Skip to Content

Argila com óleo de lavanda: benefícios e receitas

Argila com óleo de lavanda: benefícios e receitas

Hoje trago-te uma das receitas mais relaxantes (e cheirosas) para uma máscara facial caseira: argila com óleo essencial de lavanda. Na verdade, esta poderosa combinação tem muitos benefícios para além dos seus efeitos calmantes, servindo para tratar uma variedade de preocupações de pele.

O óleo de lavanda, quando misturado com argila, vai potenciar os efeitos da tua máscara na hora de combater a acne e prevenir o envelhecimento precoce. Graças à ação anti-inflamatória e antioxidante de ambos ingredientes, esta combinação serve para atenuar espinhas, suavizar rugas e clarear o rosto.

De seguida, vou explicar-te detalhadamente os benefícios desta receita, que cores de argila usar consoante o teu tipo de pele e a maneira certa de preparar a tua máscara.

Quais os benefícios de usar argila com óleo de lavanda no rosto?

A argila, por si só, já serve para tratar vários problemas de pele. No entanto, o simples ato de adicionar algumas gotas de óleo essencial de lavanda à tua máscara vai potenciar ainda mais os seus benefícios.

De seguida, vou enumerar-te para que serve esta poderosa combinação e que problemas de pele (e cabelo) te pode ajudar a resolver. Mais à frente, vais encontrar as minhas receitas favoritas, bem como um tutorial de como preparar e aplicar a máscara da maneira certa.

Vamos lá?

1. Combate a acne

Um dos grandes benefícios de misturar óleo de lavanda na tua máscara de argila é a sua poderosa ação na hora de tratar a acne.

De facto, as propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antibacterianas deste óleo, fazem dele um dos melhores (junto com o de melaleuca) para resolver este problema de pele.

Assim, quando combinado com uma argila própria para peles oleosas, como a verde, vai ajudar a desobstruir os poros, reduzir a inflamação, secar espinhas e acalmar a pele de forma mais eficaz.

Vê também: Argila com óleo de melaleuca: benefícios e receitas

2. Clareia o rosto

Adicionar algumas gotas de óleo de lavanda à tua máscara de argila vai reforçar a sua ação clareadora.

Na verdade, as propriedades cicatrizantes deste óleo aliadas à esfoliação proporcionada pela argila, vai ser muito eficaz para suavizar manchas provocadas pelo sol, idade, acne ou até melasma.

Assim, se esta for a tua principal preocupação, recomendo-te que uses uma argila própria para tal, como a branca, de forma a obteres melhores resultados.

3. Previne e suaviza rugas

Ao misturar óleo de lavanda com argila, vamos obter uma máscara com dupla ação antioxidante, prevenindo dessa forma os primeiros sinais de envelhecimento precoce.

Por outro lado, a argila é capaz de estimular a síntese de colágeno, suavizando rugas e linhas de expressão. Dessa forma, a combinação destes dois ingredientes vai dar à pele um aspeto mais uniforme e jovem, devolvendo-lhe ao mesmo tempo firmeza e elasticidade.

Assim, se o que procuras é combater as rugas, acrescenta algumas gotas de óleo de lavanda à tua máscara. Ao fazê-lo, tem o cuidado de escolher uma argila própria para peles maduras e com uma maior ação hidratante, como a vermelha.

Importante: Os óleos essenciais, no seu estado puro, não devem ser aplicados diretamente no rosto. Para usufruir de todos os seus benefícios em segurança, podes diluí-lo previamente num óleo vegetal e misturá-los na tua máscara de argila (vê as nossas sugestões mais à frente).

Argila com óleo de lavanda: tem benefícios para o cabelo?

Quando aplicada no cabelo, a máscara de argila com óleo de lavanda vai proporcionar um autêntico efeito detox, removendo a oleosidade em excesso e melhorando a circulação sanguínea do couro cabeludo.

Como consequência disso mesmo, vai fazer com que o cabelo cresça mais rápido e saudável, prevenindo ao mesmo tempo problemas como a queda e a caspa.

Se queres saber como preparar e aplicar uma máscara capilar de argila, podes ver todos os detalhes no artigo que escrevi aqui.

Receitas de máscaras caseiras de argila com óleo de lavanda

Não sabes que argila misturar com óleo de lavanda? Para te ajudar, deixo-te de seguida as melhores combinações consoante o teu tipo de pele e preocupações que possas ter.

1. Para tratar a acne: argila verde

Como vimos mais acima, a combinação de argila com óleo de lavanda é ótima para remover a oleosidade em excesso, reduzir a inflamação e secar espinhas.

Assim, se tens a pele oleosa e com acne, sugiro-te que mistures este óleo com uma argila própria, como a verde. De facto, e para além dos benefícios mencionados, vai servir também para clarear o rosto, atenuando sobretudo as cicatrizes deixadas pelas espinhas.

