Afinal, o que é um perfume tester? Será igual ao original ou tem uma fixação diferente? Neste artigo conto-te todos os segredos sobre estas fragrâncias e ajudo-te a decidir se vale a pena comprá-las ou não.
Os perfumes testers são fragrâncias fornecidas pelas marcas às lojas para serem testadas pelos seus clientes. São exatamente iguais às normais, tendo a mesma composição, fixação e quantidade. A única diferença está na embalagem, sendo a dos testers normalmente uma simples caixa lisa em papelão.
De seguida, vou explicar-te detalhadamente as diferenças entre estas e as fragrâncias ditas normais que podes comprar nas lojas, bem como as vantagens e desvantagens de as comprar.
Qual a diferença entre um perfume tester e um normal?
Como dissemos, um perfume tester é exatamente igual a uma fragrância normal, tendo a mesma composição, fixação e quantidade de produto. Estes são enviados pelas marcas para as lojas de perfumes de forma a que os seus clientes as possam experimentar.
A grande diferença está sobretudo na embalagem, já que, tal como o nome indica, são para ser testados em loja e não comercializadas. Dessa forma, vem normalmente em caixas brancas ou castanhas de papelão, sem os acabamentos sofisticados dos perfumes que vemos à venda nas lojas.
Na sua embalagem, podemos encontrar a indicação que se trata de um tester e que não é um produto para venda. Para além disso, surge indicada na caixa a respetiva marca e, por vezes, as notas que compõem a fragrância, de forma a facilitar a decisão de compra por quem a testa.
Por outro lado, ao ter uma caixa mais simples e não tão elaborada como a das fragrâncias normais, pode surgir a um preço bem mais reduzido. Por outro lado, vai contribuir também para isso o facto de alguns não terem tampa.
Isto não é por acaso: tendo em conta que se trata de um produto de demonstração, isto vai permitir que o fabricante economize na produção ao mesmo tempo que facilita a utilização por parte do cliente na loja.
Tirando isso, um perfume tester é igual ao original, tendo o mesmo frasco e composição.
Resumindo, as diferenças entre um perfume tester e um normal são as seguintes:
- Embalagem: no caso dos testers, costumam vir numa caixa branca ou castanha sem acabamentos, normalmente feita de papelão ou material reciclado. Esta pode ter a indicação da marca ou uma etiqueta com as notas da fragrância em várias línguas
- Preço: por vir numa caixa simples e com um aspeto mais “barato”, quando encontrados à venda tem um preço bem mais reduzido do que o original
- Frasco: é exatamente igual ao do perfume dito normal. No entanto, alguns podem vir sem tampa, de forma a facilitar a utilização por parte do cliente na loja
Pode ter acontecido que experimentaste um tester na loja e achaste diferente do perfume normal. Tem em conta que as fragrâncias em exposição nas lojas estão constantemente expostas à luz artificial ou até solar, podendo isto alterar a sua qualidade.
Um perfume tester é mais forte do que o normal?
Tendo em conta que o perfume tester é apenas para ser experimentado em loja, existe o mito que estes são mais fortes que os normais de forma a incentivar a compra.
Isto pode até ter acontecido contigo: foste a uma loja, experimentaste um tester e ficaste com a sensação que é bem mais forte (ou mais fraco). No entanto, tem em conta que a fixação ou projeção de um perfume pode depender de muitos fatores.
É normal que a tua fragrância, por exemplo, dure menos tempo na pele quando esta estiver mais seca. Por isso mesmo, é que há dias em que tens a sensação que o teu perfume já não fixa tão bem como quando o compraste.
Por outro lado, outra coisa que vai determinar a longevidade de uma fragrância é a forma como esta é armazenada. De facto, as que encontramos para experimentar nas lojas estão sempre sem tampa e expostas à luz artificial (ou até solar), fazendo com que percam o seu aroma e fixação.
Por isso mesmo, é natural sentires por vezes que o perfume normal é mais forte do que o tester que experimentaste na loja (ou vice-versa). Já os testers que não foram usados e foram armazenados corretamente tem exatamente a mesma longevidade, fixação e projeção de um perfume normal.
Vê também: Porque o perfume não fixa na minha pele (e como resolver)
Vale a pena comprar um perfume tester?
A única desvantagem de comprar um perfume tester está na simplicidade da embalagem. Se és daquelas pessoas que gosta de colecionar fragrâncias, então não aconselho a comprar. No entanto, a grande vantagem está no simples facto de se tratar da mesma fragrância mas a um preço bastante reduzido.
Dessa forma, se a embalagem for algo que dispenses e o que queres realmente é andar bem cheirosa (ou cheiroso) sem gastar muito dinheiro, então os perfumes testers são uma excelente opção.
O único cuidado que deves ter é ao comprar, fazendo-o sempre numa loja de confiança. Isto porque, tal como os perfumes ditos normais, também os testers são alvo de falsificações.
Para que tal não aconteça contigo, fica sempre atenta aos detalhes do próprio frasco e verifica se é igual ao original. Assim, vê se é de vidro de alta qualidade, espesso, pesado e simétrico, sem irregularidades grosseiras. Confere também se o borrifador (spray) é de qualidade e se está bem fixado.
Por último, é verdade que o perfume tester tem um preço mais reduzido que o normal. De qualquer forma, desconfia sempre que for demasiado barato.
DICA: Tal como as fragrâncias originais, os testers também tem batch code. Dessa forma, podes conferir se é falsificado ou não procurando por este código no fundo do frasco ou da embalagem.
Perguntas relacionadas
Os perfumes testers são fragrâncias com defeitos de fabrico? A ideia que os perfumes testers são fragrâncias com defeitos ou falhas é um mito. Estes são exatamente iguais aos originais, não tendo menor qualidade, projeção ou fixação. A única diferença está na embalagem e ao facto de virem, por vezes, sem tampa.
Os perfumes testers podem ser vendidos? Os testers são apenas para demonstração, não podendo ser comercializados. Essa mesma indicação costuma estar visível nas suas embalagens, onde surge expresso que se trata de uma amostra e que não é para venda.
O perfume tester é mais fraco que o normal? Um tester tem exatamente a mesma fixação e qualidade de um normal. No entanto, os que encontramos nas lojas para demonstração estão constantemente expostos à luz e não são armazenados corretamente, podendo perder aroma e fixação.