Skip to Content

Betacaroteno: o segredo para um bronzeado mais rápido

Betacaroteno: o segredo para um bronzeado mais rápido

Se tens dificuldades em bronzear, os alimentos ricos em betacaroteno podem ser os teus melhores aliados para um bronzeado mais rápido e duradouro. Nós já experimentamos e vamos aqui explicar-te os benefícios, o que comer e outras dicas para teres o bronze com que sempre sonhaste!

A ingestão de alimentos ricos em betacaroteno ajuda no bronzeado pois estimula o corpo a produzir vitamina A. Por seu lado, este nutriente vai estimular a produção de melanina, que é o pigmento responsável por proteger a pele dos raios UV e dar-lhe o aspeto bronzeado.

Para saberes mais sobre os seus benefícios, que alimentos comer e receitas simples que podes fazer, continua a ler que nós contamos-te tudo com detalhe!

Betacaroteno para um bronzeado mais duradouro

Como vimos, comer alimentos ricos em betacaroteno pode ajudar a bronzear mais rápido.

No entanto, deixa-me dizer-te que a melhor forma de o consumir é através da alimentação. Isto porque o betacaroteno ajuda o nosso corpo a produzir vitamina A. Por seu lado, um excesso deste nutriente pode ser prejudicial.

Dessa forma, se optares por suplementação tem o cuidado para não exagerar na dosagem. Por outro lado, as boas notícias é que através da alimentação é extremamente difícil de atingir esses níveis prejudiciais de vitamina A.

Assim, apostar em alimentos ricos em betacaroteno em vez de suplementação é a melhor opção. Em suma, para além de ser mais seguro, também te vai trazer vários benefícios para a saúde no geral.

Vê também: Porque a minha pele não bronzeia?

O que é o betacaroteno e quais os seus benefícios?

O betacaroteno é um pigmento antioxidante que dá cores vibrantes às frutas e legumes. Quando ingerido, não ajuda apenas a conseguir um bronzeado mais bonito e saudável mas traz também um conjunto de benefícios para a saúde no geral.

1. Previne o envelhecimento precoce

Consumir alimentos ricos em betacaroteno vai ajudar a reduzir a sensibilidade da tua pele na hora de apanhar sol. Como já foi dito, este pigmento vai estimular a produção de melanina, protegendo a tua pele dos raios UV e evitando assim o envelhecimento precoce provocado pelo sol.

No entanto, dizer-te desde já que incluir alimentos ricos em betacaroteno na tua dieta não dispensa o uso de protetor solar. Aliás, usar proteção na hora de apanhar sol é um dos passos essenciais para um bronzeado mais uniforme e duradouro.

Por outro lado, o betacaroteno vai ajudar-te a resolver alguns problemas de pele, entre os quais, a pele seca. Isto porque tratando-se de um poderoso antioxidante, vai proteger a tua pele do sol, evitando que perca água e fique ressecada.

Como sabes, uma pele saudável e hidratada é o primeiro passo para prevenir rugas e linhas de expressão. Portanto, vamos lá incluir alimentos ricos em betacaroteno não só para ter aquele bronzeado dourado de fazer inveja mas também para mantermos um ar mais jovem e saudável!

A beleza vem de dentro. Assim, um bronzeado e uma pele mais bonita vai depender daquilo que comeres (e beberes) ao longo do dia. E é aqui que os alimentos ricos em betacaroteno te podem ajudar.

2. Melhora a visão

Temos a certeza de que quando eras criança te diziam várias vezes para comeres muitas cenouras. “É para ficares com uns olhos muito bonitos”, diziam-te. Em boa verdade, as nossas mães podiam não saber sequer o que era o betacaroteno mas esse argumento era em parte verdade.

Isto porque as cenouras são ricas em betacaroteno o que, por seu lado, vai ajudar o nosso corpo a produzir vitamina A. Por seu lado, está provado que um aporte adequado de vitamina A ajuda a melhorar a visão.

Assim, os olhos não ficavam propriamente mais bonitos mas as nossas mães sabiam do que falavam.

3. Fortalece as unhas e dá mais brilho ao cabelo

Para além de um bronzeado mais bonito, comer alimentos ricos em betacaroteno fortalece o sistema imunitário. Assim, um sistema imunitário mais forte vai trazer outros benefícios, entre os quais, umas unhas mais fortes e um cabelo mais saudável.

Tal como acontece com a pele, a vitamina A vai ajudar o cabelo a manter-se saudável, impedindo que fique demasiado seco e prevenindo a sua queda.

Por outro lado, este nutriente vai também ajudar as tuas unhas não só a crescer mais rápido como a prevenir que partam com mais facilidade.

