Skip to Content

Maquiagem para vestido lilás e lavanda: guia completo

Maquiagem para vestido lilás e lavanda: guia completo

Não sabes que maquiagem combina com o teu vestido lilás ou lavanda? Se assim for, não procures mais: seja para um casamento, formatura ou festa à noite, neste artigo vais encontrar as melhores sugestões de cores de sombra e de batom para um look perfeito!

Para te ajudar da melhor forma, pedimos à maquiadora profissional Sílvia Rafael para que nos conte todos os segredos para uma make perfeita, incluindo também dicas para madrinhas de casamento e convidadas.

Vamos conferir?

Quem é a nossa especialista? Sílvia Rafael é maquiadora profissional certificada, especializada em maquiagem de noiva e com vasta formação em esfumados e colorimetria.

Que maquiagem combina com um vestido lilás ou lavanda?

Um vestido lilás ou lavanda vai conferir-te um look bem delicado, pelo que é importante optar por uma maquiagem mais leve e natural.

Ideal para eventos de dia, como um casamento no campo ou na praia, estes vestidos vão pedir uma make mais discreta, especialmente se vais ser madrinha.

No entanto, qualquer que seja a ocasião, tenho a certeza que vais encontrar mais abaixo a cor de sombra e de batom certa para o teu look de festa!

Maquiagem para vestido lilás e lavanda
Closet da May / Tania Bastos / Nosso Cabide

A cor da sombra

No que toca à cor de sombra que melhor combina com um vestido lilás ou lavanda, fica já a saber que não tem como errar ao optar por um esfumado em tons de rosé, lilás, violeta, vinho ou até coral.

Se quiseres usar marrom na tua make de olhos, a maquiadora profissional Sílvia Rafael recomenda que uses esta cor de sombra apenas para criar o fundo. As cores acima sugeridas vão dar-te um look bem mais harmonioso, sem retirar delicadeza e leveza ao teu vestido.

Por seu lado, uma sombra em tons de rosé vai ser perfeita para uma maquiagem mais natural, contribuindo para um look bem romântico! Por isso mesmo, vai ser uma opção elegante para madrinhas de casamento que queiram manter as atenções no seu vestido de festa.

Vestido lilás com sombra rosé
Closet da May

Em alternativa, podes também optar por um visual mais monocromático fazendo um esfumado em tons de lilás ou violeta, de forma a fazer a ligação com o teu vestido.

Esta cor de sombra vai conferir-te um look igualmente discreto mas bem sofisticado, especialmente se rematares o teu visual com acessórios prata, um subtil esmalte nude e uma bolsa clutch roxa. Se foste convidada para uma festa à noite mais glam, esta combinação vai ser perfeita!

Vestido lilás com sombra lilás
Closet da May

Se não dispensas um smokey eye preto, tem em conta que neste caso poderá ser demasiado chamativo. No entanto, para um evento noturno no qual vás usar um vestido lilás ou lavanda em paetê, poderá ser uma opção bem glamourosa para destacar os olhos.

Se o fizeres, tem apenas o cuidado de escolher uma cor de batom mais discreta, de forma a que a tua maquiagem não fique muito pesada. Para tal, um batom nude, como veremos de seguida, vai ser uma excelente escolha para harmonizar o visual!

Dica: Um casamento é um evento longo e cheio de emoções, pelo que é importante escolher sempre produtos à prova d’água para que a tua maquiagem se mantenha impecável do princípio ao fim.

Ebook Grátis: Inscreve-te na newsletter clicando aqui e recebe no teu email o ebook Guia de Maquiagem para Iniciantes!

A cor do batom

É claro que podes usar a cor de batom que mais gostas com o teu vestido lilás ou lavanda. Acima de tudo, o mais importante é que te sintas bonita e confortável com a maquiagem que escolhas usar.

No entanto, tem em conta que o teu tom de pele é muito importante na hora de escolher a cor perfeita para os teus lábios!

Para além disso, é preciso também ter em consideração a ocasião, já que eventos diurnos ou noturnos pedem tons diferentes, sejam eles mais abertos, fechados, subtis ou ousados.

Dito isto, as cores de batom que melhor combinam com um vestido lilás ou lavanda de acordo com o teu tom de pele são:

  • Pele clara: nude, taupe, rosé, burgundy e tons de vinho
  • Pele morena: nude, rosé, rosa antigo, rose gold, vermelho cereja e burgundy
  • Pele escura: nude, marrom, avelã, rosa antigo, rosa pink, magenta, burgundy e berinjela
Cores de batom que combinam com um vestido lilás ou lavanda
Cores de batom que combinam com vestido lilás ou lavanda. A tonalidade pode variar consoante o teu tom de pele.

Se não queres arriscar ou procuras um look mais discreto, então não tem como errar ao optar por um batom nude. Independentemente do teu tom de pele ou da ocasião, este vai ser perfeito para uma maquiagem mais natural, mantendo todas as atenções no teu vestido de festa.

Por isso mesmo, vai ser uma aposta bem segura e elegante para madrinhas de casamento, possibilitando também dar maior destaque e ousadia à make de olhos!

Vestido lilás com batom nude
Tania Bastos

Por outro lado, um batom rosé, rosa antigo ou rosa pink vai conferir um look suave e romântico, casando na perfeição com a delicadeza dos tons lavanda ou lilás. Se foste convidada para um casamento de dia, estas tonalidades de rosa vão ser perfeitas para os teus lábios!

Por último, podes ousar na medida certa escolhendo um batom burgundy ou vermelho cereja! Estes tons mais fechados são escolhas bem clássicas para uma festa à noite mais glam, conferindo aquele look poderoso sem serem demasiado chamativos.

Vestido lilás com batom vermelho
Ateliê Nosso Cabide

Lembra-te que o mais importante é que te sintas bonita com o batom que escolheres para usar com o teu vestido lilás ou lavanda. A não ser que sejas madrinha de casamento, onde se pede algo mais discreto que não retire protagonismo à noiva, podes usar e abusar dos tons que mais gostas!

Se estás à procura de ideias para escolher os acessórios certos para o teu look, toda a inspiração que precisas está no artigo que escrevi com as melhores sugestões de joias, sapatos e bolsas.

Vê também

Imagem de capa: Ateliê Nosso Cabide