removeste a maquilhagem e aplicaste a tua rotina de cuidados de rosto, o próximo passo é mudar a roupa da cama, em especial da almofada, com regularidade, de forma a não estar em contato com impurezas.

Resumindo

Um dos grandes mitos sobre a pele oleosa é que não se deve hidratar. Na realidade, é um dos “truques” mais simples para reduzir a oleosidade: hidratar bem fazendo uso de produtos específicos para este tipo de pele.

Se tivéssemos que escolher o outro “segredo” para tratar a pele oleosa, para além de uma boa rotina de cuidados de pele, seria a alimentação. Faz mudanças naquilo que comes, apostando mais em verduras, leguminosas e alimentos menos processados, e vais ver como a tua pele fica com um aspeto bem mais saudável e menos oleosa.

Vê também

Créditos: Imagem de capa Designed by Freepik