Que alimentos ricos em betacaroteno devo comer para um bronzeado mais uniforme?

Como já dissemos, a forma mais segura de consumires betacaroteno é através da alimentação. Assim, podes encontrá-lo em várias frutas e legumes, sobretudo aqueles com cores mais vibrantes.

No entanto, se não costumas incluir este tipo de alimentos na tua dieta e se o teu objetivo é ter um bronzeado mais bonito no verão, convém incluíres estes alimentos na tua dieta 3 a 4 semanas antes das tuas férias.

Frutas ricas em betacaroteno

  • Laranja
  • Limão
  • Pêssego
  • Melão
  • Manga
  • Melancia
  • Morango
  • Kiwi
  • Meloa
  • Papaia

Legumes ricos em betacaroteno

  • Batata doce
  • Cenouras
  • Espinafres
  • Brócolos
  • Ervilhas
  • Beterraba
  • Abóbora
  • Tomate
  • Rabanete
  • Milho

Assim, podes optar por fazer saladas ou usar a tua criatividade para fazer sumos. Continua a ler para veres as receitas de sumos bronzeadores que temos para ti.

Receitas caseiras com betacaroteno para um bronzeado mais bonito

Uma das formas mais deliciosas e fáceis de consumir alimentos ricos em betacaroteno é através de sumos! Confere aqui todas as receitas que podes fazer facilmente em casa.

No entanto, deixa-me apenas lembrar-te que a palavra de ordem é moderação. Não bebas vários sumos por dia até porque algumas frutas, como a laranja, podem aportar muitas calorias em excesso.

Sumo bronzeador com laranja e cenoura

Ingredientes: 1 cenoura e 3 laranjas

Como preparar: descasca a cenoura e espreme as laranjas. Após isso, junta tudo no liquidificador e acrescenta gelo para ficar bem fresco.

Sumo bronzeador com beterraba

Se o sabor da beterraba não te incomoda, então esta é uma receita fantástica! Para além de ajudar no bronzeado, este tubérculo tem também várias propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias benéficas para tua saúde.

Ingredientes: 1/2 cenoura, 1/2 beterraba crua, 2 laranjas

Como preparar: espreme as laranjas e descasca a cenoura e a beterraba, cortando-as aos cubos. Junta tudo no liquidificador adicionando gelo.

Que mais posso fazer para um bronzeado mais rápido?

Para além de consumir alimentos ricos em betacaroteno, existem outros cuidados que podes ter antes, durante e depois das férias para um bronzeado mais rápido e duradouro.

  1. Faz uma esfoliação, 2 ou 3 dias antes de apanhares sol. Isto vai ajudar a preparar a tua pele para a exposição solar, removendo células mortas e criando a base perfeita para um bronzeado mais uniforme
  2. Usa protetor solar. Contrariamente ao que possas pensar, usar protetor solar não vai impedir que a tua pele bronzeie. Antes pelo contrário, vai ajudar-te a conseguir um bronzeado bem mais duradouro, já que vai prevenir queimaduras e evitar que a pele escame
  3. Usa um pós-solar. A hidratação é chave, de forma a evitar que a pele fique demasiado seca, acabando por escamar
  4. Bebe água. Parece um cuidado óbvio, no entanto, acabamos por o descurar facilmente. Nos dias de calor é fundamental beber mais água, de forma a manter a pele hidratada. Assim, tenta beber pelo menos 2L por dia
  5. Suplementa com astaxantina, um poderoso antioxidante que vai ajudar a manter a tua pele mais saudável e protegida

Vê aqui ao pormenor: 5 passos para um bronzeado rápido e saudável

Resumindo

Em suma, consumir alimentos ricos em betacaroteno vai ajudar-te a ter um bronzeado mais rápido e uniforme.

Por outro lado, de nada vai servir se não tiveres bons hábitos como, por exemplo, usar a proteção solar adequada na hora de apanhar sol ou manter a hidratação bebendo água frequentemente.

Perguntas relacionadas

O betacaroteno tem contraindicações? O consumo excessivo de alimentos ricos em betacaroteno pode dar uma coloração alaranjada à pele. No entanto, esta desaparece quando reduzida a quantidade ingerida. Por outro lado, é preciso ter cuidado na hora de usar suplementos, já que o excesso de vitamina A pode ser prejudicial para a saúde.

Qual o melhor suplemento de betacaroteno? A forma mais segura de ingerir betacaroteno é através da alimentação, consumindo frutas e legumes. Isto porque o seu consumo em excesso através da suplementação pode ser prejudicial para a saúde a vários níveis.

Vê também