Sabias que existe argila laranja e que tem vários benefícios para a pele do rosto? De facto, esta não é nem mais nem menos do que uma mistura das argilas vermelha e amarela, resultando numa única e poderosa máscara anti-idade.
A argila laranja é ideal para peles cansadas e maduras. Para além de limpar a pele em profundidade, vai proporcionar ao rosto um efeito desintoxicante, hidratante e rejuvenescedor. Dessa forma, e tendo em conta que estimula a síntese de colágeno, vai ajudar a suavizar rugas e linhas de expressão.
No entanto, os seus benefícios para a pele do rosto não ficam por aqui. De seguida, vou explicar-te detalhadamente cada um deles, bem como a maneira certa de aplicar para obteres os melhores resultados.
Quais são os benefícios da argila laranja para a pele?
Se sentes a pele cansada, com rugas mais marcadas ou a precisar urgentemente de hidratação, então a argila laranja pode definitivamente ajudar.
Quando assim é, eu gosto de usar uma argila como a vermelha que, para além de ser uma das mais suaves, vai proporcionar à minha pele um poderoso efeito rejuvenescedor.
No entanto, ao combiná-la com uma argila com propriedades semelhantes, como a amarela, vais estar a potenciar ainda mais os seus efeitos na hora de prevenir o envelhecimento e proporcionar à pele um aspeto mais jovem e saudável.
De qualquer forma, os benefícios da argila laranja para a pele do rosto não ficam por aqui. De facto, esta pode ser útil para uma variedade de preocupações de pele, com a acne ou as manchas.
1. Limpa e esfolia em profundidade (sem agredir a pele)
A argila laranja serve, sobretudo, para limpar e esfoliar a pele do rosto em profundidade. De facto, a sua ação vai ser bastante útil para remover impurezas, células mortas, vestígios de maquilhagem e oleosidade em excesso.
Por outro lado, ao conter na sua composição a argila vermelha, vai promover uma limpeza suave, tornando-a ideal para peles secas e sensíveis.
DICA: Nem todas as argilas são iguais. Um erro que podes estar a cometer é usar uma argila inadequada para o teu tipo de pele. Por exemplo, não é recomendado o uso de argila verde por quem tem a pele seca. Nestes casos, podes usar uma argila como a laranja, vermelha, branca ou rosa.
2. Desintoxica e devolve à pele um aspeto mais saudável
Olhas para o espelho e sentes a pele cansada, seca e sem brilho? Então está na hora de fazeres uma máscara de argila laranja.
Tal como a argila preta, também a laranja tem um poderoso efeito detox. De facto, esta vai não só absorver as toxinas da pele como facilitar a absorção dos produtos de skincare que apliques de seguida.
Dessa forma, vai potenciar ainda mais os benefícios do teu creme hidratante (fundamental após a máscara de argila), devolvendo à tua pele um aspeto mais luminoso e saudável.
No entanto, tem em conta que para tratar uma pele seca e cansada é preciso ter uma abordagem mais geral. Para tal, é tão importante ter uma rotina de cuidados de rosto adequada como bons hábitos de sono ou uma alimentação equilibrada.
DICA: Tal como as argilas, é preciso escolher uma rotina de skincare adequada para o teu tipo de pele. Se não sabes por onde começar, podes ver o artigo que escrevi aqui, onde explico passo a passo como cuidar da pele do rosto de maneira simples.
3. Previne e trata a acne
Se tens a pele madura, não quer dizer que estás livre da acne. Aliás, é bem provável que, de quando a quando, te apareça uma ou outra espinha.
Dessa forma, ao usar argila laranja para rejuvenescer a pele do rosto, vais estar também a prevenir o aparecimento de acne.
Explicando de maneira muito simples, a máscara de argila vai remover, como vimos, todas as impurezas e oleosidade em excesso. Dessa forma, ao manter os poros desobstruídos, vai prevenir o aparecimento de espinhas e cravos.
Por outro lado, a sua ação anti-inflamatória, cicatrizante e antibacteriana vai ajudar-te a atenuar espinhas e a suavizar as suas cicatrizes, clareando o tom de pele.
No entanto, se tens a pele oleosa, recomendo-te que optes por utilizar a argila verde.
4. Previne o envelhecimento precoce
Pelas suas propriedades, a argila laranja tem uma tripla ação anti-idade.
