Skip to Content

O que passar no rosto antes da base: tutorial passo a passo

O que passar no rosto antes da base: tutorial passo a passo

Se sentes que a tua base não fixa, craquela ou até destaca a descamação, pode ser que não estejas a preparar a tua pele da maneira certa para receber a maquiagem.

Tenhas a pele seca, oleosa ou mista, neste guia vais encontrar não só o passo a passo sobre o que passar no rosto antes da base, mas também dicas para uma melhor fixação e uma maquiagem que dure o dia todo!

Antes de passar base no rosto é importante preparar a pele com uma rotina de skincare adequada ao teu tipo de pele, usando um gel de limpeza, tónico e creme hidratante. Após isso, aplica um protetor solar específico para usar com maquiagem, seguido do primer e da base.

Agora que já tens a resposta rápida, vou explicar-te cada passo detalhadamente. Ao mesmo tempo, irei partilhar contigo técnicas profissionais para aplicares os produtos da maneira certa e garantir que a tua pele está preparada para receber a base!

O que fazer antes de aplicar base no rosto?

Para aumentar a fixação da tua base, é importante preparar a pele da maneira certa. De seguida, vou partilhar contigo o passo a passo, bem como as melhores dicas para que a tua maquiagem se mantenha perfeita ao longo do dia!

1. Rotina de skincare

Preparar a pele é fundamental para que a tua base fixe melhor e a tua maquiagem dure mais tempo.

Para tal, é importante que tenhas uma rotina de skincare adequada ao teu tipo de pele e que inclua os seguintes passos:

  1. Gel de limpeza
  2. Tónico
  3. Creme de olhos
  4. Sérum (opcional mas recomendado)
  5. Creme hidratante

Independentemente do teu tipo de pele, é importante começares a tua rotina de cuidados com a limpeza seguida do tónico.

Eu recomendo que não saltes o passo do tónico pois vai remover impurezas que possam ter ficado da limpeza, evitar a perda de hidratação da pele ao longo do dia e melhorar a capacidade de absorção do teu creme hidratante.

Dica: Aplica o tónico com as mãos ou um disco de algodão, dando leves pancadinhas no rosto. Isto vai permitir com que o produto penetre suavemente na tua pele.

Rotina de skincare passo a passo
Uma rotina de skincare adequada é fundamental para preparar a pele para a maquiagem

O próximo passo é o creme de olhos. Além de hidratar, vai aliviar o inchaço ou cansaço que possas sentir nesta zona. Se tiveres olheiras muito escuras, opta por um creme que contenha cafeína nos seus ingredientes.

Eu pessoalmente dou preferência a cremes de olhos que tem aplicador em esfera porque se sente um alívio instantâneo e refrescante na hora de aplicar!

Ao mesmo tempo, privilegio os que tenham ácido hialurónico na sua composição, pois conferem maior hidratação e criam uma película que impede que a pele perca água durante o dia (fazendo com que a maquiagem dure mais tempo).

Se quiseres potenciar a hidratação, este é o momento de aplicar o sérum. Eu recomendo que o faças mas podes passar diretamente para o creme hidratante.

Quanto ao creme hidratante, tenho uma dica para melhorar a sua absorção: em vez de o aplicares diretamente no rosto, aplica-o primeiro na ponta dos dedos, esfrega-o para aquecer um pouco e aplica no rosto com suaves pancadinhas.

Evita espalhar o creme arrastando-o pelas diferentes zonas do rosto! Isto causa fricção e pode levar a flacidez e sinais de envelhecimento mais precoces. No caso de teres pele sensível, este tipo de movimento vai também irritar e sensibilizar mais.

2. Protetor solar

Seja verão ou inverno, a minha recomendação é que finalizes a preparação da pele com um protetor solar. Após aplicar, aguarda 2 a 3 minutos antes de avançares para a maquiagem (primer), de forma a dar tempo para a pele secar.

Se não usas protetor solar devido à pele oleosa e preocupações sobre o brilho excessivo (ou receio que isso afete a fixação da maquiagem), recomendo que comeces a usar.

Atualmente, existem protetores solares no mercado específicos para peles oleosas, perfeitos para aplicar antes da base e que não afetam a sua fixação.

Dica: Esfolia a tua pele 2 vezes por semana (ou apenas uma vez a cada duas semanas se for sensível). Este passo extra irá remover células mortas e escamação, facilitando a aplicação dos produtos de maquiagem.

Vê também: Pele oleosa: quantas vezes esfoliar (com tutorial)

3. Primer

O primer é o “segredo” para uma maquiagem perfeita e duradoura! Neste passo, tem o cuidado de aplicar uma camada fina e escolher um que seja adequado ao teu tipo de pele.

Se não sabes que primer escolher, estas são as minha recomendações:

  • Peles secas: um primer à base de silicone ou óleo é a escolha certa para este tipo de pele. Neste caso, podes aplicar por todo o rosto ou apenas nas zonas mais problemáticas ou ásperas ao toque
  • Peles oleosas: opta por um primer mais leve e oil free. Para este tipo de pele os primers à base de silicone também são indicados pois evitam que os óleos naturais da pele se fundam com a base

Se tiveres acne, não recomendo o uso de um primer à base de silicone. Este retém os óleos nos poros, podendo levar ao desenvolvimento de mais inflamação e borbulhas.

Dica: Se tens a pele oleosa ou muito oleosa, podes aplicar o spray fixador após o primer. Tem apenas o cuidado de deixá-lo secar alguns segundos antes de aplicar a base.

4. Base

Aplicado o primer, chegou a hora da base! Para um acabamento mais bonito e profissional, confere o artigo que escrevi com o passo a passo para aplicar base corretamente no rosto.

Após a base, aplica um pó compacto ou solto para selar a pele, seguido de um spray fixador para que a tua maquiagem se mantenha impecável o dia todo!

A escolha entre pó compacto ou solto é uma questão de preferência pessoal. No meu caso, uso pó compacto por ser mais fácil de aplicar e sujar menos.

Checklist com o passo a passo sobre o que passar no rosto antes da base

Ebook Grátis: Inscreve-te na newsletter de beleza clicando aqui e recebe no teu email o ebook Guia de Maquiagem para Iniciantes!

Vê também