Por último, em alternativa podes juntar à tua máscara facial algumas gotas de óleo de melaleuca. Vê aqui todas as receitas caseiras que podes fazer com ele e quais os benefícios de usá-lo.

Receita de máscara anti-acne de argila verde com óleo de lavanda:

  • 2 colheres de sopa de argila verde em pó
  • 2 colheres de sopa de água mineral ou soro fisiológico (20-25ml)
  • 1 gota de óleo essencial de lavanda
  • 2-3 gotas de óleo de jojoba ou coco

DICA: Peles normais, mistas ou oleosas, podem fazer uma máscara facial até duas vezes por semana. Se tiveres a pele seca ou sensível, uma máscara por semana ou a cada quinze dias pode ser suficiente, de forma a não irritar ou ressecar a pele.

2. Para clarear o rosto: argila branca

Para uma dupla ação clareadora, adiciona algumas gotas de óleo de lavanda à tua máscara de argila branca.

Sendo uma das argilas mais suaves, esta pode ser usada por todos os tipos de pele, especialmente pelas secas e sensíveis. Por outro lado, esta poderosa combinação vai não só atenuar manchas como ajudar a suavizar rugas, devolvendo à tua pele um aspeto mais jovem e uniforme.

Por último, para resolver esta preocupação de pele, podes usar o óleo de rosa mosqueta. Vê todas as receitas que podes fazer com ele e os seus benefícios aqui.

Receita de máscara clareadora de argila branca com óleo de lavanda:

  • 2 colheres de sopa de argila branca em pó
  • 2 colheres de sopa de água mineral ou soro fisiológico (20-25ml)
  • 1 gota de óleo essencial de lavanda
  • 2-3 gotas de óleo de coco

DICA: De forma a obteres melhores resultados a atenuar manchas, recomendo-te que faças duas máscaras de argila por semana durante 2-3 meses. Ao mesmo tempo, adota uma rotina de cuidados do rosto adequada ao teu tipo de pele e usa sempre protetor solar, mesmo nos dias de chuva.

3. Para suavizar rugas: argila vermelha

Para uma poderosa ação hidratante e rejuvenescedora, recomendo-te que combines o óleo de lavanda com a argila vermelha.

De facto, esta última é uma das mais recomendadas para peles maduras e secas, já que ajuda a manter a sua hidratação. Isto, aliado às propriedades antioxidantes do óleo, vai tornar a tua máscara ainda mais eficaz na hora de prevenir e suavizar as rugas.

Por último, para reforçar a ação hidratante da argila e ajudar a diluir o óleo de lavanda, adiciona algumas gotas de um óleo de amêndoas doces.

Receita de máscara anti-idade de argila vermelha com óleo de lavanda:

  • 2 colheres de sopa de argila vermelha em pó
  • 2 colheres de sopa de água mineral ou soro fisiológico (20-25ml)
  • 1 gota de óleo essencial de lavanda
  • 2-3 gotas de óleo de amêndoas doces

Vê também: 3 benefícios de misturar argila com soro fisiológico

Como preparar uma máscara de argila com óleo de lavanda?

Se já decidiste qual a melhor argila para a tua preocupação de pele, chegou a hora de tirares um tempo para ti e desfrutares deste tratamento caseiro.

No entanto, de forma a usufruíres de todos os seus benefícios, existem cuidados que deves ter no antes, durante e depois.

Para tal, elaborei este simples passo a passo que te vai ajudar a tirar o máximo partido da tua máscara facial:

  1. Limpa o rosto. De forma a permitir que a argila atue em profundidade e nutra ainda mais, faz uma limpeza prévia do rosto usando um sabonete ou gel de limpeza adequado ao teu tipo de pele
  2. Prepara a máscara. Para tal, segue as receitas que te deixei mais acima e mistura os seus ingredientes até obteres uma pasta espessa (evita usar utensílios em metal)
  3. Aplica a argila. Usando os dedos ou um pincel língua de gato, espalha a máscara pelo rosto de forma generosa e uniforme. Ao fazê-lo, tem sempre o cuidado de evitar os lábios e o contorno dos olhos
  4. Deixa atuar 10-15 minutos. Durante este tempo, é normal sentires a máscara a repuxar ligeiramente a pele. No entanto, é muito importante não deixar secar totalmente, já que pode ressecar em demasia
  5. Retira a máscara e hidrata. Terminado o tempo, chegou a hora de retirar a argila com água morna e finalizar aplicando um creme hidratante adequado ao teu tipo de pele
  6. Protege. Sempre que fizeres uma máscara de argila com (ou sem) óleos essenciais, é muito importante evitar apanhar sol e aplicar protetor solar, de forma a evitar o aparecimento de manchas

DICA: Tendo em conta a ação esfoliante da argila, é normal ficares com a pele ligeiramente vermelha. No entanto, se a tua pele for sensível ou seca, recomendo-te que faças apenas uma máscara por semana ou a cada quinze dias.

Vê também