Em primeiro lugar, graças a ingredientes nela contidos como o silício ou o cobre, vai estimular a síntese de colágeno e elastina, resultando em menos rugas e linhas de expressão.
Em segundo, ao ter uma ação esfoliante e cicatrizante, vai ser ótima para uniformizar o tom de pele, suavizando manchas provocadas pelo sol, idade ou até, como vimos, cicatrizes da acne.
De facto, por conter argila amarela na sua composição, vai ser uma das melhores para as peles pós-verão. Para além de clarear as manchas provocadas pelo sol, vai tonificar, nutrir e revitalizar a pele.
Por último, o ferro presente na argila laranja vai servir para ajudar a pele a manter-se hidratada, ao mesmo tempo que a nutre e lhe devolve elasticidade.
DICA: A argila laranja é uma das melhores para preocupações de pele como as rugas. Por outro lado, se o que procuras é suavizar as manchas do rosto e clarear a pele, recomendo-te que adiciones algumas gotas de óleo de rosa mosqueta à tua máscara de argila.
Vê também: Argila com óleo de rosa mosqueta: benefícios e receitas
Posso usar argila laranja no cabelo?
Como vimos, a argila laranja contém na sua composição silício, um dos elementos mais abundantes na natureza. Segundo alguns estudos, este traz vários benefícios para o cabelo, prevenindo a queda e devolvendo-lhe o brilho perdido.
De facto, por ser uma mistura da argila vermelha com a amarela, vai ser ideal para cabelos secos, quebradiços e frágeis, nutrindo e hidratando em profundidade.
Por outro lado, graças ao efeito desintoxicante que vai proporcionar à pele do couro cabeludo, vai ajudar a resolver problemas como a caspa, absorvendo toxinas, oleosidade em excesso e demais impurezas.
Se juntares tudo isto à capacidade da argila laranja em estimular a circulação sanguínea, vais ter aqui uma aliada de peso para estimular um crescimento do cabelo mais rápido e saudável.
DICA: De forma a não ressecar a pele do couro cabeludo em demasia, é recomendado fazer apenas uma máscara capilar a cada 15 dias. Ao fazê-lo, aplica somente no couro cabeludo, evitando os fios do cabelo.
Como usar argila laranja no rosto: passo a passo
Ao fazer uma máscara facial de argila laranja, é preciso ter alguns cuidados antes, durante e depois da sua aplicação. Para que o faças da maneira certa e obtenhas os melhores resultados, fiz este simples tutorial que podes seguir passo a passo:
- Faz uma limpeza de rosto. Já sabemos que a própria argila vai fazê-lo. No entanto, se o fizermos antes de aplicar a máscara, vamos estar a facilitar o seu trabalho, permitindo que atue em maior profundidade
- Prepara a máscara. A receita é simples: duas colheres de sopa de argila laranja com outras duas de água mineral (em alternativa, podes misturar com soro fisiológico). O que queremos é uma pasta espessa e lisa, em quantidade suficiente para aplicar generosamente no rosto
- Adiciona um óleo essencial ou vegetal (opcional). Se quiseres potenciar a tua máscara de argila, podes adicionar algumas gotas de um óleo essencial ou vegetal. Vê aqui no artigo que escrevi todas as combinações possíveis e quantidades recomendadas
- Aplica no rosto. Com os dedos ou um pincel língua de gato, aplica no rosto em camadas generosas, de forma a que não seque rapidamente. Ao fazê-lo, tem sempre o cuidado de evitar zonas mais sensíveis, como os lábios e o contorno dos olhos
- Deixa atuar 10 a 15 minutos. Esta duração é suficiente para que a argila limpe e nutra em profundidade. De facto, deixar a máscara por mais tempo não traz qualquer benefício adicional, podendo ressecar ou irritar a pele
- Retira a máscara. Terminado o tempo, remove suavemente a argila do rosto com água morna
- Hidrata e protege. No final, a tua pele vai estar mais recetiva aos produtos de skincare que apliques. Por outro lado, vai estar mais sensibilizada e vulnerável. Dessa forma, finaliza aplicando um creme hidratante e um protetor solar
Quantas vezes por semana posso usar argila laranja? De facto, as argilas trazem inúmeros benefícios para a pele. De qualquer forma, isso não significa que possamos fazer estes tratamentos caseiros todos os dias. O recomendado é um máximo de duas máscaras por semana.